Voleibol – Um Regresso de(o) Leão

Cabeçalho modalidades

Regressa já na próxima temporada ao universo leonino mais uma modalidade emblemática do Sporting Clube de Portugal – o Voleibol. A equipa disputará o Campeonato Nacional da Primeira Divisão da Modalidade e espelha o trabalho e esforço desta Direção em resgatar as modalidades, expoente máximo do ecletismo que caracteriza o Clube.

Quando olhamos para a história dos Leões nesta modalidade, verificamos que se trata de uma secção que já deu muitas alegrias aos sportinguistas, principalmente nos anos 90 onde se concentram os principais títulos nacionais de Seniores Masculinos: Campeonatos Nacionais em 1991/92, 1992/93, 1993/94; Taças de Portugal em 1990/91, 1991/92 e 1992/93. Destacaram-se nessas equipas jogadores como Nilson Júnior, Carlos Natário, Magrão, Miguel Maia, Wagner Silva, Luís Cláudio, Filipe Vitó, Marcelo e Maurício Cavalcanti, Carlos Silveira, Miguel Soares, entre outros. Mas os títulos leoninos não se ficaram apenas pelo início da década de 90. Se recuarmos até a década de 50, podemos encontrar dois títulos de campeão nacional de Voleibol com o nosso eterno Moniz Pereira como atleta: 1953/54, 1955/56. No género feminino destaca-se também o campeonato nacional das Seniores em 1958/59, duas Taças de Portugal em 1984/85 e 1985/86 e uma Supertaça em 1986/87. Contudo, a modalidade foi extinta do Sporting em 1995 pelo então presidente Pedro Santana Lopes numa altura conturbada do Clube. Prepara-se agora para regressar após 22 anos de interregno. Segundo um comunicado oficial do Sporting: “Com esta aposta no Voleibol, o clube dá mais um passo seguro na sua caminhada para a glória, reforço do ecletismo e dignificação dos seus princípios e valores de que nunca abrirá mão”.

A equipa de voleibol do Sporting em 1994/95 Fonte: Forum SCP
A equipa de voleibol do Sporting em 1994/95
Fonte: Forum SCP

Miguel Maia é talvez o reforço mais sonante do defeso leonino neste regresso, um atleta internacional com experiência superlativa e com passagens pelas equipas do Sporting no início dos anos 90 e pelo Sporting de Espinho (onde se encontrava atualmente). Apesar do reforço do plantel por parte dos responsáveis da secção estar centrado sobretudo em jogadores portugueses, alguns meios de comunicação social (por exemplo, O Observador), falam em dois reforços provenientes do Brasil: Robinho e Renan Purificação. Ainda de acordo com o site O Observador, Hugo Silva, atual selecionador nacional de Portugal, é o nome mais consensual para comandar o plantel leonino na época 2017-18. Por outro lado, o jornal Record dá conta na sua edição online do dia 07/06/2017 da contratação do venezuelano Ivan Marquez, de alcunha “La Bomba” no mundo do voleibol devido aos seus poderosos serviços. Trata-se de um central de 2,05 metros e com 35 anos de idade. Jogou na época passada no Desportivo Moron Voley da Liga A1 Argentina. Em resumo, o plantel principal de Voleibol do Sporting para 2016/17 deve ser constituído pelos seguintes jogadores:

. Miguel Maia (distribuidor) – Clube anterior: Sp de Espinho

. Hugo Ribeiro (líbero) – Clube anterior: Sp. De Espinho

. Fabrício Silva (central) – Clube anterior: Sp. de Espinho

. João Simões (atacante) – Clube anterior: Sp. de Espinho

. João Fidalgo (líbero) – Clube anterior: Ac de S. Mamede

. J. Monteiro (distribuidor) – Clube anterior: F. Bernardo

. Lourenço Martins (atacante) – Clube anterior: C. da Maia

. Afonso Reis (distribuidor) – Clube anterior: Sp Caldas

. Robinho (central) – Clube anterior: Montes Claros (BRA)

. Ruben Purificação (atacante) – Clube anterior: Sesc – RJ (BRA)

Mas há mais novidades neste regresso de(o) Leão! A equipa treinará durante a semana no Pavilhão Municipal de Fiães em Santa Maria da Feira, deslocando-se a Lisboa apenas para realizar os jogos em casa (já no Pavilhão João Rocha). Para um sportinguista do norte como eu, trata-se de uma excelente iniciativa potenciando a aproximação entre os atletas e os sportinguistas da zona norte do país. Este regresso do Voleibol não é, por isso, um simples regresso a uma modalidade em que o Sporting já deu provas de ser vencedor. É sim um verdadeiro regresso de Leão!

Foto de Capa: Super Sporting

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.