Águia aponta às estrelas | Benfica x Estrela da Amadora

- Advertisement -

Primeira Liga, 19ª jornada: domingo, 25 de janeiro de 2026, 18h.

A ANTEVISÃO: DEPOIS DE DERROTAS PESADAS, VIZINHOS CONSOLAM-SE: BENFICA QUER MANTER A PRESSÃO NO ATAQUE AO SEGUNDO LUGAR E ESTRELA QUER SOLIDIFICAR POSIÇÃO

De regresso de Turim, o Benfica continua a sua ‘caça aos rivais’ e, mesmo voando baixo, aponta às estrelas, ou melhor, à estrela solitária da Amadora. Do outro lado, vem um conjunto que se prepara para fugir à luta pela manutenção; mas não vêm de muito longe, que da Reboleira ao Estádio da Luz faz-se num instante. Assim vai o derby da linha azul do metro de Lisboa.

Condenada à perseguição ao segundo lugar, a equipa da Luz ganhou uma nova cara nos últimos jogos. Com as lesões de Enzo e Richard Ríos e com Manu ainda a ganhar ritmo, José Mourinho viu-se forçado a reimaginar o meio campo das águias. Com isto, Barreiro voltou a descer no terreno, Aursnes voltou, enfim, à sua posição natural e Sudakov completou o triângulo, jogando atrás do ponta de lança.

Daqui nascem algumas boas notícias para o Benfica: a tese de que Barreiro é segundo avançado caiu por terra- é um médio de chegada à área e de pressão homem a homem. Se, porventura, as suas características podem ser utilizadas mais à frente no campo, tendo em conta o treinador, é outra conversa. Construindo um duplo pivot com Aursnes, o Benfica consegue exercer uma boa pressão, pois ambos os jogadores estão disponíveis para saltar nos jogadores adversários, foi assim que o Benfica controlou o Rio Ave na primeira parte do jogo.

O facto de Sudakov regressar ao corredor central traz critério e pausa aos ataques do Benfica, não sendo tão apressado com bola, o conjunto de José Mourinho consegue ter mais paciência em encontrar espaços na defesa adversária. De notar que, como aconteceu em Turim, ter jogadores com melhor tomada de decisão e capacidade de reter bola em zonas avançadas do campo por si só não garante um ataque 100% funcional, é necessário instaurar dinâmicas e rotinas para colocar o sistema a funcionar. Cedo ou mais tarde, anticorpos vão existir contra este ‘novo’ Benfica, cabe a Mourinho tornar este ataque previsível, mas imparável.

Quanto ao Estrela, após um início de época que adivinhava mais uma luta árdua pela manutenção, fica na memória a decisão de apostar em João Nuno para o comando técnico. Desde então, o Estrela passou a tentar jogar um futebol mais positivo e obteve resultados que colocam o clube no 12º lugar, a cinco pontos da famosa ‘linha de água’.

Será interessante perceber, a curto prazo, como é que este Estrela se reinventa e se consegue realmente fugir aos últimos lugares – Kikas, melhor marcador da equipa, saiu este defeso para o Eupen, da segunda divisão belga. Sidny Lopes Cabral assinou, curiosamente, pelo Benfica. A juntar a isso, surgem as suspensões de Marcus Abraham e de Jovane Cabral para este jogo. Perante tais baixas, as segundas linhas de João Nuno têm uma oportunidade de ouro para mostrar serviço.

Acredito que João Nuno aborde o Benfica como abordou o Porto há menos de um mês: linhas subidas, a tentar condicionar a saída do adversário. Um ponto fulcral será também perceber como é que o ataque do Estrela se irá apresentar, tendo em conta as ausências já referidas; acredito na titularidade de Rodrigo Pinho, um avançado forte no apoio frontal e na ligação entre setores. Esta peça tornar-se-á importante no puzzle, caso o Estrela não consiga encontrar espaços para sair face à pressão encarnada; assim, uma opção a ter em conta é bater direto, à procura de um avançado-alvo.

Neste prisma, o duelo entre o avançado e Otamendi será fundamental para a equipa visitante conseguir reter a bola e enquadrar tanto os extremos (com missão de atacar a profundidade) e médios capazes com bola, especialmente Paulo Moreira, fugindo à pressão da equipa da casa. O árbitro nomeado é David Silva. 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Jogo a contar para a 19ª jornada do campeonato português.
  2. Abraham Marcus e Jovane Cabral são baixas na equipa da Amadora.
  3. A última vitória do Estrela da Amadora sobre o Benfica foi há quase 26 anos.
  4. O Benfica mantém invencibilidade no campeonato.
  5. A chegada de João Nuno ao Estrela teve efeitos positivos e a equipa foge à luta pela manutenção.
  6. Mesmo distantes na tabela, o Estrela da Amadora apenas tem mais um empate que o Benfica.
  7. Curiosamente, dos seis empates do Benfica no campeonato, quatro foram no Estádio da Luz.
  8. Sidney Lopes Cabral vai defrontar a sua antiga equipa, pela qual jogava há menos de um mês.
  9. É o primeiro encontro entre João Nuno e José Mourinho.
  10. Será o primeiro jogo do Estrela da Amadora desde a saída de Kikas, o melhor marcador da equipa esta temporada, até ao momento.

