Águias à conquista do Ribatejo | Alverca x Benfica

Primeira Liga, 4.ª jornada: sábado, 31 de agosto de 2025, 18h00

A ANTEVISÃO: BENFICA VISITA O RIBATEJO APÓS 22 ANOS

Depois de muitos anos, o Benfica regressa ao Complexo Desportivo do Alverca para defrontar o clube ribatejano na quarta jornada da Primeira Liga. A motivação é elevada para ambas as equipas, com os pupilos de Custódio Castro e Bruno Lage totalmente focados em melhorar a posição na tabela classificativa.

Apesar de jogar em casa, o Alverca parte como o menos cotado para o encontro, que representa um teste exigente para os recém-promovidos ao principal escalão do futebol português. Depois da derrota caseira frente ao SC Braga, por 0-3, chega agora o segundo desafio em casa, marcado pela ausência de Naves, expulso na última partida, na Reboleira, diante do Estrela da Amadora.

O técnico da equipa local abordou a antevisão com franqueza, afirmando que os seus homens analisaram todos os jogos do Benfica e que esperam que esta seja a primeira partida em que os encarnados concedam golos. O Alverca procura, ainda, a primeira vitória da temporada, depois de um empate e duas derrotas nas jornadas iniciais, lembrando-se que a última vez que conseguiu bater o Benfica foi em 2001, no Estádio da Luz, com um resultado histórico de 0-2.

Ora, o tal histórico recente dos confrontos mostra cinco jogos entre as duas equipas, com duas vitórias do FC Alverca e três derrotas, saldo de golos de 6-10. Já o Benfica apresenta um registo global favorável, contando com oito vitórias, um empate e três derrotas ao longo de todos os encontros frente aos ribatejanos.

Para os encarnados, a motivação vem também do sucesso recente na Liga dos Campeões, após garantirem o acesso à fase regular da prova milionária ao derrotarem o Fenerbahçe, por 1-0 no agregado. No campeonato, têm um jogo em atraso, adiado devido aos compromissos europeus, frente ao Rio Ave, que será disputado em setembro.

Bruno Lage deixou claro o foco da equipa, sublinhando que o objetivo é vencer todos os jogos do campeonato até à paragem e que a concentração e a motivação dos jogadores estão ao máximo, refletindo a ambição de alcançar os objetivos da época.

Assim, o Benfica vai entrar em Alverca com todas as intenções de somar mais três pontos, num encontro marcado para as 18h00 deste domingo, arbitrado por José Bessa.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Alverca ainda não ganhou nesta edição da Liga, somando um empate e duas derrotas.
  2. O Alverca perdeu o único jogo que realizou em casa nesta edição da Primeira Liga.
  3. O Alverca sofreu sempre dois ou mais golos nos três jogos disputados esta temporada.
  4. O Benfica venceu os dois jogos realizados nesta edição da Liga.
  5. No campeonato, entre a época passada e a presente, o Benfica não perde há 17 jogos.
  6. Nos sete jogos realizados esta temporada, o Benfica ainda não sofreu qualquer golo.
  7. O Benfica venceu os quatro últimos jogos realizados frente ao Alverca.
  8. O último jogo realizado entre as duas equipas em casa do Alverca foi em 2003/04, com vitória do Benfica por 0-2.
  9. Custódio Castro vai defrontar o Benfica pela primeira vez enquanto treinador, mas, enquanto jogador, jogou frente aos encarnados em 21 ocasiões, somando oito vitórias, quatro empates e nove derrotas, tendo apontado um golo – por sinal, histórico, nas meias-finais da Liga Europa em 2010/11, pelo SC Braga.
  10. Com quatro golos, Anderson Luiz é o melhor marcador dos duelos entre Alverca e Benfica.

