US Open 2017: Rafael Nadal ‘empata’ Roger Federer

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO ano de 2017 no circuito ATP será sempre recordado como o ano em que Federer e Nadal voltaram a uma ribalta que muitos pensavam já ser inalcançável. Federer ganhou uma final titânica contra Nadal, na Austrália, Nadal venceu em Paris de maneira absolutamente dominadora, tendo Federer feito o mesmo em Wimbledon. No US Open, Nadal certificou-se que, pela primeira vez na Era Open, dois jogadores dividem os quatro títulos do Grand Slam entre si.

Com a desistência de Andy Murray depois de o sorteio já ter saído e as derrotas precoces de Zverev, Cilic e co., a metade inferior do quadro ficou a parecer um torneio 250 após apenas alguns dias. Foi Kevin Anderson quem aproveitou para atingir o maior feito da sua carreira até à data, mas havia a clara sensação de que o título ia ser decidido na parte superior do quadro. Numa repetição da final de 2009, Del Potro voltou a vencer Federer, no Arthur Ashe, e parecia encaminhado para, quiçá, repetir o triunfo de 2009 sobre Nadal também, mas após ganhar o primeiro set, o Argentino quebrou fisicamente, como tem sido, infelizmente, apanágio durante toda a sua carreira. Assim, Nadal conquistou o seu 16º título do Grand Slam, terceiro no US Open, sem enfrentar qualquer jogador do top 25 mundial, naquele que será, quiçá, o título mais fácil que conquistou até à data.

Nadal ganhou o seu terceiro US Open Fonte: C. Dubrueil/FFT
Nadal ganhou o seu terceiro US Open
Fonte: C. Dubrueil/FFT

Com esta conquista, Nadal está muito bem encaminhado para acabar o ano como número um do ranking mundial, tendo agora uma vantagem de 1860 pontos sobre Federer, com dois Masters 1000, o World Tour Finals e alguns ATP 500 por jogar. Dito isto, Federer tem, seguramente, hipóteses de reavivar esta disputa até ao final da temporada.

Não é apenas a luta pelo número um que está bem viva, mas também a luta pelo recorde de títulos do Grand Slam. Estava 17-14 para Federer há 12 meses, está agora 19-16, mas ambos os jogadores demonstraram que ainda são capazes de ganhar, pelo que Nadal continuará a pôr pressão sobre Federer.

Foto de Capa: Eurosport

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica quer 2 reforços para o mesmo setor

O Benfica prepara-se para avançar para a contratação de dois defesas centrais no próximo mercado de transferências de verão.

André Villas-Boas deixa mensagem aos sub-19 do FC Porto: «Este título reforça a convicção de que estamos no caminho certo»

André Villas-Boas parabenizou os envolvidos na conquista do título dos sub-19 do FC Porto. Dragões festejaram o título.

FC Porto: defesa não vai voltar a entrar em campo em 2025/26

Martim Fernandes vai falhar os dois jogos que faltam para a época do FC Porto terminar, querendo regressar na próxima época ao melhor nível.

José Mourinho recorda empate contra Famalicão: «60 minutos absolutamente fantásticos e depois entraram em campo outros fatores que não nos fizeram ganhar o jogo»

José Mourinho fez a antevisão do Benfica x Braga. Técnico fez a conferência de imprensa do penúltimo jogo da época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting define futuro de Giorgi Kochorashvili

O Sporting já definiu que vai emprestar Giorgi Kochorashvili. O georgiano não entra nos planos dos leões na próxima temporada.

José Mourinho revela 2 titulares do Benfica contra o Braga e confirma regresso: «Treinou sem limitações sexta e sábado»

José Mourinho fez a antevisão do Benfica x Braga. Técnico fez a conferência de imprensa do penúltimo jogo da época encarnada.

José Mourinho nega contactos com o Real Madrid: «Continuam a falar do Real Madrid e eu continuo a fugir com toda a honestidade»

José Mourinho fez a antevisão do Benfica x Braga. Técnico fez a conferência de imprensa do penúltimo jogo da época encarnada.