Às duas por três, estaremos na Champions outra vez

     

    Os clubes portugueses têm de pensar nos pontos positivos. Para além de terem bons jogadores e treinadores, beneficiam de boas infraestruturas e têm inclusive mais tempo de descanso para jogos europeus, em média, do que os clubes dos restantes países. Após uma pequena pesquisa baseada nos jogos europeus desta época, verifiquei que os clubes portugueses são aqueles que têm um intervalo de dias maior entre um jogo de competição nacional e competição europeia de entre as sete melhores ligas europeias do ranking UEFA – 4,4 dias, quase cinco dias, contra, por exemplo os 3,8 dias dos clubes espanhóis ou os 4 ou 4,1 dias de Rússia e França, respetivamente, que nos ultrapassaram no ranking. A diferença não é enorme, mas é uma curiosidade assinalável.

    Número de dias, em média, entre jogo nacional e jogo europeu imediatamente a seguir - não foram contabilizadas pausas no campeonato ou adiamento de jogos Fonte: André Maia
    Número de dias, em média, entre jogo nacional e jogo europeu seguinte (não foram contabilizadas pausas no campeonato ou adiamentos)
    Fonte: André Maia

    Aliás, de todos os clubes analisados, o Benfica – juntamente com o Mainz, da Alemanha, é mesmo o clube com mais dias entre jogos nacionais e europeus, com 4,8 dias de diferença, em média. Este tempo de descanso é também um ponto favorável.

    Não pretendo com isto dizer que tudo são rosas e que os clubes portugueses têm a obrigação de saírem vitoriosos no fim. Não, há que ser realista. Há muito a melhorar, em especial as condições que a Liga propõe aos seus clubes como conjunto. Mas se não tivermos medo e se aproveitarmos aquilo que de melhor temos, então sairemos mais fortes. Mais fortes e, quem sabe, com um bom lugar ou uma taça na mão.

    Foto de Capa: Sports Illustrated

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    FPF instaura processos ao Boavista e ao Lank Vilaverdense

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol...

    Bayern Munique interessa-se por defesa central do Bayer Leverkusen

    O Bayern Munique pode apresentar uma proposta em Jonathan...

    Revelado clube interessado em Orkun Kokçu

    Orkun Kokçu pode deixar o Benfica no final da...
    André Maia
    André Maiahttp://www.bolanarede.pt
    Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.