US Open 2015: Federer, Djokovic, Wawrinka e Cilic na luta pelo título

- Advertisement -

cab ténis

Em 2014, a final do US Open foi disputada por dois jogadores que nunca antes haviam atingido a final de um Grand Slam: Cilic e Nishikori. Desta vez, porém, temos um cenário bem diferente, com os quatro semifinalistas a serem os três jogadores que são correntemente detentores de títulos do Grand Slam – Djokovic, Wawrinka e Cilic – … e Roger Federer, o recordista com 17 títulos. As meias-finais serão disputadas esta sexta à noite, com Djokovic a defrontar Cilic, seguindo-se o duelo suíço entre Federer e Wawrinka.

(1) Djokovic vs (9) Cilic

Apesar de não ter feito muito desde que conquistou o título o ano passado em Nova Iorque, Cilic voltou a elevar o seu nível neste torneio para atingir as meias-finais. Não foi um percurso fácil, com Kukushkin e Tsonga a levarem-no aos limites, mas a verdade é que a defesa do título continua bem viva.

Mas poderá Cilic derrotar o nº 1 do mundo, que procura a sua quarta final de Grand Slam do ano? Djokovic mostrou alguns sinais de vulnerabilidade contra Bautista Agut e Lopez nas duas rondas anteriores, mas Cilic também parece estar longe da forma intratável que apresentou o ano passado.

O confronto directo entre os dois jogadores demonstra uma superioridade esmagadora de Djokovic: o Sérvio venceu todos os 13 encontros que disputaram, perdendo apenas 5 sets no processo, tendo vencido todos os últimos 9 sets que disputaram com parciais muito desnivelados. Desses 5 sets que Cilic venceu, apenas 1 foi em hard court, no US Open de 2007.

O ano passado, Cilic venceu jogadores que tradicionalmente o dominavam para conquistar o título, mas Djokovic será provavelmente duro demais. A capacidade defensiva e de contra-ataque do nº 1 mundial tem-se sempre revelado impossível de contrariar para Cilic.

Previsão: Djokovic vence em 3 sets

Djokovic
Novak Djokovic, na imagem, parte como grande favorito para o duelo contra Marin Cilic
Fonte: Facebook Oficial do US Open

(2) Federer vs (5) Wawrinka

Federer tem estado numa forma sensacional desde Cincinnati, tendo ganhado os últimos 25 sets que disputou, com o seu serviço a ser quebrado apenas por duas vezes – ambas por Kohlschreiber na terceira ronda do US Open. O suíço tem-se mostrado incrivelmente confiante e agressivo até mesmo nas respostas ao serviço, que por vezes apanha em half-volley para surpreender o adversário e retirar-lhe tempo de reacção.

Wawrinka, por seu turno, não esteve muito bem nos torneios de preparação mas voltou a aparecer em muito boa forma num torneio do Grand Slam, atingindo a sua terceira meia-final do ano. Pode dizer-se que teve alguma sorte – com Anderson a eliminar Murray com uma grande exibição e depois, como é apanágio dos jogadores fora do top mundial, a não conseguir manter o nível e a intensidade após uma grande vitória -, mas a verdade é que Wawrinka já demonstrou que quando chega a estas fases adiantadas é preciso contar com ele como um sério candidato ao título.

Os dois suíços já se enfrentaram 19 vezes, com Federer a vencer em 16 dessas ocasiões. Convém mencionar que todas as 3 vitórias de Wawrinka ocorreram em terra batida; em hard court e relva, Federer ganhou todos os 12 encontros, cedendo apenas 5 sets no processo. Em superfícies mais rápidas, Wawrinka tem grandes dificuldades a responder ao serviço de Federer, que consegue também mais facilmente roubar tempo a Wawrinka e não o deixar soltar aquelas pancadas poderosíssimas que tanta moça fazem.

Aos 34 anos, Federer não é tão consistente como foi outrora e o seu nível de jogo pode baixar subitamente a qualquer momento, mas se mantiver a forma que tem demonstrado este verão não deverá ter grandes dificuldades em vencer o seu compatriota e atingir a sua 27.ª final num torneio do Grand Slam.

Previsão: Federer em 4 sets.

Foto de Capa: Facebook Oficial do US Open 2015

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Horta recorda transferência do Vitória FC para o Benfica em 2016: «Eu vou para o clube fazer o quê?»

Numa entrevista recente, André Horta recordou o período em que foi transferido do Vitória FC para o Benfica e ainda uma mensagem de Ruben Amorim.

Atlético Madrid pondera avançar para a contratação de avançado internacional português

O Atlético de Madrid está interessado em Gonçalo Ramos e poderá avançar com uma proposta pelo avançado português no próximo mercado de verão.

Marc Guéhi oficializado como reforço do Manchester City

Marc Guéhi já foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Defesa chega em final de contrato do Crystal Palace.

Jocelin Ta Bi oficializado como reforço do Sunderland

Jocelin Ta Bi é o mais recente reforço do Sunderland. O extremo costa marfinense chega ao clube inglês proveniente do Maccabi Netanya, do Israel.

PUB

Mais Artigos Populares

José Vala deixa o comando técnico do Caldas passado uma década

O Caldas anunciou este domingo, a rescisão de contrato com José Vala. O treinador pôs fim a uma ligação que durava à mais de dez anos.

Kylian Mbappé aborda momento conturbado do Real Madrid e desmente problemas com Xabi Alonso: «Vai ser um treinador fantástico»

Kylian Mbappé falou sobre o momento mais conturbado do Real Madrid e deixou elogios a Xabi Alonso, Vinícius Júnior e Jude Bellingham.

Diogo Martins deixa Alverca e assina União de Leiria

Na passada quinta feira, a União de Leiria chegou a acordo com o Alverca para a contratação do médio Diogo Martins.