Voleibol – Um Regresso de(o) Leão

Cabeçalho modalidades

Regressa já na próxima temporada ao universo leonino mais uma modalidade emblemática do Sporting Clube de Portugal – o Voleibol. A equipa disputará o Campeonato Nacional da Primeira Divisão da Modalidade e espelha o trabalho e esforço desta Direção em resgatar as modalidades, expoente máximo do ecletismo que caracteriza o Clube.

Quando olhamos para a história dos Leões nesta modalidade, verificamos que se trata de uma secção que já deu muitas alegrias aos sportinguistas, principalmente nos anos 90 onde se concentram os principais títulos nacionais de Seniores Masculinos: Campeonatos Nacionais em 1991/92, 1992/93, 1993/94; Taças de Portugal em 1990/91, 1991/92 e 1992/93. Destacaram-se nessas equipas jogadores como Nilson Júnior, Carlos Natário, Magrão, Miguel Maia, Wagner Silva, Luís Cláudio, Filipe Vitó, Marcelo e Maurício Cavalcanti, Carlos Silveira, Miguel Soares, entre outros. Mas os títulos leoninos não se ficaram apenas pelo início da década de 90. Se recuarmos até a década de 50, podemos encontrar dois títulos de campeão nacional de Voleibol com o nosso eterno Moniz Pereira como atleta: 1953/54, 1955/56. No género feminino destaca-se também o campeonato nacional das Seniores em 1958/59, duas Taças de Portugal em 1984/85 e 1985/86 e uma Supertaça em 1986/87. Contudo, a modalidade foi extinta do Sporting em 1995 pelo então presidente Pedro Santana Lopes numa altura conturbada do Clube. Prepara-se agora para regressar após 22 anos de interregno. Segundo um comunicado oficial do Sporting: “Com esta aposta no Voleibol, o clube dá mais um passo seguro na sua caminhada para a glória, reforço do ecletismo e dignificação dos seus princípios e valores de que nunca abrirá mão”.

A equipa de voleibol do Sporting em 1994/95 Fonte: Forum SCP
A equipa de voleibol do Sporting em 1994/95
Fonte: Forum SCP

Miguel Maia é talvez o reforço mais sonante do defeso leonino neste regresso, um atleta internacional com experiência superlativa e com passagens pelas equipas do Sporting no início dos anos 90 e pelo Sporting de Espinho (onde se encontrava atualmente). Apesar do reforço do plantel por parte dos responsáveis da secção estar centrado sobretudo em jogadores portugueses, alguns meios de comunicação social (por exemplo, O Observador), falam em dois reforços provenientes do Brasil: Robinho e Renan Purificação. Ainda de acordo com o site O Observador, Hugo Silva, atual selecionador nacional de Portugal, é o nome mais consensual para comandar o plantel leonino na época 2017-18. Por outro lado, o jornal Record dá conta na sua edição online do dia 07/06/2017 da contratação do venezuelano Ivan Marquez, de alcunha “La Bomba” no mundo do voleibol devido aos seus poderosos serviços. Trata-se de um central de 2,05 metros e com 35 anos de idade. Jogou na época passada no Desportivo Moron Voley da Liga A1 Argentina. Em resumo, o plantel principal de Voleibol do Sporting para 2016/17 deve ser constituído pelos seguintes jogadores:

. Miguel Maia (distribuidor) – Clube anterior: Sp de Espinho

. Hugo Ribeiro (líbero) – Clube anterior: Sp. De Espinho

. Fabrício Silva (central) – Clube anterior: Sp. de Espinho

. João Simões (atacante) – Clube anterior: Sp. de Espinho

. João Fidalgo (líbero) – Clube anterior: Ac de S. Mamede

. J. Monteiro (distribuidor) – Clube anterior: F. Bernardo

. Lourenço Martins (atacante) – Clube anterior: C. da Maia

. Afonso Reis (distribuidor) – Clube anterior: Sp Caldas

. Robinho (central) – Clube anterior: Montes Claros (BRA)

. Ruben Purificação (atacante) – Clube anterior: Sesc – RJ (BRA)

Mas há mais novidades neste regresso de(o) Leão! A equipa treinará durante a semana no Pavilhão Municipal de Fiães em Santa Maria da Feira, deslocando-se a Lisboa apenas para realizar os jogos em casa (já no Pavilhão João Rocha). Para um sportinguista do norte como eu, trata-se de uma excelente iniciativa potenciando a aproximação entre os atletas e os sportinguistas da zona norte do país. Este regresso do Voleibol não é, por isso, um simples regresso a uma modalidade em que o Sporting já deu provas de ser vencedor. É sim um verdadeiro regresso de Leão!

Foto de Capa: Super Sporting

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.