Maldito Estigma! | SL Benfica x FC Porto

Benfica
Primeira Liga, 27.ª Jornada: Sexta-Feira, 18h00, 7 de Abril de 2023

ANTEVISÃO: TRÊS PONTOS COMO OBJECTIVO PRIMORDIAL – MAS NO CLÁSSICO Nº216 JOGA-SE MUITO MAIS QUE ISSO

«Vamos até à última» suspirou Sérgio Conceição para contextualizar sobre o boletim clínico alargado para o seu jogo da temporada, ostentando depois um português prático para desenvolver: «O Diogo [Costa] parece-me bem melhor, o Pepe também, o Evanilson não sabemos. O João Mário está com alguma dificuldade, o Zaidu parece-me um pouco melhor».

Ao Futebol Clube do Porto, faltam-lhe cinco titulares nas máximas capacidades. Por isso, na descida até Lisboa para jogar o futuro no campeonato, o cheiroso ‘Jogar à Porto’ – a morder calcanhares, a correr sempre mais que o adversário, a deixar o carrinho terminar mais além e numa luta inglória contra galifões fantasmagóricos como os moinhos de Quixote – terá máxima expressão naquele onze azul e branco que se apresentará espremido até ao tutano, no limite das suas forças.

Do outro lado, e sob o aplauso de 65 mil efusivas e histéricas almas, deslizará o aterrador Benfica de Roger Schmidt, um dos príncipes do futebol europeu em 2023, um conjunto que joga de olhos fechados e que parece não interpretar como obstáculos os jogos que para outras equipas se tornam hecatombes. O futebol espectáculo alia-se a uma impermeabilidade defensiva histórica que justifica todos e quaisquer elogios da imprensa portuguesa e internacional: se não há Rafa no desequilíbrio, há João Mário na definição, se não há a irreverência de Neres aparece a consistência de Fredrik, se não há Enzo surge um Chiquinho decisivo e se não há Florentino por alguma raridade cósmica logo tratam de entrar na atmosfera António Silva ou Otamendi, implacáveis na protecção a uma baliza onde Vlachodimos parece Buffon na maioria do tempo. Roger Schmidt mantém a postura cavalheiresca sempre que fala e recusa a assumir favoritismos ou vitórias adiantadas – e essa postura alavanca ainda mais o compromisso dos pupilos, que opinam do treinador alemão as melhores coisas.

Tanta diferença nas circunstâncias dos dois rivais deixaria antever, caso se invertessem os papéis, uma goleada das antigas. Sendo o Benfica quem tem menos a perder, sendo o Benfica quem está na mó de cima e tem uma realista possibilidade de humilhar o único inimigo histórico, o mais certo é a montanha parir um rato – que é assim que foi habituado o adepto de 40, 30, 20 ou 10 anos.

Só a vitória interessa, mas há algo mais a ganhar.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Ao fim de 251 jogos, o FC Porto argumenta a sua superioridade nas 100 vitórias conseguidas – os encarnados têm 89…
  2. Mas, naturalmente, na Luz manda o Benfica, que conseguiu 62 em 117 Clássicos disputados á margem do Tejo
  3. A maior vitória em casa é um esclarecedor… 12-2, na entusiasmante e memorável 1942-43, mas o resultado mais típico até é o empate, com dezasseis igualdades a um.
  4. A estatística benfiquista é penosa no novo milénio, seguindo a tendência originada na chegada de Pinto da Costa ao poder (1982) – desde 2000, os encarnados só venceram 15 dos 62 Clássicos; desde 2010, nove de 38.
  5. Estrondosa é, como remate final desta contagem, a informação de que dos últimos 20 Clássicos… o Benfica venceu três.
  6. Sérgio Conceição, no Porto desde 2017, chegou para fortalecer este registo: 15 Clássicos, nove triunfos – e entre o 1-2 de Bruno Lage em 18/19 e o 0-1 de Schmidt esta temporada, ficou outros nove jogos sem perder, com sete vitórias.
  7. Em plantéis com figuras quase eternas como Pepe ou Otamendi, é Rafa quem está no topo do ranking com mais Clássicos (14) e mais golos (3) de todos os integrantes, dum lado e doutro.
  8. Nunca no reinado de Pinto da Costa o FC Porto defrontou um Benfica a 10 pontos na tabela.
  9. Será o 10º clássico de Artur Soares – até agora, o Benfica só venceu… duas vezes nessas circunstâncias. E para provar esse desencontro, foi Soares Dias o juiz do 2-2 frente ao Sporting nesta temporada.
  10. Vencendo o FC Porto, pode o Benfica ser campeão na 30ª jornada, quando receber o… Sporting de Braga, o único carrasco até Abril. Poético.

