A pré-época está prestes a começar para o Benfica, com o aproximar do final do mês e da Supertaça no dia 31 de julho. Os encarnados estiveram no Mundial de Clubes e com isso conseguiram arrecadar 26,1 milhões de euros que podem ajudar na compra de jogadores.
Com membros cruciais do plantel de saída, como Angél Di Maria, Kokçu e Carreras, o plantel de Bruno Lage poderá sofrer mudanças na sua estrutura de jogo. Analisemos então, os cinco reforços ideais para o Benfica de Bruno Lage.
5.

Jorge Cuenca – Começamos pela posição que provavelmente não será a mais necessitada das águias, defesa central. O Benfica tem ao seu dispor três defesas centrais que certamente serão titulares na próxima época, dependendo da forma tática que Bruno Lage decidir jogar. Neste caso seriam António Silva, Otamendi e Tomás Araújo.
No entanto, o Benfica não tem nenhum central com pé esquerdo, sem ser Bajrami que ainda não está pronto, é aqui que Jorge Cuenca pode entrar. Assumindo que o Benfica pode assumir uma saída a três centrais, algo que fazia bastante baixando Carreras ou Tomás Araújo quando se encontrava na ala direira, Cuenca pode ser o central que estaria mais confortável a sair pelo lado esquerdo do Benfica.
O jovem central de 25 anos, que agora se encontra no Fulham, já se provou no Vilarreal, tendo jogado 37 jogos na equipa principal em 23/24. Cuenca é um central bastante seguro no seu jogo, não arrisca demasiado e procura sempre jogar passes mais curtos com os seus médios e laterais, com uma taxa de acerto de 80%.
Outro aspeto forte do “próximo Puyol de La Masia” é o seu jogo aéreo e presença de área que poderiam colmatar uma possível ausência de Otamendi no campo do Benfica. Cuenca ganha 90% dos seus duelos aéreos.
O jovem central do Fulham , poderia ser opção do Benfica por 6 milhões de euros ou por um possível empréstimo, visto que não tem minutos na Premier League.
4.

Enzo Barrenechea – Um nome que tem vindo a ser falado na imprensa desportiva é o de Enzo Barrenechea. O jovem médio defensivo do Aston Villa tem sido apontado ao Benfica, para colmatar uma possível saída de Florentino. O jogador esteve esta época no Valência, que procura mais um ano de empréstimo junto do clube da Premier League.
O argentino de 24 anos seria uma excelente substituição de Florentino. Barrenechea tem um estilo de jogo muito parecido ao número 61 das águias, embora um bocadinho mais tecnicista, mantém a segurança defensiva e estatuto de “Polvo”. Enzo está em todo o lado, ao mesmo tempo, servindo quase de “bombeiro” do Valência, sempre na cobertura dos seus colegas para limpar contra-ataques dos adversários.
Ao compararmos com Florentino, reparamos que o jovem médio argentino ganha praticamente os mesmos duelos que o português, tendo ambos ganho cerca de seis duelos por jogo. Em termos de bola no pé, Barrenechea tem uma maior taxa de passes acertados, passes chave e concretiza mais quatro passes por jogo que Florentino.
Os encarnados poderiam contratar Barrenechea por 10 milhões de euros ou mais.
3.

Anis Hadj Moussa – O extremo direito do Feyenoord é a opção do Benfica para tentar substituir Angél Di Maria. Moussa já tem recebido comparações a “Fideo”, pela sua tecnicidade e pelo seu mágico pé esquerdo.
Moussa é um jogador bastante técnico, sempre com um truque na manga. O argelino, tem um estilo muito parecido ao de Di Maria, sempre bem aberto na ala e a puxar para dentro para armar um cruzamento ou um remate, geralmente com muita curva. Pelo Feyenoord fez 41 jogos, marcou 11 vezes e assistiu 3, sempre a mostrar que não tem medo de ir para cima dos jogadores e encará-los num um para um.
Hadj Moussa seria uma grande contratação, que custaria acima dos 14 milhões de euros ao Benfica.
2.

Thiago Almada – O argentino será, muito provavelmente, uma das vedetas desta lista. De momento com Atlético de Madrid atrás, não será certamente uma contratação fácil e barata para o Benfica. O médio ofensivo do Lyon, tem atraído o futebol mundial desde que jogava pela MLS.
Pelo Benfica, Almada, seria certamente um excelente médio ofensivo que necessitaria de grande apoio atrás de si em termos defensivos. Felizmente se os encarnados contratassem o seu compatriota Barenechea, estaria mais que salvaguardado esse aspecto. Almada encaixaria perfeitamente num meio-campo com Barrenechea a 6 e Aursnes a 8, mais box-to-box.
Do jovem de 24 anos, poderíamos esperar uma excelente visão de jogo, com Almada a fazer cerca de dois passes chave por jogo e uma grande taxa de acerto nos seus passes, cerca de 95%.
Será uma contratação difícil que custaria cerca de 25 milhões de euros ou mais ao Benfica.
1.

João Félix – O melhor, geralmente, fica para o fim. O retorno do menino de ouro ao Estádio da Luz seria, certamente, muito bonito para os encarnados e muito “destrutivo” para os seus adversários.
A qualidade de João Félix é inigualável e caso estivesse de volta à liga e ao treinador que o fez crescer, seria o melhor jogador do campeonato, sem qualquer sombra de dúvida. Veria Félix com um papel muito semelhante ao que teve na época 18/19. A jogar como segundo avançado, atrás de Pavlidis.
Para os que muitos apelidam como maior “flop” do Seixal, o seu retorno poderia ser o relançar da carreira, para voltar mais forte aos grandes palcos da Europa. No entanto, caso a sua contratação fosse feita, a de Thiago Almada seria anulada, pois não necessitariam de dois jogadores para a mesma posição.
Por agora, é muito improvável que vá acontecer, mas se acontecer só existe uma mensagem possível para os adeptos e rivais: “Preparem-se”!