📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Açorianos respiram, Benfiquistas sufocam | Benfica 1-1 Santa Clara

- Advertisement -

O Estádio da Luz foi palco de um jogo que tinha tudo para terminar com triunfo encarnado, mas que acabou com um empate amargo, a 1-1, para o Benfica. Frente ao Santa Clara, reduzido a dez desde a primeira parte, os encarnados dominaram, criaram ocasiões e até se adiantaram no marcador, mas um erro crasso de Otamendi nos descontos ofereceu o golo que permitiu aos açorianos sair de Lisboa com um ponto precioso.

O encontro começou com um Benfica em 4-4-2, imagem de marca de Bruno Lage, apostado em assumir o jogo desde cedo.

Pavlidis e Ivanovic procuraram espaços na frente, enquanto Richard Ríos (que ainda tarda em provar o seu valor), muito ativo no meio-campo, tentava romper a muralha visitante com remates de fora da área. O colombiano chegou a obrigar Gabriel Batista a defesas atentas e manteve índices de acerto elevados nos passes, mas a finalização encarnada teimava em não aparecer.

Seria este um aviso do que estava para acontecer?

Samuel Dahl e Brenner
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O jogo ganhou outro rumo aos 34 minutos, quando Paulo Victor viu cartão vermelho por uma entrada dura sobre Tomás Araújo. Inicialmente sancionada com amarelo, a falta acabou revista pelo VAR e deixou o Santa Clara em inferioridade numérica durante mais de uma hora de jogo.

Intenções à parte, o jogo parecia destinado.

Ainda assim, a equipa açoriana, organizada em bloco baixo com cinco defesas, mostrou estofo defensivo e conseguiu travar grande parte das tentativas do Benfica. O guarda-redes Gabriel Batista, sempre seguro, foi peça fundamental para manter a clean sheet até ao intervalo.

O Santa Clara estava a surpreender por se aguentarem de pé contra um Benfica que andava com a potência ligada. Talvez a pausa das seleções e a preparação para as Champions estejam na origem de umas águias fragilizadas.

Na segunda parte, os encarnados intensificaram a pressão e chegaram, finalmente, ao golo aos 59 minutos. Um livre lateral de Aursnes encontrou Otamendi na área, o argentino ganhou a bola no ar e obrigou Batista a defesa apertada. Na recarga, Pavlidis apareceu oportuno para empurrar para o 1-0, dando vantagem ao Benfica.

Parecia o desfecho natural do jogo. O Benfica estava em vantagem, com um homem a mais e o controlo da posse de bola no jogo.

Nicolás Otamendi Benfica
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

No entanto, nos instantes finais, a concentração vacilou. Já em tempo de compensação, Otamendi, que tinha sido decisivo no golo encarnado, transformou-se em vilão. Num atraso mal calculado, deixou a bola à mercê de Vinícius Lopes, que não perdoou e empatou a partida aos 92 minutos.

O erro do capitão encarnado caiu como um balde de água fria na Luz. O Benfica, que parecia ter o triunfo assegurado, acabou por ceder pontos de forma inesperada. Do outro lado, o Santa Clara festejou como uma vitória.

Mas este erro nada mais foi do que um resumo do que o Benfica estava a ser no jogo: apagado, a jogar para manter, e sem grande vontade de rematar à baliza e aumentar a distância no marcador.

Nas palavras do treinador, que mesmo assumindo a culpa, afirmou que só teve os jogadores todos disponíveis no dia anterior, fica a questão: estará o Benfica a depender de apenas alguns jogadores para criar uma ofensiva que faz tremer? E, se for esse caso, será uma boa tática para os encarnados?

Bruno Lage Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O campeonato ainda está no início, mas as oscilações do Benfica já se começam a mostrar. Sendo que o problema continua o mesmo: as coisas más acontecem, mas é sempre a mea culpa.

No rescaldo, fica a sensação de que o Benfica pagou caro pela ineficácia e pela falta de killer instinct para matar o jogo. O Santa Clara, mesmo com menos um, mostrou organização e solidez defensiva, levando da Luz um empate que sabe a ouro.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas define preço para vender Rafa Silva e dificulta negócio

O Besiktas exige 15 milhões de euros para vender Rafa Silva. Agente do jogador colocou proposta de três milhões em cima da mesa.

Suíça goleia e tem qualificação no bolso, Dinamarca lança Hjulmand e Froholdt, adia decisões e corre perigo e Bósnia e Herzegovina de Dedic continua...

Muitos jogos na qualificação europeia para o Mundial 2026. A Suíça está virtualmente qualificada e já pode celebrar com muita segurança.

Treinador da Ucrânia deixa Benfica em sobressalto: «Georgiy Sudakov tem uma lesão muito grave»

Georgiy Sudakov está lesionado e já abandonou a concentração da Ucrânia. Serhyi Rebrov deu más notícias ao Benfica.

Alerta vermelho no Benfica: Vangelis Pavlidis substituído na Grécia com muitas queixas no joelho

Vangelis Pavlidis deixou o relvado no Grécia x Escócia com queixas no joelho. Avançado do Benfica está lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal empata a uma bola com o País de Gales na Qualificação para o Europeu Sub-17

Portugal não foi para além do empate a uma bola frente ao País de Gales, na segunda jornada da Qualificação para o Europeu Sub-17.

Guarda-redes do Girona quer sair do clube em janeiro e agente revolta-se: «Abriu mão de uma grande quantia de dinheiro no Fenerbahçe e assinou...

Dominik Livakovic, guarda-redes croata emprestado pelo Fenerbahçe no início da temporada, quer sair do Girona já no mercado de janeiro.

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.