JOGADORES A TER EM CONTA

Marezi Alverca
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Marezi – O avançado, internacional jovem pela Sérvia, parece ser um avançado que possa contar com a ambição de chegar aos 10 golos na Liga e render uns bons milhões ao Alverca. Apesar de não ser um prodígio técnico, impressiona pela capacidade de ser um jogador de 1,96m se movimentar com alguma agilidade, proteger bem a bola, finalizar com precisão e executar jogadas de forma relativamente cuidada. Mostra também bom sentido posicional dentro da área e consegue criar oportunidades tanto para si como para os colegas. O grande senão é a falta de velocidade na execução, que por vezes limita o seu impacto em contra-ataques ou em situações de pressão elevada, mas compensa com presença física e inteligência tática. A experiência e maturidade no jogo aéreo fazem dele uma referência em lances de bola parada e um alvo difícil para os defesas adversários, tal como Bruno Lage mencionou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

Benfica Vangelis Pavlidis
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – O atacante internacional grego não está a ter um início de época de sonho ou, pelo menos, ao nível que terminou a última temporada, isto em termos estatísticos (dois golos em sete jogos), mas é sempre um jogador a ter em atenção. Jogando sozinho na frente ou fazendo dupla com Franjo Ivanovic, será, por isso, sempre um avançado a ter em conta, sendo, aliás, o mais completo da Liga portuguesa. Parece-me que perde algum protagonismo com o croata ao lado, até porque lhe são pedidas outro tipo de coisas ao seu jogo, mas acredito que, com o tempo, se irá adaptar, tal como aconteceu na época transata, onde foi de menos a mais, à medida que a mesma foi avançando.

XI´s PROVÁVEIS

Alverca: Mateus; Steven Baseya; Sergi Gómez; Bastien Meupiyou; Gonçalo Esteves; Alex Amorim; Tomás Mendes; Isaac James; Cédric Nuozzi; Chiquinho; Marezi

Treinador: Custódio Castro

«Temos uma forma de abordar os jogos, uma filosofia e é dentro disso que vamos fazer. Temos completa noção das mais-valias do Benfica e da variabilidade que põe no jogo. Muito mais do que um sistema, importa a forma como olhamos para o jogo e enfrentamos o adversário. Sabemos a competência que precisamos para este jogo».

Benfica: Anatoliy Trubin; Amar Dedic; Nicolás Otamendi; António Silva; Samuel Dahl; Fredrik Aursnes; Enzo Barrenechea; Richard Ríos; Andreas Schjelderup; Franjo Ivanovic, Vangelis Pavlidis

Treinador: Bruno Lage

«O Alverca pareceu-me ser uma equipa muita interessante. Estamos à espera de uma linha de cinco, com dois alas muito largos. Dois médios para construir jogo e um ataque muito forte à profundidade. O ponta de lança sempre a puxar a linha dos centrais para trás. As oportunidades que ele criou, em particular no jogo em casa, são situações a controlar. Temos de ter uma postura de campeão para conseguirmos ser campeões».

PREVISÃO DE RESULTADO: Alverca 0-2 Benfica

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot confirma baixas no Liverpool e faz a antevisão do jogo frente ao Chelsea: «Estamos a tentar encontrar formas de ser melhores»

Arne Slot deu declarações à imprensa antes do confronto frente ao Chelsea para a Premier League e revelou estados físicos de jogadores.

Como e onde ver a 3ª eliminatória da Taça de Portugal: eis os horários e todos os jogos com transmissão televisiva

Já são conhecidos os horários dos jogos com transmissão televisiva na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Não percas nenhuma informação.

Rodrigo Bentancur assina novo contrato com o Tottenham

O médio uruguaio, Rodrigo Bentancur, renovou contrato com o Tottenham, após 5 temporadas ao serviço do clube londrino.

Bayer Leverkusen prolonga contrato de Exequiel Palacios até 2030

O médio argentino, Exequiel Palacios, renovou contrato com o Bayer Leverkusen até 2030, depois de sete temporadas no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniele De Rossi rescinde com a AS Roma um ano depois de ser despedido

O antigo capitão da AS Roma, Daniele De Rossi treinou o clube entre janeiro e setembro de 2024 e só agora chegou a acordo para rescisão.

Já há estádio para o Celoricense x FC Porto da Taça de Portugal

O Celoricense x FC Porto, duelo da Taça de Portugal, será jogado em Barcelos. Jogo ficou marcado para o dia 18 de outubro, sábado.

Mudanças no futebol brasileiro: 2026 terá novo calendário e mudanças nas competições

A CBF anunciou, esta quarta-feira, mudanças que incluem um novo calendário, diminuição dos estaduais e aumento da duração do Brasileirão.