📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 jovens a ser aposta na equipa principal do Benfica

- Advertisement -

Como é comum todos os anos, o Benfica tem jovens ao longo dos vários escalões da sua academia com aspirações realistas e prováveis de chegar à equipa principal. Aliás, a larga maioria dos campeonatos de escalões de formação da época passada foram conquistados pelo Benfica. Ainda, a maioria dos jogadores campeões do Europeu sub-17, ao serviço de Portugal, fazem parte da formação das águias.

Não obstante, todos sabemos do cuidado a ter aquando da aposta em jovens e, ao passo que uns são o futuro, outros podem ser o agora. Na verdade, todos os jogadores de que falo hoje já se estrearam pela equipa principal do Benfica, mas há uma diferença entre dar uns minutos ao jogador e apostar firmemente num jovem.

5.

Joshua Wynder – O Benfica deve olhar para o setor de defesas centrais com os olhos postos no futuro. Otamendi estendeu a sua ligação ao clube por mais um ano e o clube precisa de um sucessor ao capitão. Não há garantias de que o Benfica deseje vender António Silva e a condição física de Tomás Araújo é incerta, o que abre, pelo menos, duas vagas no plantel. Antes de ir ao mercado encontrar uma garantia, o Benfica deve procurar uma solução ao problema internamente.

A altura para fazer valer Joshua Wynder é agora. O central norte-americano de 20 anos mostrou maturidade no passe ao longo da sua formação e tem-se mostrado difícil de ultrapassar na Liga 2. Tenho dúvidas se tem qualidade para ser titular num clube da dimensão do Benfica, mas pode aproveitar o contexto geral desta época para ganhar oportunidades na equipa principal.

4.

Rafael Luís – Os encarnados mudaram a forma como pensam o meio-campo. Há três anos que Florentino destruía e Enzo/ Kokçu construíam, o que deixou de ser verdade este ano. Com as entradas de Enzo Barrenechea e ainda Manu por fazer valer o investimento, o Benfica aposta em médios defensivos capazes de reter bola, sair de pressão e quebrar linhas de pressão – um perfil comum no futebol moderno e que corresponde a Rafael Luís.

Com uma eventual saída de Florentino, o jovem poderá assumir-se como o terceiro médio defensivo do plantel, ainda com Manu ainda a recuperar de lesão, o ‘miúdo’ pode ganhar espaço e aproveitar as oportunidades para convencer Bruno Lage.

3.

Henrique Araújo Benfica
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Henrique Araújo – Henrique tem sido emprestado ano após ano e tem visto o seu lugar no plantel ser usurpado por pontas de lança que não só não são melhores que ele, como não conhecem nem de perto, nem de longe o Benfica como ele. No entanto, aproveitou minutos na Eusébio Cup para decidir o troféu (mais uma vez).

Pavlidis é, argumentavelmente, o melhor ponta de lança a jogar em Portugal. Ivanović promete, mas o Benfica tem, nos últimos anos, apresentado plantéis com três pontas de lança. Henrique Araújo é um avançado oportunista, com faro de golo e tecnicamente adequado e o seu lugar no plantel é mais barato do que era o de Belotti, e dá mais garantias.

2.

João Veloso – Voltando ao tema da reformulação no meio-campo, perceba-se que a única solução para render Aursnes ou Richard Ríos é Leandro Barreiro, cujas mais-valias são a sua capacidade de chegada à área adversária e os metros no terreno que percorre; por essa lógica, é uma alternativa mais plausível a Richard Ríos, uma vez que o papel de Aursnes é mais exigente do ponto de vista tático. João Veloso, por outro lado, pensa o jogo de outra maneira e faz-se valer pelo que consegue fazer com bola e não sem ela.

Ao momento, João Veloso é a solução mais confiável do banco do Benfica com bola nos pés – é um médio que entende os momentos do jogo, que consegue encontrar bons passes verticais (como mostrou na Eusébio Cup) e, a par de Enzo, é o único jogador do plantel do Benfica capaz de ditar o tempo do jogo e a velocidade em que a equipa joga. É forte no momento da pressão e tem recursos no que toca à finalização – em condições normais, é a sua época de afirmação, ganhando minutos a partir do banco.

1.

Gianluca Prestianni
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Prestianni – Se há um plano para Prestianni no Benfica, não há melhor altura para o colocar em marcha. O jovem argentino chegou com a premissa de ser o próximo herdeiro da linhagem de craques argentinos que já passaram pelo Benfica e foi até acolhido por Otamendi e Di María, levando-se a acreditar que seria o sucessor do corredor direito quando Di María saísse do Benfica. No entanto, tal não aconteceu e o percurso de Prestianni no Benfica é constrangedor, mas o jogador tem qualidades que o Benfica precisa.

Neste momento, a equipa do Benfica carece de criatividade e há um lugar no onze para um ‘10’ que goste de jogar entre linhas, com capacidade de definição e decisão no último terço, que seja forte no drible e explosivo em aceleração. Neste sentido, o Benfica namora astros como João Félix, Dybala e Brahim Díaz, mas não tem argumentos financeiros que sustentem estas paixonetas e não percebe que o seu criativo irreverente já está no plantel.

Prestianni é jogador de corredor central, é um jovem irrequieto, forte no 1×1, bom com ambos os pés e faz-se valer pelos momentos no último terço. A contratação de um criativo ainda faz sentido, mas seria um crime não aproveitar (novamente) as virtudes de Prestianni.

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Sidny Lopes Cabral revela conversa com José Mourinho e fala do novo desafio no Benfica: «Não consigo descrever o quão feliz eu estou»

O Benfica confirmou a contratação de Sidny Lopes Cabral. O lateral cabo-verdiano já falou como reforço das águias.

Olheiro BnR | Sidny Lopes Cabral

Quanto a Sidny Lopes Cabral, é um jogador que pode jogar tanto defesa, ala e médio tanto pelo lado esquerdo como pelo lado direito.

Samy Merheg fala como reforço do Braga: «Um dos maiores clubes deste continente»

Samy Merheg foi apresentado como reforço do Braga. O jovem avançado de 19 anos falou da satisfação por ter assinado pelo clube minhoto.

Já é conhecido o número da camisola de Sidny Lopes Cabral no Benfica

Sidny Lopes Cabral já tem número na camisola no Benfica. O lateral internacional por Cabo Verde vai usar a camisola número 15 dos encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto e a chegada de Thiago Silva

É pouco provável que um jogador deste nível tenha vindo para Portugal para disputar apenas jogos de menor relevância. Thiago Silva veio para jogar.

Al Nassr travado pela primeira vez no campeonato apesar dos golos de João Félix e Cristiano Ronaldo

O Al Nassr empatou a dois golos frente ao Al Ettifaq, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Foi o primeiro jogo que a equipa de Jorge Jesus não venceu no campeonato nesta temporada.

Futebol em 2025 de A a Z

Ano de Futebol em cheio, marcado a nível nacional pela vitória na Liga das Nações, que nos leva a tentar reviver os seus melhores momentos