📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting volta ao topo do Voleibol 24 anos depois

- Advertisement -

Depois de 22 anos de ausência da modalidade (a última época com participação do Sporting CP foi em 1994/1995), o Sporting voltou este ano à modalidade. Um forte investimento a todos os níveis construíram uma equipa muito competitiva que, desde cedo, se apresentou como sério candidato a tornar-se campeão nacional e assim contrariar o domínio encarnado das últimas épocas.

Se dúvidas existiam sobre a verdadeira capacidade do Sporting se intrometer na luta pelo título, a fase regular veio eliminá-las. Os leões terminaram a prova em primeiro lugar, com 66 pontos conquistados, fruto de 23 vitórias em 24 jogos, deixando o Benfica em segundo lugar, com 63 pontos conquistados.

Chegados ao Play-Off, os leões foram imperiais frente ao Castêlo da Maia, vencendo a eliminatória por 3-0 (tal como o Benfica fez com o Sporting de Espinho).

Na final, previa-se muito equilíbrio entre aquelas que são, sem margem para dúvidas, as duas melhores equipas do voleibol português, na atualidade.

O decorrer dos acontecimentos comprovou isso mesmo e houve dúvida sobre o vencedor do campeonato até ao último ponto conquistado, esta tarde, no Pavilhão João Rocha.

O Benfica venceu o primeiro encontro desta final (3-0 no Pavilhão da Luz), o Sporting virou o resultado com uma dupla vitória no Pavilhão João Rocha (3-0 e 3-2) e o Benfica voltou a empatar as contas no quarto jogo (3-1). O jogo decisivo ficou marcado para a tarde desta terça-feira e, mais uma vez, ninguém deu como mal empregue o tempo gasto a assistir ao encontro. Voleibol de qualidade, com incerteza do vencedor até ao último segundo.

O Sporting arrancou melhor nesta final e venceu o primeiro set por 25-19, mas acabaram por ser os encarnados a vencer os dois seguintes (19-25 e 22-25), colocando-se na frente, apenas a um set de poderem revalidar o título de campeão nacional.

Os leões conseguiram responder, igualando o jogo a dois, após vencerem o quarto set por 25-17. A decisão do campeonato ia assim para a negra, disputada até aos 15 pontos (ou diferença de dois após um possível 14-14) e não podia ter sido mais emocionante.

O Sporting parecia estar no comando deste último set, tendo estado a vencer por 8-5, mas o Benfica conseguiu responder e colocou-se muito próximo de revalidar o título de campeão nacional. Os encarnados venciam por 14-13 e bastava um ponto para vencerem o encontro e o campeonato, mas surgiu Dennis a salvar o match point e igualar a partida a 14.

Depois, num momento de pressão máxima, com alguma sorte à mistura, um serviço de Muagututia embate na rede e acaba por cair para o lado encarnado, colocando o Sporting a vencer por 15-14. Naquele que viria a ser o último ponto da época, voltou a ser Dennis a ser decisivo e a conquistar um ponto que deu o título ao Sporting.

Dennis acabou por ser um dos jogadores mais decisivos nos últimos pontos
Fonte: Bola na Rede

Curiosamente, o Benfica acaba esta final com mais sets vencidos do que o Sporting (os encarnado venceram 10 e o Sporting venceu 9). A jogar em casa o Benfica foi imperial, com uma dupla vitória por 3-0, e a jogar fora conseguiu obrigar o Sporting a jogar a negra em duas ocasiões. No entanto, acaba por ser o Sporting a tornar-se campeão nacional, muito devido à maior capacidade demonstrada de vencer pontos nos momentos decisivos, e também por ter beneficiado em alguns momentos da habitualmente apelidada “estrelinha de campeão”. O serviço de Muagututia que dá o 15-14 aos leões na negra deste último encontro é um claro exemplo disso.

Fecham-se assim as cortinas da época 2017/2018 no voleibol português, com um vencedor diferente para cada uma das provas oficiais do calendário da modalidade:

Campeonato Nacional: Sporting Clube de Portugal

Taça de Portugal: Sport Lisboa e Benfica

Supertaça: Sporting de Espinho

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.