JOGADORES A TER EM CONTA

Álex Grimaldo SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Grimaldo (SL Benfica) – O fumo cada vez mais espesso que sai das chaminés da comunicação social entranha-se pelo nariz benfiquista e não deixa grandes dúvidas: é a última época de águia ao peito para o espanhol, que acumulou na Luz momentos de génio com atitudes inenarráveis fora de campo. Tem no Clássico uma das derradeiras oportunidades de se despedir convenientemente do Terceiro Anel e para isso basta continuar a prolífica temporada que vem cumprindo. Às 13 assistências e cinco golos em 22/23 convém juntar uns pózinhos para cimentar a época de despedida como a melhor de sempre de Águia ao peito.

Porto x Braga Estádio Dragão Eustáquio Bayer
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Eustáquio (FC Porto) Andou na recente pausa internacional a aprender com o Bola de Ouro 2018 e descansou frente ao Portimonense – Stephen preparou o Clássico como nenhum outro. Talvez por flutuar ainda na memória a “despassarada” forma como se fez protagonista no jogo da primeira volta, quando assumiu vontade em ir tomar banho antes do intervalo, esta Sexta é o jogo duma vida para o médio canadiano. Ganas várias de se mostrar como gente à altura da rivalidade, soldado pronto a marchar na primeira linha contra o velho e pestilento inimigo e derrotar o fantasma que o tem atormentado até aqui na carreira (contra as Águias tem cinco derrotas em sete jogos). Tarefa hercúlea propõe-lhe Sérgio Conceição – no duplo-pivot ou mais puxado à direita, será sempre da sua responsabilidade fazer de Chiquinho e Aursnes apenas e só figuras de convite: se possível estáticos, sem influência na arquitectura das jogadas e tão impotentes que lhes restará a insinuação tímida como única via de colaboração com os colegas.

XI´s PROVÁVEIS

SL Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi e Grimaldo; Florentino, Chiquinho; João Mário, Rafa e Aursnes; Gonçalo Ramos

Treinador: Roger Schmidt

«Sabemos tudo sobre eles. Os pontos fortes no ataque, o estilo de jogo, como defendem. Não temos de estar focados num ponto forte em concreto. Temos de respeitar o adversário, mas especialmente acreditar em nós próprios e temos de estar muito concentrados. Essa tem sido a chave ao longo de toda a época. Tentamos sempre jogar na nossa forma, ajustando claro ao adversário, mas vamos jogar como o Benfica costuma jogar».

FC Porto: Diogo Costa; Pêpê, Pepe, Marcano e Zaidu; Otávio, Uribe, Eustáquio e Galeno; Evanilson e Taremi

Treinador: Sérgio Conceição

«A nível emocional, preparamos os jogos da mesma forma. O ambiente é um bocadinho diferente de um jogo normal, mas, quando o árbitro apita, esquecemo-nos de tudo o que está à nossa volta. Gostaria que muitos jogadores jogassem de tampões nos ouvidos para se concentrarem nas suas tarefas».

PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 3-1 FC Porto

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ana Borges já reagiu à grave lesão no Benfica: «Nem sempre a vida segue o rumo que idealizamos»

Ana Borges sofreu uma rutura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Internacional portuguesa já reagiu à lesão grave.

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.