📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sonho do Grupo Mundial adiado por mais um ano

- Advertisement -

Neste fim-de-semana tivemos muito ténis em Estocolmo, capital da Suécia e onde Portugal tentava chegar ao play-off de apuramento para o Grupo Mundial pela terceira vez na sua história, depois de 1994 (derrota contra a Croácia) e 2017 (derrota com a Alemanha), só que pela frente tínhamos uma seleção rejuvenescida nos singulares, com os irmãos Ymer (Elias, de 21 anos e Mikael, de apenas 18) acompanhados pelo veterano especialista da variante de pares, Robert Lindstedt e Markus Eriksson a assumirem a responsabilidade de tentar derrotar a coesa seleção portuguesa, com o nosso João Sousa à frente de um lote completo por Gastão Elias, Pedro Sousa e João Domingues.

Na sexta-feira, foram o número um nacional e Mikael Ymer a abrir as hostilidades, com uma vitória natural e esperada de João sobre o número dois sueco pelos parciais de 6-4 6-4 (uma novidade nos jogos do grupo I, que deixaram de ser jogados à melhor de cinco sets e as eliminatórias decidem-se no Sábado, ao invés de Domingo, como era até ao ano passado, ou seja, o quarto e o quinto jogos passam a ser jogados ao Sábado, juntando ao já habitual encontro de pares).

No jogo seguinte, Gastão Elias iria ter pela frente outro Elias, este a grande figura e a maior esperança do ténis nórdico, orientado por Robin Soderling, antigo número quatro mundial que teve de abandonar a alta competição devido a uma mononucleose. Num jogo onde o tenista Lourinhanense teve algumas oportunidades flagrantes para poder vencer o primeiro set, nomeadamente o 5-4 com serviço para poder fechar e três set points no tie-break, só que o sueco foi mais forte nos momentos decisivos e logrou vencer o encontro por 7-6 (13-11 no desempate) 6-4. Assim se encerrou o primeiro dia da competição, com um empate a um no marcador, espelho do grande equilíbrio que era esperado à priori.

No sempre decisivo encontro de pares, ainda mais num duelo tão decidido nos pormenores, a equipa da casa conseguiu o ponto e colocou-se em vantagem na eliminatória, a somente um ponto de seguir em frente. No quarto jogo encontraram-se os respetivos número um dos seus países e mais uma vez João Sousa mostrou a sua boa forma recente, ao derrotar Elias Ymer por 6-4 6-4 e a transportar a decisão para um quinto e decisivo jogo, estando a responsabilidade toda para os ombros de Gastão Elias e Mikael Ymer. 

O grande herói deste fim-de-semana, o jovem Mikael Ymer (apenas 18 anos!)
Fonte: Svensk Tennis

Esperava-se que o jovem nórdico acusasse a responsabilidade do momento, só que o mais novo dos manos Ymer mostrou a frieza nórdica e mostrou-se calmo e acutilante nos momentos decisivos e vestiu a capa de herói nacional ao bater um Elias que nunca pareceu confortável durante o jogo pelos parciais de 6-3 6-4.

Fica assim por terra o sonho de chegar ao Grupo Mundial em 2019, restando-nos a luta pela manutenção neste grupo contra a equipa da Ucrânia, na primeira de duas ocasiões. Caso não consigamos vencer este jogo, em Setembro, ainda temos uma outra eliminatória para discutir, em Outubro contra a África do Sul em solo nacional. Para já, para continuarmos com hipóteses de chegar ao principal escalão já em 2020, é essencial garantir a nossa permanência neste grupo I, pelo que estes próximos encontros devem ser encarados com a máxima seriedade.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ténis

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.