SL Benfica 0-1 Real Sociedad de Fútbol: Banho de Bola

- Advertisement -
Benfica

O SL Benfica morreu ontem na Liga dos Campeões. Na vida, há quem procure constantemente por sinais. O trânsito já é fiel destas cerimónias – não foi isso. As nuvens fecharam as cortinas e choraram como se luto prematuro fizessem. Algo não batia certo. Num jogo tão importante da prova multimilionária, em que o Benfica já vinha de duas derrotas, agarrar os três pontos seria fundamental. Esperavam, portanto, um bom Inferno da Luz, porém acabou por ser dos maus. Um pesadelo. A águia Vitória voou, mas só por formalidade.

Onde uma porta se fecha abre-se uma janela. Onde a vida acaba, outra começa. Onde o Benfica faleceu a Real Sociedad transcendeu-se. Desde o primeiro minuto de jogo, a família basca impôs a sua identidade. Vieram para jogar. A Real Sociedad realizou uma construção sublime em ataque organizado. Embora estarem em inferioridade numérica no meio-campo, atraíam o Benfica em várias formas (passe curto e variações de flanco) para depois combinar no centro do terreno. Ou seja, desajustavam a estrutura adversária com frequência e inventavam espaços. Zubimendi e Mikel Merino foram patrões. Impossível esquecer Kubo, que absurdo.

Benfica Real Sociedad
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Se com bola jogavam, sem bola não deixavam jogar. Adotaram uma pressão altíssima no portador, agressividade nos duelos/segundas bolas e mostraram uma ótima reação à perda. Ao longo da partida, o Benfica via jogar, não conseguia ter posse e quando tinha dificilmente chegava a áreas de perigo. Tendo em conta o que se viu, naturalmente não acabou bem para os encarnados.

De acordo com o jornalista Giuseppe Pastore, o Benfica é a primeira equipa cabeça de série que termina a primeira volta da fase de grupos com zero vitórias e zero golos marcados. Pensemos. A última edição do Benfica na Champions foi fortíssima, reforçou bem o plantel, houve mais tempo para Roger Schmidt melhorar dinâmicas e conectar-se com a equipa e o grupo deste ano é muito mais acessível.

João Mário num jogo da Liga dos Campeões
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Então como se explica esta quebra de rendimento e de resultados na Champions? Contra o RB Salzburg parece-me ter sido fator psicológico devido aos primeiros 15 minutos. Acusou pressão, construiu depois várias oportunidades para dar a volta, mas faltou eficácia. Perante o Inter Milão, adversário com outras armas, Trubin salvou o Benfica de uma feia goleada. E agora diante da Real Sociedade em casa, era obrigação ganhar para proteger o sonho.

Não há desculpas. É imperial assumir responsabilidade, identificar os problemas e trabalhar. Continuar na Liga dos Campeões seria puro milagre. O importante é não ir abaixo e fazer melhor figura nos próximos jogos. Depois agarra-se na calculadora.

No entanto, mesmo que o Benfica vá jogar a lutar pela Liga dos Campeões, é um disfarce. Estará a lutar pela Liga Europa.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica apresenta queixa junto da Liga por insultos de adeptos do Sporting no hall VIP do Estádio de Alvalade

O Benfica apresentou queixa por insultos contra Rui Costa, José Mourinho e a equipa. Encarnados insultados por adeptos do Sporting.

Lesões não trazem problemas: José Mourinho lança 3 jogadores recém-recuperados no onze do Benfica para o Dérbi diante do Sporting

O Benfica vai a jogo contra o Sporting esta tarde, na 30.ª jornada da Primeira Liga. Tomás Araújo, Richard Ríos e Fredrik Aursnes no onze.

Arouca vence e coloca a manutenção do Estrela da Amadora em risco

Na 30.ª jornada da Primeira Liga, o Arouca recebeu e bateu o Estrela da Amadora por uma bola a zero, com um golo de Tiago Esgaio.

Franjo Ivanovic titular no Sporting x Benfica: há quanto tempo o croata não alinhava de início pelas águias?

A grande novidade de José Mourinho no onze do Benfica é Franjo Ivanovic. Avançado ainda não foi titular em 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas fica mais longe do acesso à Europa League com derrota na visita ao Samsunspor

O Samsunspor venceu o Besiktas por 2-1, num encontro da 30.ª jornada da Liga Turca. Jota Silva e Afonso Sousa estiveram em ação.

Eis os suplentes no banco e prontos a entrar no Dérbi entre Sporting e Benfica

O Sporting e o Benfica já deram a conhecer os onzes oficiais, mas também os bancos. Conhece as opções dos dois treinadores para lançar ao longo do jogo.

Sporting x Benfica vai começar com atraso: eis a nova hora para o início do jogo

O Sporting x Benfica vai começar mais tarde que o previsto. Apito inicial do encontro marcado para as 18h15.