Alex Telles: doutorado em Lateral-esquerdismo com pós-graduação em Cruzamentos

- Advertisement -

 

Em semana de clássico, há rubricas com o cunho Bola na Rede que adquirem destaque nas redações de FC Porto e SL Benfica. “Jogador que mais admiro” do plantel adversário é uma delas e é no seu âmbito que escrevo sobre Alex Telles, na minha ótica, o melhor lateral-esquerdo a atuar em Portugal. Tem-no sido desde que chegou ao nosso país em 2016 para integrar o plantel azul e branco e tem-se revelado um dos melhores da Europa na sua posição.

Nada atesta a minha convicção como o facto de, pela quarta época consecutiva, o FC Porto não ter ninguém que sequer “mordisque” os calcanhares do brasileiro. É, quiçá, o único imprescindível do onze portista. Na primeira época de dragão ao peito esteve em 45 jogos, mimetizou esse número na segunda época e elevou-o para 53 na temporada transata. Esta (meia) época já leva 32 participações em jogos do vice-líder – que tem 37 jogos disputados.

Mérito de Alex Telles. A falta de uma alternativa ao ex-Galatasaray não é sintomática da incapacidade dos jogadores contratados para a posição; é, antes, um atestado da enorme competência do lateral de 27 anos. Tem tudo. É um lateral moderno que não descura as mais básicas competências de um defesa.

Importa ao jogo ofensivo portista uma enorme verticalidade e largura máxima, uma vez que se sente bem próximo das linhas – lateral e de baliza. Procura-as como poucos no nosso campeonato (melhor que muitos extremos). Ao contrário de Grimaldo, que preza o jogo interior (sobretudo com Cervi – um canhoto – na esquerda), Telles procura mais e melhor a linha de fundo.

O sistema do FC Porto permite-lhe fazê-lo, fruto dos três médios que garantem o jogo interior e do facto de ser um destro que habitualmente alinha como extremo na ala esquerda portista (Luis Díaz, por exemplo, “foge” muito da ala para dentro, dando esse espaço a Telles).

Na última jornada, em Setúbal, Telles apontou o seu sétimo golo da época – a mais produtiva da carreira do brasileiro
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Alex Telles procura também o acantonamento ofensivo esquerdo para tirar proveito de uma anormal capacidade de cruzamento. Cruza, bem, de qualquer ponto do terreno: mais atrasado, mais adiantado, mais dentro, mais fora, com mais espaço, com um, dois, três adversários “em cima”. De bola corrida e de bola parada, é do seu pé esquerdo que advém grande parte da ofensiva azul e branca.

Ataca muito e bem, sobe muito e bem, mas também defende e desce com qualidade. É também por aí que se diferencia de colegas de posição como Grimaldo, Acuña, Sequeira, entre outros bons laterais – uns de origem, outros adaptados – do nosso campeonato.

Alex Telles é muito forte nas transições defensivas. Quando a velocidade não o assiste, recorre à falta inteligentemente e com cuidado no timing e no local em que a comete. São raras as vezes em que o lateral portista permite uma transição rápida adversária. No momento defensivo, revela igualmente grandes atributos. Posiciona-se bem, regra geral, é forte e astuto no um-para-um defensivo e não costuma deixar-se bater nas bolas aéreas.

Aos atributos físicos, técnicos e táticos alia características pessoais de elevada importância: tem, de sobra, garra, crença e capacidade de luta e tem ainda alguma capacidade de liderança. Disputa todos os lances nos limites da agressividade desejável.

A tudo isto conjuga a enorme valia que lhe é reconhecida na cobrança de bolas paradas de todo o tipo. É dos melhores, se não o melhor, cobrador de livres diretos da Liga Portuguesa. Quando nada mais resulta ou quando o jogo coletivo falha, ter um elemento como Alex Telles dá um “jeitaço”.

Desde a chegada a terras lusitanas, foi titular e totalista nos oito clássicos realizados desde então. Não soma qualquer golo ou assistência em jogos frente ao SL Benfica, mas é sempre jogador em destaque. Espero que esse registo nulo se mantenha no sábado, mas desejo igualmente que Alex Telles corresponda aos seus pergaminhos de grande futebolista, porque um clássico é feito de e por jogadores da craveira do brasileiro.

Foto de capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

João Tralhão e o árbitro do Real Madrid x Benfica: «É um grande árbitro, que respeite o gigante que é o Real Madrid e...

João Tralhão realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Técnico comentou a nomeação de Slavko Vincic como árbitro para o encontro no Bernabéu.

João Tralhão e a hipótese de José Mourinho marcar presença no Bernabéu: «Não sei onde estará»

João Tralhão realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

O direito do Estrela da Amadora em vender bem

O Estrela da Amadora tem realizado várias vendas interessantes no mercado de transferências, captando a atenção para as suas movimentações.

João Tralhão projeta Real Madrid x Benfica: «Obviamente sabemos da complexidade do jogo»

João Tralhão realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges chama dois jogadores da equipa B para o treino do Sporting

O Sporting regressou aos treinos para preparar a receção ao Estoril Praia. Rui Borges chamou Rômulo Júnior e Samuel Justo da equipa B.

Tribunal confirma julgamento de Achraf Hakimi por alegado crime de violação

Achraf Hakimi vai ser julgado em tribunal por um alegado crime de violação, num caso que remonta a 2023.

Pedro Proença admite mudança dos formatos da Taça de Portugal e Supertaça Portuguesa

Pedro Proença apresentou aos sócios da FPF o Plano Estratégico para o organismo, delineado para o período entre 2024 e 2036.