A luta pela fuga à Segunda Liga

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

A Liga ZON Sagres está a apenas 90 minutos de terminar. Os cinco primeiros lugares de acesso às provas europeias já estão definidos. É nos últimos dois lugares que ainda tudo está em jogo. Com a alteração dos regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol, o último classificado da Liga ZON Sagres irá ser despromovido à Liga Cabovisão, e o penúltimo classificado jogará um play-off frente ao terceiro lugar da Segunda Liga.

Arouca e Gil Vicente garantiram na última jornada a manutenção. Sofrida, mas muito festejada pelos dois clubes do norte.

Com isto restam apenas três clubes para dois lugares. Belenenses, Paços de Ferreira e Olhanense, por esta ordem.

Vejamos:

A salvo: 14º – Belenenses – 25 pontos;

Play-off: 15º – Paços de Ferreira – 24 pontos;

Despromoção: 16º – Olhanense – 24 pontos.

Na próxima e última jornada: Belenenses x Arouca; Paços de Ferreira x Académica; Setúbal x Olhanense.

Ultima jornada Fonte: zerozero.pt
Ultima jornada
Fonte: ZeroZero

 

Analisando, o Belenenses, para além de ter mais um ponto do que os adversários diretos, joga em casa e pode festejar a tão desejada manutenção frente aos seus adeptos.

O Paços também joga em casa contra uma Académica que, apesar de já ter tudo decidido, ainda pensa em dar um “pulinho” na tabela.

O Olhanense tem uma deslocação longa e difícil a Setúbal. Os sadinos são fortes no seu estádio, não perdem há quatro jornadas e não será fácil para a turma algarvia pontuar no Bonfim.

Classificação; números à direita equivalem aos pontos. Fonte: zerozero.pt
Classificação; números à direita equivalem aos pontos
Fonte: ZeroZero

 

Suposições à parte, o que importa são as contas e elas são as seguintes:

Caso as três equipas terminem todas com 25 pontos, a tabela ordenar-se-á da seguinte maneira:

14º: Paços de Ferreira; 15º: Belenenses; 16º Olhanense.

Caso Olhanense e Belém terminem em igualdade pontual e o Paços vença, a tabela final será a seguinte:

14º: Paços de Ferreira; 15º Belenenses; 16º: Olhanense.

Caso o Olhanense vença e Paços e Belenenses terminem em igualdade pontual, a classificação final será:

14º: Olhanense; 15º: Paços de Ferreira; 16º: Belenenses.

Para explicar: em caso de igualdade pontual entre os três clubes, o Paços leva a melhor, porque tem sete pontos conquistados nos jogos entre os três clubes, sendo que o Belenenses tem cinco e Olhanense tem apenas quatro.

Depois, Belenenses tem vantagem no confronto direto com o Olhanense, e o Paços de Ferreira levou a melhor sobre o Belenenses.

A equipa de Olhão não tem vantagem no confronto direto sobre nenhum dos dois adversários diretos.

Posto isto, não podemos adivinhar mas podemos afirmar que no sábado os jogos vão ser emocionantes, e os adeptos destes três clubes vão ter o coração nas mãos durante os 90 minutos mais descontos. Os jogos vão ter início às 16 horas.

Resta acrescentar que já foram promovidos à Liga Zon Sagres o Moreirense e o Penafiel. Lutam pelo lugar de play-off o Aves, Chaves e Portimonense.

Marco Ferreira
Marco Ferreira
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andreas Schjelderup na mira do Barcelona para a próxima temporada

Olheiro do Barcelona viajou até Portugal para observar Andreas Schjelderup. O avançado do Benfica é uma das opções do clube espanhol para a próxima temporada.

Luís Freire destaca Daniel Banjaqui: «Estreou-se pela equipa A do Benfica e tem tido um excelente rendimento»

Luís Freire deixou elogios a Daniel Banjaqui após divulgar a convocatória de Portugal sub-21 para os jogos de Qualificação para o Euro 2027.

Luís Freire explica estreias de Mateus Mané e Noah Saviolo na convocatória de Portugal Sub-21

Luís Freire divulgou a convocatória de Portugal sub-21. O selecionador justificou as estreias de Mateus Mané e Noah Saviolo.

Roberto Martínez responde ao Bola na Rede: «É uma boa oportunidade para defrontar equipas que têm muita personalidade»

Após anunciar a convocatória para os jogos de preparação para o Mundial 2026, Roberto Martínez respondeu a uma questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire antevê Azerbaijão e Escócia e explica convocatória de Portugal Sub-21: «Temos sido a melhor defesa e o melhor ataque»

Luís Freire falou aos jornalistas após divulgar a convocatória da Seleção Sub-21 para os jogos frente ao Azerbaijão e Escócia.

Roberto Martínez aborda regresso de Samu Costa: «Queremos utilizar uma nova posição e no clube desempenha uma função muito dinâmica»

Após anunciar a convocatória para os jogos de preparação para o Mundial 2026, Roberto Martínez falou sobre a chamada de Samuel Costa.

Roberto Martínez explica ausência de Bernardo Silva em conferência de imprensa

Após anunciar a convocatória para os jogos de preparação para o Mundial 2026, Roberto Martínez explicou a ausência de Bernardo Silva.