Ser Ténis: A beleza de ser Roger Federer

- Advertisement -

Quando Federer enfrenta outros tenistas, comuns mortais, a sensação que fica é a de que o encontro é injusto, porque nunca um ser humano deveria ser colocado em posição de tentar derrotar um extraterrestre. Não é natural, não é humano, não é possível. Quando o suíço está bem fisicamente, tenistas como Djokovic, Murray ou Wawrinka parecem vulgares, tal é a facilidade com que FedEx devolve pancadas que parecem destinadas a terminar em winner, coloca-se numa posição de domínio do ponto, e acaba por vence-lo.

Federer em ação em Melbourne Fonte: ATP Melbourne
Federer em ação em Melbourne
Fonte: ATP Melbourne

Sempre que Federer lança a bola para servir, a sensação é a de paragem do tempo, semelhante à que se sente quando Ronaldo se eleva entre os centrais ou quando Michael Jordan se suspendia no ar em direção ao cesto. O pânico estampado na cara dos adversários assemelha-se àquele que os guarda-redes não conseguem esconder quando Messi avança, isolado, em direção à baliza. O que irá sair dali? Serviço chapado? Em slice? Ao corpo? Para o “T”? Bola no ar, movimento imaculadamente coordenado, braço bem levantado, contacto com a raquete…ás. A cara de pânico do adversário transforma-se em expressão de impotência, em misto de reconhecimento da superioridade do suíço com incredulidade pelo facto de ter que defrontar alguém tão esmagadoramente superior.

Dentro e fora dos courts, Roger Federer é um exemplo para várias gerações. Muito mais do que um tenista, o Maestro trata-se de um desportista de eleição, alguém capaz de criar e recriar a arte da modalidade que pratica, alguém cujos gestos fora do court fazem perceber que há vida para além da atividade profissional e que é também (ou sobretudo?) na família e no altruísmo que se constrói o caminho para a felicidade. O mundo há-se sentir a falta de Federer, do seu ténis e do seu exemplo enquanto ser humano. Enquanto isso, o suíço conquista mais um título, ergue os braços e sorri, abraça Mirka Federer, olha para os seus quatro filhos e chora. É assim no ténis, como na vida, e é essa a capacidade maior de Roger Federer: ser um Deus da sua modalidade e, na sua condição de divindade, permitir que nos sintamos mais próximos daquilo que é terreno. Obrigado, campeão!

Foto de Capa: ATP Wimbledon

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona planeia ficar com Marcus Rashford e transferência pode alcançar os 30 milhões de euros

Marcus Rashford tem passado uma fase positiva desde a chegada por empréstimo ao Barcelona e o clube pretende tornar o acordo permanente.

FC Porto: jogador espreita estreia na partida contra o Benfica

Thiago Silva vai fazer parte da ficha de jogo do encontro entre o FC Porto e o Benfica, relativo à Taça de Portugal.

Gil Vicente fecha contratação de guarda-redes do Brasileirão para colmatar saída de Andrew

O Gil Vicente já encontrou um sucessor para Andrew na baliza. O guardião do RB Bragantino, Lucão, está perto de assinar em definitivo com os gilistas.

Ex-Sporting oferecido ao West Ham United de Nuno Espírito Santo

O West Ham United pode vir a ser o novo clube de Eric Dier. O defesa central foi oferecido ao emblema de Londres.

PUB

Mais Artigos Populares

Open da Austrália: Jaime Faria avança para a final da qualificação e Henrique Rocha é eliminado

Jaime Faria está na final da fase de qualificação para o quadro principal do Open da Austrália. Já Henrique Rocha acabou por ser eliminado na segunda ronda.

Andrew presta primeiras declarações como jogador do Flamengo após chegar ao Brasil: «Estou muito feliz com esta oportunidade»

Andrew foi recebido pelo adeptos do Flamengo na sua chegada ao Brasil na madrugada desta quarta-feira. O guardião refletiu sobre a sua nova 'casa'.

Benfica com noite complicada antes de enfrentar o FC Porto

O Benfica passou a última noite numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia. Os jogadores foram incomodados de fogo de artifício.