📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Belenenses 1–3 Rio Ave: Está (re)animada a luta pela Europa

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

O Belenenses que se viu hoje, no Restelo, não foi, certamente, aquele que se tem visto ao longo da época. A exibição fraquíssima perante um Rio Ave bastante sólido, quer no processo defensivo como nos movimentos ofensivos, ficou bastante longe daquelas que colocaram a equipa lisboeta numa posição capaz de lutar por um lugar na Europa.

A entrada do Rio Ave no encontro foi absolutamente implacável. Aos quatro minutos de jogo, e sem pedir licença, Diego Lopes foi percorrendo a área até achar um espaço por onde rematar. Quando o fez, o remate saiu em arco e só parou quando achou o fundo das redes.

O Belenenses, no entanto, foi conseguindo manter posse da bola. No entanto, esta não se traduziu em perigo evidente para a baliza de Ederson, que, com excepção de um cabeceamento por parte de João Afonso, foi quase sempre espectador.  O Rio Ave tinha a sua estratégia bem traçada: não pressionar, esperar que o Belenenses caísse em erro e, quando assim fosse, sair em transição rápida. Acabou por aproveitar bem a ausência de João Meira no onze e a colocação de Sturgeon a ala direito, uma escolha de Jorge Simão que se mostrou bastante infeliz: Tiago Pinto passou por meio mundo e colocou a bola por baixo das pernas de Ventura e dentro da baliza. Demasiado fácil para os Vila-Condenses.

Diego Lopes marcou um grande golo no Estádio do Restelo Fonte: Rio Ave FC
Diego Lopes marcou um grande golo no Estádio do Restelo
Fonte: Rio Ave FC

À entrada para a segunda parte, e com duas alterações feitas – Dálcio e Pelé saíram para dar lugar a Fábio Nunes e a Tiago Caeiro – o Belenenses entrou melhor, desta feita com Sturgeon a jogar a extremo direito ao invés de ala. A diferença notou-se: Rui Fonte criou perigo a Ederson com um remate de primeira após cruzamento do luso-britânico.
Apesar do crescimento do Belenenses no jogo, o Rio Ave não acusou a pressão, e, aos 52 minutos de jogo, fez o golo através dos pés de Del Valle, que, após cruzamento de Ukra, teve tempo para receber, driblar dois jogadores, e finalizar. O jogo estava por esta altura arrumado.

Nos momentos que se seguiram pouco mais se passou no encontro que mereça destaque, para além da bola à trave da baliza do Rio Ave, que teve mais de demérito dos Vila-Condenses do que de mérito dos Azuis do Restelo. Um central fez uma autêntica “rosca” e levou a que a bola acabasse a saltitar na barra, só para ser agarrada por Ederson. Posteriormente, é de fazer destaque ainda para a lesão do capitão Vila-Condense, Vilas Boas, que deu lugar a Nélson Monte.

Foi aos 87 minutos que o Belenenses fez o seu único golo da partida. O Rio Ave estava claramente com o jogo ganho e, por isso, em gestão do jogo. Após lançamento lateral, Tiago Caeiro desviou de cabeça para o segundo poste, onde estava Rui Fonte pronto a finalizar de cabeça. Um 3-1 sem quaisquer esperanças de empate.

Com esta vitória o Rio Ave termina uma série de seis jogos sem vencer e ganha novo fôlego na corrida aos lugares europeus. Recorde-se que, ou com o Sporting a conseguir um lugar na Liga dos Campeões e uma vitória na final da Taça de Portugal, ou com o Braga a vencer a Taça e a manter o 4.º lugar na Liga, existe ainda lugar para o 6.º classificado ter a possibilidade de marcar presença na Liga Europa.

A lutar por esse lugar estão Paços de Ferreira, que conseguiu empatar com o Braga, e os adversários de hoje, Belenenses e Rio Ave. Na próxima jornada os Azuis vão mesmo à Mata-Real, naquele que promete ser um jogo decisivo nesta luta pela Europa. Se o topo da Liga não parece susceptível a surpresas, as lutas de meio da tabela podem certamente dar-nos algumas.

Gonçalo Caseiro
Gonçalo Caseirohttp://www.bolanarede.pt
Entusiasta de MMA e futebol, o Gonçalo apoia fervorosamente o Benfica e a ideia de que desportos de combate não são apenas socos e pontapés.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges atento às promessas do Sporting

Rui Borges está presente nas bancadas do Estádio da Academia Cristiano Ronaldo, a assistir ao Sporting x Club Brugge.

Francesco Farioli e o FC Porto atentos ao Mundial Sub-17 de Portugal: «É muito bom para o FC Porto ter 5 jogadores lá»

Francesco Farioli realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.

Francesco Farioli volta a falar de Rodrigo Mora e Gabri Veiga com analogia: «O Samu recebeu 2 cartões amarelos por celebrar golos do Luuk...

Francesco Farioli realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.

Francesco Farioli reflete sobre identidade, superioridades e controlo do jogo: «Quando não é possível gerir isso, é preciso lutar com todas as forças»

Francesco Farioli realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.

PUB

Mais Artigos Populares

Samu Aghehowa ainda não marcou na Europa League: «Vivo dos golos, mas estou tranquilo»

Samu Aghehowa realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.

Samu Aghehowa elogia concorrência de Deniz Gul e Luuk de Jong e recusa favoritismos: «Os favoritos são coisas da imprensa»

Samu Aghehowa realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.

Francesco Farioli projeta jogo contra o Nice com elogios: «Tem um dos melhores treinadores franceses da última década»

Francesco Farioli realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.