JOGADORES A TER EM CONTA

Georgiy Sudakov Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Heorhiy Sudakov – Depois de um estágio intensivo na ala esquerda, Sudakov regressou ao corredor central, atrás de Pavlidis, onde tem deixado boas exibições (principalmente em Vila do Conde). Ainda que o regresso de Rafa Silva venha dificultar este cenário, é neste papel onde Sudakov rende mais: no meio, entre linhas, como principal organizador da equipa. Sem entrar em comparações, há uma diferença notória quando o jogo do Benfica passa mais por médios como Richard Ríos ou por Sudakov. O ucraniano traz critério, muitas vezes é visto como um jogador que demora demasiado tempo para soltar, mas esse é o ponto: cada passe carrega uma ideia, do que vale passar a bola sem ter um objetivo em mente? Desbloqueando Sudakov no corredor central, o Benfica consegue ter posses mais prolongadas, o que será sempre benéfico em contexto interno, dada a diferença de qualidade individual do plantel encarnado para a maioria do resto da competição.

Paulo Moreira Estrela da Amadora
Ana Beles / Bola na Rede

Paulo Monteiro – É um médio de 25 anos que o Estrela da Amadora fez um bom trabalho ao ‘pescá-lo’ no Varzim. Dá critério e verticalidade ao jogo do Estrela e assume-se como peça importante no modelo de João Nuno. Assim o destaco porque tenho para mim que o Estrela vem à Luz jogar como jogou no Dragão, que é a querer disputar o jogo e sair do seu próprio bloco. Nessa ótica, vale realçar que o Benfica tenta quase sempre asfixiar o adversário pela pressão alta que exerce e por transições rápidas. Caso Paulo Moreira tenha liberdade para jogar, é através dele que a equipa da Amadora pode quebrar linhas e garantir tempo de posse de bola, num momento onde as principais opções de ataque saíram do clube ou estão indisponíveis para o jogo.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Sudakov, Sidny Lopes Cabral e Vangelis Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«Estamos a jogar muito bem em 80 metros, mas depois não fazemos os golos que deveríamos fazer».

Estrela da Amadora: Renan Ribeiro, Encada, Bernardo Schappo, Luan Patrick, Otavio, Robinho, Sola, Paulo Moreira, Stoica, Alisson Souza, Rodrigo Pinho

Treinador: João Nuno

«Vamos dar tudo para conseguir esses três pontos, mesmo sendo fora de casa, jogamos sempre para ganhar e acredito que o Estrela vai fazer um bom resultado.“».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-0 Estrela da Amadora

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Maurizio Sarri critica direção da Lazio e confessa: «Os rapazes disseram-me que querem sair porque não veem grandes ambições no clube»

Maurizio Sarri teceu críticas à direção da Lazio na conferência de imprensa após o empate com o Lecce para a Serie A.

Olheiro BnR | Alioune Ndoye

No ano de 2001, a cidade senegalesa de Rufisque foi o berço do mais recente herói da nossa cidade berço. A pequena cidade nos arredores de Dakar viu crescer Alioune Ndoye.

Antigo internacional irlandês refere que Ruben Amorim estava interessado num dos avançados da moda da Premier League

Clinton Morrison, nome histórico do Crystal Palace, afirmou que Ruben Amorim tinha interesse em Jean-Philippe Mateta e que chegou mesmo a encorajar o Manchester United a intensificar esforços pela sua contratação neste mercado.

Paulo Dybala novamente apontado ao Benfica pela imprensa italiana

O nome de Paulo Dybala está a ser apontado ao Benfica. O avançado internacional argentino está também na mira do AS Mónaco e do Como.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham quer Andy Robertson mas o treinador não fala de rumores: «À exceção de Ronaldo e Messi…»

Thomas Frank não confirmou o interesse do Tottenham em Andy Robertson. O técnico respondeu com humor na conferência de imprensa.

FC Porto está a avaliar a contratação de mais um médio para o plantel de Francesco Farioli

A contratação de um médio para Francesco Farioli não está descartada. O nome de Seko Fofana está em cima da mesa para o FC Porto.

Bruma e Manu Silva fora dos convocados de José Mourinho para a receção ao Estrela da Amadora

José Mourinho deixou Bruma e Manu Silva de fora dos convocados para o jogo do Benfica frente ao Estrela da Amadora.