A consistência em detrimento da eficácia

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Como consequência dos maus resultados nesta fase inicial da temporada, o técnico encarnado sentiu necessidade de alterar o esquema tática da equipa. De um esquema que primava pela dinâmica ofensiva passou a apostar num meio campo mais consistente e capaz de assegurar uma maior segurança à linha defensiva. Porém, isso significa abdicar de um futebol elegante e vincadamente de ataque. É preciso perceber que marcar muitos golos e atacar com regularidade não é sinónimo de jogar bem. O jogo em si vai muito além daquilo que são as estatísticas dos golos marcados ou do número de ataques efectuados.

O Benfica do 4-4-2 tinha mais sucesso porque havia por norma um jogador que estava num forte momento de forma e que acabava por desequilibrar ofensivamente, mais do que propriamente aquilo que a equipa era capaz de construir. Talvez seja esse o maior problema da equipa este ano. Depende demasiado daquilo que Jonas ou Pizzi fazem.

Esta adaptação, com a inclusão de mais um médio criativo como Krovinovic e abdicando de um dos jogadores da frente, é uma tentativa de implementar a construção do jogo de forma faseada e a começar desde a defesa. Os dois jogadores, Pizzi e Krovinovic, vão permitir ter superioridade numérica no miolo do terreno, criar apoios aos laterais e ao mesmo tempo avançar no terreno, seja numa aproximação aos extremos ou mesmo numa incursão pelo meio. Da mesma forma que ofensivamente vai ganhar por depender menos da inspiração dos jogadores da frente, na defesa vai ganhar mais um jogador no apoio às tarefas defensivas, nomeadamente quando é necessário compensar as laterais aquando da subida no terreno de um dos laterais.

Contudo, e pela lógica normal, se por um lado ganha mais um jogador no meio campo, por outro perde a influência na área adversária, o que naturalmente resultará numa quebra da eficácia dos avançados. Primeiro porque apenas vai estar na área um jogador e segundo porque a bola chegará menos vezes e com menos esclarecimento a Jonas, Jiménez ou Seferovic.

Krovinovic apresenta-se como o principal candidato a ocupar a nova posição do meio campo Fonte: SL Benfica
Krovinovic apresenta-se como o principal candidato a ocupar a nova posição do meio campo
Fonte: SL Benfica

Os 72 golos marcados na temporada passada tornar-se-ão uma meta difícil de alcançar a jogar num sistema tático que conta apenas com três jogadores exclusivamente de ataque, bem como irá exigir ao avançado e aos extremos maior disponibilidade física para, caso seja necessário, pressionar a primeira linha de construção da equipa adversária. Sobretudo o jogador da frente, que se crê que nos próximos tempos continue a ser Jonas, ficará com um papel ingrato na estratégia da equipa.

Em qualquer tática, seja ela qual for, há pontos fortes e pontos fracos, no entanto é preciso é que em função das características dos jogadores que compõem o plantel o treinador saiba escolher o sistema que melhor se adequa à equipa. Rui Vitória apercebeu-se disso e optou pela consistência. Resta ver se a mudança não é apenas na forma como a equipa se dispõe em campo.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Real Madrid anuncia lista de convocados para a visita ao Benfica com uma baixa de peso

O Real Madrid revelou a lista dos 24 jogadores jogadores convocados para a primeira mão do playoff da Champions League frente ao Benfica.

Benfica em alerta: há 2 indiscutíveis em risco de castigo na Champions League

Nicolás Otamendi e Samuel Dahl estão em risco de serem castigados na Champions League, caso sejam admoestados com um cartão amarelo.

Antigo adjunto do Benfica perto de assumir histórico espanhol (ex-Vizela também está na corrida)

Fran Escribá é o nome favorito para assumir o comando do Real Valladolid. O técnico já passou pelo Benfica, como adjunto.

Al Ula de José Peseiro continua num bom caminho em direção à subida para a Liga Saudita

O Al Ula de José Peseiro conseguiu uma vitória importante por 3-1 na visita ao segundo classificado Al Diriyah.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança estreia-se em registo na sua carreira

Daniel Bragança marcou pela primeira vez na sua carreira um golo de cabeça, dando a vitória ao Sporting contra o Famalicão.

Imprensa espanhola volta a associar José Mourinho ao Real Madrid: «Uma chamada do Real Madrid poderia mudar tudo…»

José Mourinho vai enfrentar o Real Madrid ao serviço do Benfica. O técnico foi novamente associado aos espanhóis.

Martín Anselmi sofre quinta derrota consecutiva e Palmeiras de Abel Ferreira empata: Eis os resultados da noite no Brasil

O Botafogo perdeu por 2-1 frente ao Flamengo no Campeonato Carioca e o Palmeiras empatou a uma bola com o Guarani no Campeonato Paulista.