Primeira Liga, 1.ª jornada: terça-feira, 23 de setembro de 2025, 20h15.
A ANTEVISÃO: BENFICA JOGA A PRIMEIRA JORNADA NA ESTREIA DE JOSÉ MOURINHO NO ESTÁDIO DA LUZ
O confronto entre Benfica e Rio Ave continua a marcar um novo rumo no Benfica. A luz espera ser conquistada por José Mourinho, o primeiro jogo deu bons indicadores neste sentido já que o Benfica venceu por 3-0 o AVS SAD. O Rio Ave vem de duas derrotas seguidas, e este mau momento aliado ao entusiasmo à volta de Mourinho podem ser ingredientes “venenosos” para os vilacondenses.
O Benfica recebe o Rio Ave num encontro marcado por expectativas distintas para as duas equipas. Do lado encarnado, o grande trunfo está no regresso à Luz, apoiado pelo fator casa e pela entrada de um novo treinador. Apesar de ainda não existirem muitas dinâmicas enraizadas, a mudança técnica trouxe um ambiente mais positivo em torno do plantel e uma maior confiança na capacidade de extrair o melhor rendimento dos jogadores. Isso poderá refletir-se num jogo mais solto, ainda que longe da perfeição coletiva.
Já o Rio Ave chega à procura da sua primeira vitória na Liga, um objetivo que deve condicionar a abordagem ao encontro. A equipa vilacondense deverá manter os princípios que a caracterizam, privilegiando a progressão pelos corredores laterais, mas com uma postura mais cautelosa, tentando reduzir espaços entre linhas e explorar os momentos de transição. Athanasiou e Vrousai, dois dos melhores jogadores da equipa no que toca à progressão de bola, serão fundamentais nesse registo, ligando defesa e ataque e permitindo à equipa sair em bloco.
Essa cautela pode também potenciar o papel dos extremos de pé trocado, em particular André Luiz, cuja capacidade de finalização em situações de contra-ataque é uma das armas mais perigosas da equipa. Se o Rio Ave conseguir resistir à pressão inicial do Benfica e lançar os seus extremos com espaço, poderá criar dificuldades à defesa encarnada.
Assim, espera-se um duelo marcado pelo domínio territorial do Benfica e por um Rio Ave que vai tentar aproveitar um eventual espaço em campo aberto logo após a recuperação de bola.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Rio Ave não pontua na Luz desde a época 2005/06, na altura um empate 2-2.
- Desde a época 2015/16 o Rio Ave sofre 2 ou mais golos no estádio da Luz.
- Rio Ave é a segunda pior defesa do campeonato com 12 golos sofridos.
- O Benfica é a segunda melhor defesa do campeonato, com apenas dois golos sofridos.
- O Rio Ave é a equipa que mais permite remates ao adversário, 16.2 por jogo.
- Sotiris Silaidopoulos, o treinador do Rio Ave, tem apenas uma vitória como treinador principal de uma equipa sénior; vitória pelo Olympiacos por 4-0 contra o OFI.
- Clayton é o jogador da Liga que supera os seus xG pela maior margem (2.5).
- O Benfica é a equipa que mais realiza passes progressivos por jogo (54.2).
- O Benfica é a equipa que mais variações de centro de jogo faz por jogo 4.60.
- Existe um aproveitamento de 75% do Benfica em jogos contra o Rio Ave.
JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis (Benfica) – Com a chegada de Mourinho, Pavlidis voltou a mostrar rasgos das suas melhores características. O grego teve na Vila das Aves a oportunidade de fazer os movimentos que mais gosta, e a forma como se gosta de associar com os colegas pode ser fundamental contra o Rio Ave. A equipa de Vila do Conde não demonstra agressividade necessária e pode existir muito espaço para o avançado operar nas costas do meio campo do Rio Ave, ainda para mais se os defesas centrais do Rio Ave não têm comportamentos de encurtar o espaço entre linhas.

Clayton (Rio Ave) – Do lado do Rio Ave é também um avançado o jogador destaque. Como já mencionado acima o Clayton marcou mais 2.5 golos que o esperado, o melhor no campeonato a par de Djouhara do Arouca. O ponta de lança brasileiro teve um arranque muito bom tendo marcado 5 golos nos 3 primeiros jogos tendo perdido algum fôlego nos jogos contra Moreirense e FC Porto. Depois de ter sido ligado aos 3 grandes contra no verão Clayton vai querer com certeza voltar a mostrar-se num dos grandes palcos do nosso principal campeonato.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin; Dedic, António Silva, Otamendi e Obrador; Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Sudakov, Aursnes; Ivanovic e Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«Espero um adversário que é melhor do que os pontos que conquistaram até agora. Observámos o Rio Ave nos últimos jogos e, em vários jogos sobretudo os três primeiros, são muito melhor equipa do que os pontos traduzem. Vê-se perfeitamente que é uma equipa que tem treinador, organização, sabem o que querem. Têm vários bons jogadores».
Rio Ave: Mizta, Ntoi, Panzo, Abbey, Marios Vrousai, Nikos Athanasiou, Georgios Liavas, Brandon Aguilera, André Luiz, Dario Spikic e Clayton
Treinador: Sotiris Silaidopoulos
«José Mourinho? É uma motivação, sem dúvida. Nestes jogos, a motivação interna acaba por ser mais forte do que a interna. Encontrar um treinador tão icónico é muto especial. Na Grécia, costumamos dizer que há pessoas que são tocadas pelos deuses e Mourinho é uma delas. Vai ser um privilégio jogar contra ele».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-0 Rio Ave