Águias à conquista do Ribatejo | Alverca x Benfica

Primeira Liga, 4.ª jornada: sábado, 31 de agosto de 2025, 18h00

A ANTEVISÃO: BENFICA VISITA O RIBATEJO APÓS 22 ANOS

Depois de muitos anos, o Benfica regressa ao Complexo Desportivo do Alverca para defrontar o clube ribatejano na quarta jornada da Primeira Liga. A motivação é elevada para ambas as equipas, com os pupilos de Custódio Castro e Bruno Lage totalmente focados em melhorar a posição na tabela classificativa.

Apesar de jogar em casa, o Alverca parte como o menos cotado para o encontro, que representa um teste exigente para os recém-promovidos ao principal escalão do futebol português. Depois da derrota caseira frente ao SC Braga, por 0-3, chega agora o segundo desafio em casa, marcado pela ausência de Naves, expulso na última partida, na Reboleira, diante do Estrela da Amadora.

O técnico da equipa local abordou a antevisão com franqueza, afirmando que os seus homens analisaram todos os jogos do Benfica e que esperam que esta seja a primeira partida em que os encarnados concedam golos. O Alverca procura, ainda, a primeira vitória da temporada, depois de um empate e duas derrotas nas jornadas iniciais, lembrando-se que a última vez que conseguiu bater o Benfica foi em 2001, no Estádio da Luz, com um resultado histórico de 0-2.

Ora, o tal histórico recente dos confrontos mostra cinco jogos entre as duas equipas, com duas vitórias do FC Alverca e três derrotas, saldo de golos de 6-10. Já o Benfica apresenta um registo global favorável, contando com oito vitórias, um empate e três derrotas ao longo de todos os encontros frente aos ribatejanos.

Para os encarnados, a motivação vem também do sucesso recente na Liga dos Campeões, após garantirem o acesso à fase regular da prova milionária ao derrotarem o Fenerbahçe, por 1-0 no agregado. No campeonato, têm um jogo em atraso, adiado devido aos compromissos europeus, frente ao Rio Ave, que será disputado em setembro.

Bruno Lage deixou claro o foco da equipa, sublinhando que o objetivo é vencer todos os jogos do campeonato até à paragem e que a concentração e a motivação dos jogadores estão ao máximo, refletindo a ambição de alcançar os objetivos da época.

Assim, o Benfica vai entrar em Alverca com todas as intenções de somar mais três pontos, num encontro marcado para as 18h00 deste domingo, arbitrado por José Bessa.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Alverca ainda não ganhou nesta edição da Liga, somando um empate e duas derrotas.
  2. O Alverca perdeu o único jogo que realizou em casa nesta edição da Primeira Liga.
  3. O Alverca sofreu sempre dois ou mais golos nos três jogos disputados esta temporada.
  4. O Benfica venceu os dois jogos realizados nesta edição da Liga.
  5. No campeonato, entre a época passada e a presente, o Benfica não perde há 17 jogos.
  6. Nos sete jogos realizados esta temporada, o Benfica ainda não sofreu qualquer golo.
  7. O Benfica venceu os quatro últimos jogos realizados frente ao Alverca.
  8. O último jogo realizado entre as duas equipas em casa do Alverca foi em 2003/04, com vitória do Benfica por 0-2.
  9. Custódio Castro vai defrontar o Benfica pela primeira vez enquanto treinador, mas, enquanto jogador, jogou frente aos encarnados em 21 ocasiões, somando oito vitórias, quatro empates e nove derrotas, tendo apontado um golo – por sinal, histórico, nas meias-finais da Liga Europa em 2010/11, pelo SC Braga.
  10. Com quatro golos, Anderson Luiz é o melhor marcador dos duelos entre Alverca e Benfica.

JOGADORES A TER EM CONTA

Marezi Alverca
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Marezi – O avançado, internacional jovem pela Sérvia, parece ser um avançado que possa contar com a ambição de chegar aos 10 golos na Liga e render uns bons milhões ao Alverca. Apesar de não ser um prodígio técnico, impressiona pela capacidade de ser um jogador de 1,96m se movimentar com alguma agilidade, proteger bem a bola, finalizar com precisão e executar jogadas de forma relativamente cuidada. Mostra também bom sentido posicional dentro da área e consegue criar oportunidades tanto para si como para os colegas. O grande senão é a falta de velocidade na execução, que por vezes limita o seu impacto em contra-ataques ou em situações de pressão elevada, mas compensa com presença física e inteligência tática. A experiência e maturidade no jogo aéreo fazem dele uma referência em lances de bola parada e um alvo difícil para os defesas adversários, tal como Bruno Lage mencionou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

Benfica Vangelis Pavlidis
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – O atacante internacional grego não está a ter um início de época de sonho ou, pelo menos, ao nível que terminou a última temporada, isto em termos estatísticos (dois golos em sete jogos), mas é sempre um jogador a ter em atenção. Jogando sozinho na frente ou fazendo dupla com Franjo Ivanovic, será, por isso, sempre um avançado a ter em conta, sendo, aliás, o mais completo da Liga portuguesa. Parece-me que perde algum protagonismo com o croata ao lado, até porque lhe são pedidas outro tipo de coisas ao seu jogo, mas acredito que, com o tempo, se irá adaptar, tal como aconteceu na época transata, onde foi de menos a mais, à medida que a mesma foi avançando.

XI´s PROVÁVEIS

Alverca: Mateus; Steven Baseya; Sergi Gómez; Bastien Meupiyou; Gonçalo Esteves; Alex Amorim; Tomás Mendes; Isaac James; Cédric Nuozzi; Chiquinho; Marezi

Treinador: Custódio Castro

«Temos uma forma de abordar os jogos, uma filosofia e é dentro disso que vamos fazer. Temos completa noção das mais-valias do Benfica e da variabilidade que põe no jogo. Muito mais do que um sistema, importa a forma como olhamos para o jogo e enfrentamos o adversário. Sabemos a competência que precisamos para este jogo».

Benfica: Anatoliy Trubin; Amar Dedic; Nicolás Otamendi; António Silva; Samuel Dahl; Fredrik Aursnes; Enzo Barrenechea; Richard Ríos; Andreas Schjelderup; Franjo Ivanovic, Vangelis Pavlidis

Treinador: Bruno Lage

«O Alverca pareceu-me ser uma equipa muita interessante. Estamos à espera de uma linha de cinco, com dois alas muito largos. Dois médios para construir jogo e um ataque muito forte à profundidade. O ponta de lança sempre a puxar a linha dos centrais para trás. As oportunidades que ele criou, em particular no jogo em casa, são situações a controlar. Temos de ter uma postura de campeão para conseguirmos ser campeões».

PREVISÃO DE RESULTADO: Alverca 0-2 Benfica

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Wrexham AFC muito perto de garantir ex-Benfica por empréstimo

O Manchester City está a finalizar o empréstimo de Issa Kaboré ao Wrexham AFC. Clube joga na Segunda Liga de Inglaterra.

Ruben Amorim defendido por De Ligt: «A culpa é principalmente nossa»

Matthijs de Ligt defende Ruben Amorim. Defesa-central do Manchester United diz que a culpa é principalmente dos jogadores.

Andrea Belotti pode deixar Europa: O ponto de situação do ex-Benfica

Andrea Belotti está a ser pretendido no México. Pumas UNAM e Monterrey ponderam avançar para a contratação do avançado.

Fechado: Conrad Harder troca Sporting por Leipzig num pacote de 26 milhões de euros

O Leipzig fechou a contratação de Conrad Harder ao Sporting neste mercado. Pacote total a rondar os 26 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Erik ten Hag despedido do comando técnico do Bayer Leverkusen após 3 jogos

O Bayer Leverkusen despediu Erik ten Hag do comando técnico da equipa. O treinador neerlandês ficou apenas três jogos no clube alemão.

Victor Froholdt e William Gomes | Uma dupla de destaque

O médio Froholdt, que veio para ser titular, está a demonstrar o porquê de ter custado aos cofres portistas cerca de 20 milhões de euros.

Exclusivo: João Leal vai trocar o Penafiel pelo Fafe

João Leal vai deixar o Penafiel no fecho do mercado de transferências. O jovem avançado vai ser emprestado ao Fafe.