4 jovens a serem desenvolvidos por Bruno Lage no Benfica

    Com histórico na orientação e desenvolvimento de crianças e jovens dos escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Lage estendeu esse propósito na primeira passagem como treinador da primeira equipa ao ser o principal responsável pelo potenciamento profissional de jovens como João Félix, Ferro, Florentino Luís, Jota ou Tomás Tavares, que acabariam por exercer um papel crucial na conquista do título de campeão nacional em 2019.

    Agora, na segunda passagem pelo comando técnico da equipa principal do Benfica, Bruno Lage tem novamente ao seu dispor um conjunto de jogadores prontos a dar o próximo passo enquanto atletas das águias.

    Ao contrário do que aconteceu em 2019, a profundidade e qualidade do plantel encarnado não permite facilmente a inclusão imediata de uma nova cara pronta a brilhar espontaneamente. No entanto, olhando precisamente para o plantel atual, é possível perceber que existem certos espaços que podem aos poucos ser preenchidos por jovens da formação.

    Tendo em conta aspetos como o estado de desenvolvimento de cada jogador, o seu potencial, o possível enquadramento no plantel e no sistema tático, olhemos para quatro

    jovens que podem ser potenciados por Bruno Lage.

    4.

    Joshua Wynder no Benfica B x Torreense
    Fonte: Luís Brissos/Bola na Rede

    Joshua Wynder – O defesa central norte-americano pertence aos quadros do Benfica desde a última temporada e tem registado um desenvolvimento notoriamente positivo na segunda equipa das águias na atual temporada.

    Depois de ter sofrido duas lesões no seu primeiro ano de águia ao peito, esta temporada tem sido uma plataforma de explosão para Wynder que se tem estabelecido como titular da equipa B. É um central a observar atentamente pelos quadros do Benfica face às suas características. No que diz respeito à equipa principal, é uma forte hipótese a considerar tendo em conta o facto de existirem apenas três centrais continuamente na equipa principal, uma vez que Bajrami, o quarto central, também vai tendo minutos na equipa B.

    Posto isto, é bem possível que Wynder seja chamado por Lage no decorrer da temporada para colmatar uma possível lesão de um dos centrais ou mesmo para ganhar minutos em jogos para as taças, por exemplo. Um projeto a manter debaixo de olho.

    3.

    Spencer no jogo de pré-época entre o Benfica e o Farense
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Diogo Spencer – Apesar de já se ter estreado oficialmente com a camisola das águias ao comando de Roger Schmidt, o lateral direito de 19 anos é um dos jogadores com maiores oportunidades de ser potencializado por Lage.

    Uma vez que com Schmidt foi utilizado apenas uma vez, é com Lage que se poderá assistir à sua evolução verdadeiramente. A posição de lateral direito é uma preocupação recorrente para os encarnados quando Bah se lesiona, o que tem acontecido em todas as épocas desde que chegou à Luz, e por isso abre-se regularmente uma janela de oportunidade a ser aproveitada.

    Spencer já demonstrou ser um jogador bastante completo, podendo atuar também na ala esquerda, e perfeitamente capaz de exercer a função de lateral direito do Benfica. Um cargo que tem vindo a trocar de protagonista vezes sem conta nas últimas épocas, mas que desde a partida de Tomás Tavares que não vê um jovem da formação assumir o papel.

    Spencer tem todas as possibilidades de assumir essa responsabilidade e continuar a sua progressão até esse patamar. É uma evolução que com Lage se torna muito mais viável e realizável.

    2.

    Rafael Luís no jogo entre o Benfica B e o Torreense
    Fonte: Luís Brissos/Bola na Rede

    Rafael Luís – No Seixal desde os quatro anos de idade, Rafael Luís vai-se aproximando cada vez mais do supremo patamar enquanto jogador da formação: a primeira equipa.

