📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ser Ténis: A beleza de ser Roger Federer

- Advertisement -

Quando Federer enfrenta outros tenistas, comuns mortais, a sensação que fica é a de que o encontro é injusto, porque nunca um ser humano deveria ser colocado em posição de tentar derrotar um extraterrestre. Não é natural, não é humano, não é possível. Quando o suíço está bem fisicamente, tenistas como Djokovic, Murray ou Wawrinka parecem vulgares, tal é a facilidade com que FedEx devolve pancadas que parecem destinadas a terminar em winner, coloca-se numa posição de domínio do ponto, e acaba por vence-lo.

Federer em ação em Melbourne Fonte: ATP Melbourne
Federer em ação em Melbourne
Fonte: ATP Melbourne

Sempre que Federer lança a bola para servir, a sensação é a de paragem do tempo, semelhante à que se sente quando Ronaldo se eleva entre os centrais ou quando Michael Jordan se suspendia no ar em direção ao cesto. O pânico estampado na cara dos adversários assemelha-se àquele que os guarda-redes não conseguem esconder quando Messi avança, isolado, em direção à baliza. O que irá sair dali? Serviço chapado? Em slice? Ao corpo? Para o “T”? Bola no ar, movimento imaculadamente coordenado, braço bem levantado, contacto com a raquete…ás. A cara de pânico do adversário transforma-se em expressão de impotência, em misto de reconhecimento da superioridade do suíço com incredulidade pelo facto de ter que defrontar alguém tão esmagadoramente superior.

Dentro e fora dos courts, Roger Federer é um exemplo para várias gerações. Muito mais do que um tenista, o Maestro trata-se de um desportista de eleição, alguém capaz de criar e recriar a arte da modalidade que pratica, alguém cujos gestos fora do court fazem perceber que há vida para além da atividade profissional e que é também (ou sobretudo?) na família e no altruísmo que se constrói o caminho para a felicidade. O mundo há-se sentir a falta de Federer, do seu ténis e do seu exemplo enquanto ser humano. Enquanto isso, o suíço conquista mais um título, ergue os braços e sorri, abraça Mirka Federer, olha para os seus quatro filhos e chora. É assim no ténis, como na vida, e é essa a capacidade maior de Roger Federer: ser um Deus da sua modalidade e, na sua condição de divindade, permitir que nos sintamos mais próximos daquilo que é terreno. Obrigado, campeão!

Foto de Capa: ATP Wimbledon

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos reage ao empate contra o Rio Ave: «Ficámos satisfeitos porque levamos um ponto de fora»

Santa Clara empatou com o Rio Ave por 1-1 para a 12ª jornada da Primeira Liga. Vasco Matos já reagiu ao desfecho.

Eredivisie reage ao inferno do Ajax x Groningen e promete castigos pesados

O Ajax x Groningen foi suspenso devido à grande utilização de pirotecnia. Eredivisie emite nota oficial sobre a situação.

Francesco Farioli desvaloriza confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não vi qualquer drama em concreto»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Francesco Farioli desvalorizou episódio após o apito final.

Ian Cathro e a confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não gosto quando alguém me toca na cara»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Ian Cathro, treinador dos estorilistas, falou sobre o sucedido.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Reis comenta vitória do Sporting e já olha para o dérbi: «Vamos dar uma grande resposta»

Matheus Reis falou após a vitória do Sporting frente ao Estrela Amadora na Primeira Liga. Defesa brasileiro falou sobre vários temas.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «O Estoril é uma das melhores equipas que jogou aqui»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Surpresa: Viking volta a ser campeão da Noruega ao fim de 34 anos

O Viking garantiu o seu primeiro título norueguês em 34 anos, ao golear em casa o Vaalerenga por 5-1 na última jornada da época.