📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“1+2” (Apesar dos números contarem pouco no futebol)

- Advertisement -

Não se trata de equação simplista, nem de tentar explicar uma questão complexa com simples números. Muitas vezes, isso acontece no futebol. Atribui-se um carácter demasiado numérico ao desporto-rei. Particularmente na análise às equipas, mais concretamente aos seus sistemas tácticos, opta-se quase sempre por simplificar (demasiado) as questões, considerando sempre que os números (no futebol) são fixos e não têm vida própria (dentro dos jogadores).

Apesar disso tudo, continuam a existir…treinadores de futebol. Seres que, não sendo génios, conseguem dinamizar algo que não pode ficar preso a uma ideia fixa. Como um 4-3-3 ou um 4-4-2. Nos matraquilhos, pode-se levar à letra o número. Os “jogadores” estão presos sempre à mesma posição. No futebol, não há sistemas (fixos). Há modelos.

Quando Rui Vitória sentiu que, na segunda parte do clássico, a perda do meio-campo benfiquista era mais que evidente, fez regressar André Horta ao jogo encarnado. E, não é difícil de adivinhar, o técnico benfiquista terá dito aquela espécie de equação táctica base do futebol. “2+1”. E, provavelmente, terá aliado a isso uma indicação de “jogas ao lado do Pizzi”. A linguagem não sendo indecifrável, tinha uma mensagem clara: colocar mais homens no meio-campo e ter outro controlo da bola, e, consequentemente, do jogo.

A entrada de André Horta mudou o rumo do jogo Fonte: SL Benfica
A entrada de André Horta mudou o rumo do jogo
Fonte: SL Benfica

Pizzi, depois da lesão de André Horta, assumiu a posição de médio-centro. O Benfica perdeu velocidade, mas, ganhou outras valências com o transmontano no onze. Mais qualidade na posse e capacidade de passe (curto e longo). A equipa não se desequilibrou – nos jogos em que isso aconteceu, não foi devido ao posicionamento de Pizzi –, e ganhou inteligência, numa zona do campo em que ela é bem precisa.

André Horta, depois de semanas de paragem – pelos vistos, a paragem vai continuar – regressou no Dragão e a ele foi atribuída parte da responsabilidade pelo empate. Não só pelo cruzamento – aqui o mérito até é mais de Lisandro -, mas pelo que ofereceu à equipa. Pizzi, engolido pela intensidade do meio-campo portista, precisava de alguém ao lado. Claro que não foi só colocar alguém “lá ao lado dele”. O futebol, como vimos, não é isso. O Benfica, com André Horta, acrescentou presença e intensidade ao seu jogo. O jovem português permitiu, não que o Benfica jogasse melhor – o Porto continuou a evidenciar a sua superioridade -, mas sim que a equipa pudesse impedir parte dessa superioridade do meio-campo portista, tendo pelo menos mais chances de, assim, discutir o resultado. O Benfica foi mais competitivo no meio-campo. E não foi só por ter lá “1+2”

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa desmente rumor sobre Paulo Dybala e defende José Mourinho: «A equipa está bem e recebe bem a mensagem de José Mourinho»

Rui Costa falou aos jornalistas antes da deslocação do Benfica à Madeira para defrontar o CD Nacional. O presidente das águias falou de Paulo Dybala e de José Mourinho.

Benfica com baixa de última hora para a deslocação à Madeira para enfrentar o CD Nacional

Henrique Araújo é baixa de última hora para o CD Nacional x Benfica. O avançado português está a contas com uma mialgia na coxa direita.

Xabi Alonso rendido a craque do Real Madrid: «Adoro tantas coisas que faz por nós»

Xabi Alonso teceu rasgados elogios a Kylian Mbappé. O avançado do Real Madrid marcou um poker no último jogo frente ao Olympiacos.

Rui Costa responde às declarações de João Félix: «Fico com muita pena que tenha dito uma coisa dessas»

Rui Costa respondeu a João Félix. O avançado internacional português tinha apontado culpas para o Benfica por não ter regressado a Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Margarido projeta Nacional da Madeira x Benfica: «Contamos também com o melhor Benfica desde que José Mourinho assumiu a equipa»

Tiago Margarido realizou a antevisão ao Nacional da Madeira x Benfica. Encontro referente à 12.ª jornada da Primeira Liga.

Sporting treinou nesta sexta-feira com uma grande notícia para Rui Borges

O Sporting treinou nesta sexta-feira em Alcochete. A equipa verde e branca vai jogar com o Estrela da Amadora no domingo e Pedro Gonçalves está recuperado.

Wojciech Szczesny explica que ainda sofre com lesão que contraiu há 17 anos: «Já estou farto deste sofrimento»

Wojciech Szczesny revelou que ainda sofre de uma lesão contraída ha 17 anos, durante uma sessão no ginásio. O guarda-redes de 35 anos representava o Arsenal