📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting volta ao topo do Voleibol 24 anos depois

- Advertisement -

Depois de 22 anos de ausência da modalidade (a última época com participação do Sporting CP foi em 1994/1995), o Sporting voltou este ano à modalidade. Um forte investimento a todos os níveis construíram uma equipa muito competitiva que, desde cedo, se apresentou como sério candidato a tornar-se campeão nacional e assim contrariar o domínio encarnado das últimas épocas.

Se dúvidas existiam sobre a verdadeira capacidade do Sporting se intrometer na luta pelo título, a fase regular veio eliminá-las. Os leões terminaram a prova em primeiro lugar, com 66 pontos conquistados, fruto de 23 vitórias em 24 jogos, deixando o Benfica em segundo lugar, com 63 pontos conquistados.

Chegados ao Play-Off, os leões foram imperiais frente ao Castêlo da Maia, vencendo a eliminatória por 3-0 (tal como o Benfica fez com o Sporting de Espinho).

Na final, previa-se muito equilíbrio entre aquelas que são, sem margem para dúvidas, as duas melhores equipas do voleibol português, na atualidade.

O decorrer dos acontecimentos comprovou isso mesmo e houve dúvida sobre o vencedor do campeonato até ao último ponto conquistado, esta tarde, no Pavilhão João Rocha.

O Benfica venceu o primeiro encontro desta final (3-0 no Pavilhão da Luz), o Sporting virou o resultado com uma dupla vitória no Pavilhão João Rocha (3-0 e 3-2) e o Benfica voltou a empatar as contas no quarto jogo (3-1). O jogo decisivo ficou marcado para a tarde desta terça-feira e, mais uma vez, ninguém deu como mal empregue o tempo gasto a assistir ao encontro. Voleibol de qualidade, com incerteza do vencedor até ao último segundo.

O Sporting arrancou melhor nesta final e venceu o primeiro set por 25-19, mas acabaram por ser os encarnados a vencer os dois seguintes (19-25 e 22-25), colocando-se na frente, apenas a um set de poderem revalidar o título de campeão nacional.

Os leões conseguiram responder, igualando o jogo a dois, após vencerem o quarto set por 25-17. A decisão do campeonato ia assim para a negra, disputada até aos 15 pontos (ou diferença de dois após um possível 14-14) e não podia ter sido mais emocionante.

O Sporting parecia estar no comando deste último set, tendo estado a vencer por 8-5, mas o Benfica conseguiu responder e colocou-se muito próximo de revalidar o título de campeão nacional. Os encarnados venciam por 14-13 e bastava um ponto para vencerem o encontro e o campeonato, mas surgiu Dennis a salvar o match point e igualar a partida a 14.

Depois, num momento de pressão máxima, com alguma sorte à mistura, um serviço de Muagututia embate na rede e acaba por cair para o lado encarnado, colocando o Sporting a vencer por 15-14. Naquele que viria a ser o último ponto da época, voltou a ser Dennis a ser decisivo e a conquistar um ponto que deu o título ao Sporting.

Dennis acabou por ser um dos jogadores mais decisivos nos últimos pontos
Fonte: Bola na Rede

Curiosamente, o Benfica acaba esta final com mais sets vencidos do que o Sporting (os encarnado venceram 10 e o Sporting venceu 9). A jogar em casa o Benfica foi imperial, com uma dupla vitória por 3-0, e a jogar fora conseguiu obrigar o Sporting a jogar a negra em duas ocasiões. No entanto, acaba por ser o Sporting a tornar-se campeão nacional, muito devido à maior capacidade demonstrada de vencer pontos nos momentos decisivos, e também por ter beneficiado em alguns momentos da habitualmente apelidada “estrelinha de campeão”. O serviço de Muagututia que dá o 15-14 aos leões na negra deste último encontro é um claro exemplo disso.

Fecham-se assim as cortinas da época 2017/2018 no voleibol português, com um vencedor diferente para cada uma das provas oficiais do calendário da modalidade:

Campeonato Nacional: Sporting Clube de Portugal

Taça de Portugal: Sport Lisboa e Benfica

Supertaça: Sporting de Espinho

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gabriel desperta agora interesse na Premier League

Tiago Gabriel, defesa português de 20 anos, entra na lista do Brentford e continua a ser seguido de perto pela Juventus e Inter Milão.

Rui Patrício apontado a mais uma equipa da Serie A

Rui Patrício, guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube e surge como alvo do Parma para reforçar a baliza.

Presidente da FIFA felicita Portugal pela qualificação para o Mundial 2026: «Será este o vosso ano?»

Gianni Infantino felicitou Portugal pela presença em mais um Mundial de Seleções que será disputado no Canadá, México e Estados Unidos.

Santa Clara e Leixões atentos a jovem promessa do Cruzeiro de Leonardo Jardim

Luis Fernando, avançado de 20 anos do Cruzeiro de Leonardo Jardim, pode rumar a Portugal. O Santa Clara e Leixões estão interessado em adquirir o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Zakaria Taifi já se apresentou a Vasco Botelho da Costa no Moreirense

Zakaria Taifi, defesa de 20 anos, chegou ao Moreirense através do acordo com o Black Knight FC e já se apresentou aos trabalhos.

Taça de Portugal: Francesco Farioli define guarda-redes titular para o FC Porto x Sintrense

Cláudio Ramos será o guarda-redes titular no jogo do FC Porto diante do Sintrense, a contar para os 16 avos da Taça de Portugal.

Selecionador dinamarquês admite que Victor Froholdt não estava nos planos para o jogo da Dinamarca frente à Bielorrússia

Brian Riemer, selecionador dinamarquês, explicou que não contava utilizar Victor Froholdt, no jogo contra a Bielorrússia.