Roland Garros #1: Início histórico para Portugal

modalidades cabeçalho

Roland Garros ainda não tinha arrancado, mas Portugal já tinha feito história, ao ter pela primeira vez num Grand Slam três tenistas portugueses. Nas rondas iniciais tivemos cabeças de série a caírem, desistências devido a lesões, os favoritos ao título em grande forma e os portugueses a continuarem a fazer história. Apesar de, não termos nesta fase do torneio nenhum português em prova.

Comecemos pelo campeão em título, Carlos Alcaraz. Na ronda inaugural, o tenista de Múrcia teve um jogo tranquilo e venceu em três sets o qualifier italiano Giulio Zeppieri, pelos parciais de 6-3, 6-4 e 6-2, em apenas uma hora e 56 minutos. Alcaraz continua em excelente forma, depois da conquista em Itália, e com esta vitória, o número dois do ranking ATP marcou encontro com o húngaro Fabian Marozsan.

Jannik Sinner, outro candidato ao troféu, venceu também a primeira partida em três sets. Esteve em desvantagem por 2-5, no terceiro set diante Arthur Rinderknech, mas conseguiu dar a volta e derrotou o tenista francês por 6-4, 6-3 e 7-5. O italiano na segunda ronda defrontava o veterano Richard Gasquet. Com 38 anos, Gasquet está a competir o seu último torneio da carreira e a jogar em casa o francês disputa cada ponto como fosse o último. Com essa vontade, eliminou o compatriota Terence Atmane, por 6-2, 2-6, 6-3 e 6-0.

O norte-americano Taylor Fritz tornou-se o primeiro tenista do TOP 10 a ser eliminado. O quarto colocado no ranking ATP caiu perante o alemão Daniel Altmaier em quatro sets, com os parciais de 7-5, 3-6, 6-3 e 6-1. O outro grande derrotado foi Stan Wawrinka. O campeão de Roland Garros em 2015, perdeu na ronda inaugural diante Jacob Fearnley, por 7-6 (8-6), 6-3 e 6-2.

Jaime Faria foi o primeiro português a entrar em ação, mas não teve o início mais feliz. O jovem de 21 anos, na sua estreia absoluta no torneio francês, foi eliminado pelo norte-americano Jenson Brooksby, por 6-1, 3-6, 6-3 e 6-2. Um pouco mais tarde foi a vez de Nuno Borges estrear-se. O número um português fez uma reviravolta de dois sets a zero para vencer o francês Kyrian Jacquet, por 3-6, 6-7 (3-7), 6-4, 6-3 e 6-3. O tenista maiato com esta qualificação ia jogar com Casper Ruud, sétimo no ranking ATP, na ronda seguinte.

Outro estreante em absoluto era Henrique Rocha. O tenista, natural do Porto, na ronda inaugural enfrentou o georgiano Nikoloz Basilashvili, onde em três horas e 54 minutos conquistou a sua primeira vitória em Roland Garros. Henrique Rocha derrotou Basilashvili pelos parciais de 7-6 (7-0), 2-6, 7-6 (11-9), 2-6 e 6-2. Com esta grande vitória, Jakub Mensik, vencedor do Masters de Miami, era o adversário que se seguia.

Na segunda ronda do Open de França, o grande destaque é sem sombra de dúvidas as vitórias portuguesas. Nuno Borges e Henrique Rocha venceram Casper Ruud e Jakub Mensik, respetivamente, e continuavam a fazer história.

Nuno Borges eliminou o norueguês, finalista de 2022 e 2023 com os parciais de 2-6, 6-4, 6-1 e 6-0, tornando-se no primeiro tenista masculino português a marcar presença na terceira ronda do Roland Garros. Para chegar aos oitavos de final, Borges tinha que ultrapassar o australiano Alexei Popyrin.

O qualifier Henrique Rocha fez uma exibição épica diante a jovem promessa checa e venceu Mensik, por 2-6, 1-6, 6-4, 6-3 e 6-3, em três horas e seis minutos. O tenista portuense a seguir os passos de Nuno Borges e a tornar-se o segundo homem português a chegar à terceira ronda de Roland Garros. Alexander Bublik que bateu o nono do ranking ATP, Alex de Minaur, era o adversário que se seguia.

Esta ronda também ficou marcada devido às desistências de Ugo Humbert e Gaston Hugo. Os franceses abandonaram as suas partidas por lesão. Destaco também, a eliminação de Stefanos Tsitsipas, 20.º no ranking ATP, perante o italiano Matteo Gigante.