    Rafael Luís é um médio tipicamente mais defensivo, podendo atuar nas posições “6” ou “8”. A verdade é que para exercer esse tipo de funções os encarnados contam apenas com quatro jogadores: Florentino, Barreiro, Aursnes e Renato Sanches. Sendo que neste momento Renato Sanches se encontra lesionado e Aursnes acabou de vir de uma lesão, é altamente provável que algum dos casos se repita ao longo da temporada, voltando a surgir a necessidade de colmatar essas ausências.

    É nesse momento que pode surgir a oportunidade de Rafael Luís ser chamado, uma vez que vem sendo um dos jogadores com mais protagonismo no início desta temporada na segunda liga, à semelhança dos últimos anos da sua formação. É um médio construtor, forte no transporte, forte na ligação e no primeiro pensamento do ataque.

    Com 19 anos, a sua margem de progressão é enorme, sendo por isso quase certa a sua presença no futuro encarnado.

    1.

    João Rego no Benfica B
    Fonte: Luís Brissos/Bola na Rede

    João Rego – Tal como Diogo Spencer, João Rego já somou minutos às ordens de Roger Schmidt, mas é com Bruno Lage que tem a possibilidade de se estabelecer como a nova jovem estrela das águias. Aos 19 anos, João Rego já transporta uma qualidade técnica invejável e um conjunto de características diferenciadas que o tornam num jovem altamente entusiasmante no radar encarnado. João Rego é um atleta versátil, podendo jogar em qualquer uma das posições mais avançadas no terreno, mas tem na zona atrás do ponta-de-lança a sua principal área de conforto. É mesmo por isso que se torna muito interessante a sua possível inclusão no futuro uma vez que essa posição é muito explorada e trabalhada por Lage.

    Em 2019, foi João Félix quem surgiu nesse papel ao apoiar Seferovic na frente, estabelecendo-se como uma autêntica estrela, acabando mesmo por vencer o prémio de Golden Boy por conta desse rendimento.

    É difícil que João Rego tenha desde já essa oportunidade sequer, uma vez que existem dois fatores que podem atrasar esse processo: a quantidade de jogadores que podem exercer essa função e a tática que tem sido utilizada recentemente. O Benfica tem jogado num 4-3-3 onde os extremos estão bastante definidos e a posição de segundo avançado não existe a tempo inteiro. Para além disso, jogadores como Amdouni, Prestianni ou Rollheiser acabam por estar à sua frente na hierarquia quando surge essa opção no decorrer do jogo. Ainda assim, João Rego merece evidência pelo potencial que carrega e pelo futuro que se prevê ter, ainda que não seja de imediato.

    Bruno Lage tem nas suas mãos uma ótima oportunidade de desenvolver e lapidar um jogador diferenciado. Um processo que merece ser devidamente gerido, devidamente pensado e que, mesmo que seja longo ou demorado, seja conduzido de forma a transformar João Rego na próxima jovem estrela da Luz.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Luis Enrique com elogios a João Neves: «É um prazer ter jogadores deste nível e com esta mentalidade»

    O PSG venceu esta sexta-feira o Rennes por 3-1 na sexta jornada da Ligue 1. Luis Enrique deixou vários elogios no final da partida.

    Hasselbaink rendido a avançado do Chelsea: «Se cumprir o seu potencial valerá 180 milhões de euros»

    Jimmy Floyd Hasselbaink foi jogador do Chelsea entre 2000 e 2004, tendo passado também por Portugal. Deixou grandes elogios a avançado.

    Eis os onzes prováveis do FC Porto x Arouca para a Liga Portugal

    O FC Porto vai enfrentar esta tarde o Arouca para a sétima jornada da Liga Portugal. Fica com os onzes prováveis.

    FIFA confirma 12 estádios para o Mundial de Clubes 2025 e onde será a final

    A FIFA revelou 12 estádios onde a bola vai rolar durante o Mundial de Clubes 2025. Já se sabe também onde será a final da prova.

    Rui Costa ataca Luís Mendes: «Um que sai na AG é um rato e outro que foge a dois dias de uma AG é...

    Luís Mendes, antigo vice-presidente do Benfica, deu uma entrevista ao Record, onde deixou várias críticas a Rui Costa. O presidente das águias respondeu.
    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico