
O primeiro torneio realizado na superfície de relva em Inglaterra, o país com mais notoriedade nesta superfície de ténis, deste ano foi conquistado por Tommy Paul, dos Estados Unidos da América, que eliminou Lorenzo Musetti na final do ATP 500 London Queen’s Club.
Na 124.º edição do torneio, houve várias surpresas e desilusões, como, por exemplo, o vencedor desta prova no ano passado, Carlos Alcaraz, foi eliminado logo na segunda ronda do torneio, e Rinky Hijikata fez um excelente percurso que subiu 23 lugares na hierarquia da ATP.
Por isso, caro leitor, vamos ver os principais vencedores e derrotados do ATP 500 London Queen’s Club 2024.
VENCEDOR | TOMMY PAUL
Tommy Paul foi o grande vencedor do ATP 500 London Queen’s 2024. O tenista norte-americano superou a concorrência e as odds para conquistar o seu segundo título da época, após ter vencido o ATP 250 Dallas, e o seu primeiro título na superfície da relva. Tornou-se o 9.º tenista americano a vencer este torneio.
Para conquistar o título, Paul derrotou Sebastian Baez, Alejandro Tabilo, Jack Draper, Sebastian Korda e Lorenzo Musetti, respectivamente. Com esta vitória, o tenista norte-americano subiu uma posição na hierarquia da ATP e é o novo 12.º classificado.
DERROTADO | CARLOS ALCARAZ
O primeiro cabeça-de-série do torneio e o vencedor desta prova no ano anterior, Carlos Alcaraz, foi eliminado na segunda ronda por Jack Draper, um dos tenistas da casa, em dois sets (6-7 (3) e 3-6).
O mau desempenho nesta edição do ATP 500 London Queen’s, o melhor tenista espanhol da atualidade perdeu 450 pontos e desceu um lugar na hierarquia da ATP, passando a ser o terceiro melhor classificado, atrás de Jannik Sinner e Novak Djokovic.
VENCEDOR | JORDAN THOMPSON
Jordan Thompson foi um dos jogadores que surpreendeu neste início da época de torneios realizados na superfície da relva. O tenista australiano, que não estava a ter a melhor época antes deste torneio, foi eliminado por Lorenzo Musetti nas meias-finais da prova, depois de ter eliminado Holger Rune, Andy Murray (desistiu) e Taylor Fritz pelo caminho.
Com este resultado, Thompson subiu quatro lugares na hierarquia da ATP e é o novo 39.º classificado. Foi a primeira vez que chegou às meias-finais de um torneio desde a conquistad do ATP 250 Los Cabos 2024.
DERROTADO | ALEX DE MINAUR
Alex de Minaur esteve longe do nível que apresentou no ano anterior, onde chegou à final. Nos primeiros dias desta prova, o tenista australiano, que tinha vencido o ATP 250 ‘s-Hertogenbosch na semana anterior, foi eliminado logo na primeira ronda, por Lorenzo Musetti.
Após a saída prematura, Alex de Minaur, que era o segundo cabeça-de-série do torneio, perdeu 255 pontos na hierarquia da ATP, descendo dois lugares, mas continua dentro do top 10 (9.º classificado).
VENCEDOR | RINKY HIJIKATA
Rinky Hijikata viveu um dos melhores torneios da sua carreira até ao momento. O jovem tenista australiano, de 23 anos, chegou aos quartos de final do ATP 500 London Queen’s Club deste ano. Hijikata eliminou Francis Tiafoe (desistiu) e Matteo Arnaldi, antes de ser eliminado por Sebastian Korda.
Com este desempenho, o jovem tenista australiano subiu 23 lugares na hierarquia da ATP e é o novo 75.º classificado da prestigiada lista.
DERROTADO | HOLGER RUNE
Holger Rune não viveu um dos melhores torneios da sua carreira. O tenista dinamarquês, que era o sétimo da lista dos tenistas melhores classificados, foi eliminado na primeira ronda por Jordan Thompson.
Com esta exibição aquém das expectativas, Rune perdeu 170 pontos e perdeu a hipótese de ultrapassar Ben Shelton (14.º classificado), que também perdeu na primeira ronda desta prova.
VENCEDOR | LORENZO MUSETTI
Lorenzo Musetti quase venceu o troféu. O tenista italiano chegou à final do torneio e só foi parado por Tommy Paul, depois de ter eliminado Alex de Minaur, Brandon Nakashima, Billy Harris e Jordan Thompson pelo caminho.
Com este desempenho, Musetti subiu cinco lugares na hierarquia da ATP e tornou-se no novo 25.º classificado da lista.