Os candidatos ao título passaram com relativa facilidade. Carlos Alcaraz afastou Fabian Marozsan, em quatro sets. Sinner precisou de duas horas para eliminar o tenista da casa, Richard Gasquet, este que foi o seu último jogo da carreira. O finalista vencido do ano passado, Alexander Zverev, qualificou-se para a terceira ronda, após uma vitória de quatro sets diante o neerlandês Jesper De Jong. Novak Djokovic, que finalmente chegou ao 100.º título em Genebra, está a fazer um bom início de torneio e venceu por três sets o francês Corentin Moutet e chegou pela 20.ª vez à terceira ronda do torneio.

Chegamos à terceira fase e, infelizmente, chegamos ao fim da história portuguesa. Os compatriotas Nuno Borges e Henrique Rocha foram eliminados em três sets por Alexei Popyrin e Alexander Bublik. Foi o ponto final de uma história que ficará para sempre marcada no ténis nacional.

O prodígio brasileiro, João Fonseca, também disse adeus ao Open de França. Na sua primeira participação no Roland Garros, o tenista carioca foi derrotado pelo número cinco do ranking, Jack Draper, com parciais de 6-2, 6-4 e 6-2. João Fonseca até estava a fazer uma grande participação, ao chegar à terceira ronda sem qualquer set perdido, mas não foi capaz de superar o britânico.

Alcaraz e Sinner continuam a dar tudo e, certamente, querem repetir a final do Open de Itália. O murciano derrotou Damir Dzumhur, pelos parciais de 6-1, 6-3, 4-6 e 6-4. Na próxima ronda irá defrontar Ben Shelton e, caso vença, será a 100.ª vitória em terra batida. O número um mundial, continua sem perder qualquer set e desta vez eliminou Jiri Lehecka, por 6-0, 6-1 e 6-2. O tenista italiano marca encontro com Andrey Rublev, que se qualificou após da desistência do francês Arthur Fils.

Zverev e Djokovic, a par de Sinner, também venceram as suas partidas em três sets. O alemão derrotou Flavio Cobolli em duas horas e 33 minutos, pelos parciais de 6-2, 7-6 (7-4) e 6-1. Para chegar aos quartos de final tem que ultrapassar o neerlandês, Tallon Griekspoor. Djokovic parece ter voltado à sua melhor forma, ainda não perdeu nenhum set e afastou o tenista austríaco, Filip Misolic, para chegar pela 16.ª vez consecutiva aos oitavos de final. Caso Zverev e Djokovic vençam os seus respetivos jogos, os dois vão se defrontar nos quartos de final.

Esta primeira semana de Roland Garros foi cheia de emoção, principalmente, para os tenistas portugueses que chegaram onde outros não conseguiram e avizinha-se uma geração de sucesso para o ténis nacional.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Chegada de Thiago Almada obriga Atlético Madrid a realizar uma venda

O Atlético Madrid apresentou recentemente Thiago Almada. A chegada do argentino vai levar a que seja realizada uma venda.

Thiago Almada confirmado como reforço do Atlético Madrid

Thiago Almada foi confirmado durante esta quinta-feira como reforço do Atlético Madrid, deixando o Botafogo em definitivo.

Félix Correia é reforço do Lille por 7 milhões de euros

O Lille oficializou a contratação de Félix Correia. O avançado português deixou o Gil Vicente e assinou até 2029 com o clube francês.

Martim Mayer quer aumentar a lotação do Estádio da Luz

Martim Mayer é um dos candidatos às eleições do Benfica e pretende aumentar a capacidade do Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Novela com fim à vista: Galatasaray e Nápoles chegam a acordo para transferência de Victor Osimhen

O Nápoles e o Galatasaray chegaram a acordo quanto aos moldes e prazos de pagamento da transferência de Victor Osimhen.

Antigo alvo do FC Porto para o meio campo com futuro 100% definido

Jon Gorrotxategi vai prosseguir a sua carreira na Real Sociedad. O jogador foi associado recentemente ao FC Porto.

Inter Milão apresenta proposta de 40 milhões de euros por avançado destaque da Serie A

O Inter Milão apresentou uma proposta formal aos responsáveis da Atalanta por Ademola Lookman. O avançado nigeriano é o principal alvo.