📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A ode de Leverkusen

- Advertisement -

benficaabenfica
Havia, por aquela altura, um intenso cheiro a Benfica. Benfica vivia-se, do Benfica se falava, pelo Benfica se sentia. Leverkusen traz o 15 de Março de 1994 agarrado à memória. Era um Benfica diferente, que se nos entrava pelo espírito e nos enchia a alma. Mais aos doentes, menos aos menos fanáticos, mas sempre numa partilha e comunhão que só agora parecem querer reaparecer. A ode do Ulrich Haberland empurra-nos para as lembranças de como o Benfica se fez grande, enorme, gigantesco no futebol europeu. Depois do 1-1 na Luz, a missão daquela equipa parecia quase impossível. Não nos esqueçamos de que o Bayer Leverkusen era, por esses tempos, uma das mais fortes equipas alemãs. Como ainda é hoje. Sem Mozer e sem Veloso, os benfiquistas agarravam-se ao Toni, aos emigrantes que saltitavam por entre as bancadas e à mística que, sem nunca ninguém saber explicar muito bem como e porquê e quando, se junta aos 11 em campo e os faz parecer 14. Dessa altura restam-nos os VHS gloriosamente guardados na prateleira para nos imbuirmos em benfiquismo sem ordem nem razão, nas palavras e nos sentimentos de quem por Leverkusen andou nessa mítica noite de Março. E nos 3-6 de Alvalade dois meses depois.

João Vieira Pinto e Isaías no histórico 4-4
João Vieira Pinto e Isaías no histórico 4-4

O desenrolar do jogo de loucos é por demais conhecido e não é por ele que aqui estou. Nem sequer pela eliminação aos pés do Parma, na meia-final. Estou, sim, pelo prazer que é poder dizer que, vinte anos depois da epopeia alemã, o Benfica europeu está de volta. O Benfica temido por quem lhe calha nos sorteios. Não o de Vigo, não o de Hamlstads. O de Leverkusen, o de Amesterdão, o de Turim, o de Newcastle, o de White Hart Lane. O que arrepia e nos faz sorrir a milhares de quilómetros de distância para muitos e a poucos metros para poucos. Poucos mas felizes por ali verem o Benfica de Ulrich Haberland. Que finalmente parece querer reerguer-se do nevoeiro em que esteve nestes vinte anos que se atravessaram desde então.

Serve isto, também, para não deixar de realçar a importância de o Benfica se mostrar e andar pela Liga dos Campeões. Sendo certo que o trabalho de Jorge Jesus é notável em ter chegado a duas finais da Liga Europa, o Benfica nasceu, cresceu e morrerá na Liga dos Campeões. É lá que temos de estar, é lá que temos de ser temidos. Sendo certo que o plantel não apresenta opções de qualidade e quantidade como na passada temporada, que não sirva isso para desculpar mais um possível fracasso na liga milionária. Jesus sabe-o, com certeza, apesar de o discurso focado no bicampeonato ser, até, compreensível. Mas também sabe da exigência europeia que as duas finais, embora perdidas, trouxeram. Que comece já hoje a corresponder à exigência. Queremos mais Ulrichs Haberlands, por favor.

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, FC Porto: Liga Portugal anuncia alteração na data e horário de 5 jogos

A Liga Portugal anunciou mudanças na data e horário de alguns jogos da Primeira Liga. Há alterações em dois duelos do FC Porto.

Pesadelo de Rodrygo continua: Avançado tem pior registo da história do Real Madrid

Rodrygo não marca um golo há 32 jogos pelo Real Madrid. Avançado brasileiro vive momento complicado.

Federação de Futebol do Egito apoia Mohamed Salah: «Nunca caminharás sozinho»

A Federação de Futebol Egípcia está a apoiar Mohamed Salah na polémica que envolve o atleta e Arne Slot. O jogador irá representar a seleção na CAN 2026.

Más notícias: Há mais um avançado no FC Porto com grave lesão no joelho

Brayan Caicedo, avançado do FC Porto B, sofreu uma lesão grave no joelho e falhará resto da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal conquista a prata no histórico Mundial de Futsal Feminino

Terminou o primeiro Mundial da história de Futsal Feminino, sob a organização da FIFA, e a seleção feminina de Portugal é a vice-campeã mundial.

E-Prix de São Paulo – O início em forma de caos

Jack Dennis (Andretti) regressou às vitórias desde Diriyah 2024, ao vencer o primeiro E-Prix da temporada 12, no Brasil.

WWE Deadline: Noite de surpresas e regressos em San Antonio

Cabia ao NXT organizar o último premium live event do ano da WWE, depois do Survivor Series, com o Deadline, evento caracterizado pelos tradicionais combates Iron Survivor, com regras únicas.