SL Benfica B: Que não seja como começa…

- Advertisement -
Benfica

Esperava-se (mais) uma época conturbada da equipa B do Sport Lisboa e Benfica e os quatro primeiros jogos da Segunda Liga parecem comprovar alguns dos receios que circundavam esta equipa ainda antes do início da competição.

A vitória perante o CD Mafra (3-2) ainda afastou algumas das preocupações, mas a incapacidade demonstrada nos três jogos seguintes (duas derrotas e um empate) deram alguma razão de ser às dúvidas dos adeptos.

Num ano de grande mutação, após a saída de algumas peças dos bês encarnados da temporada transata (como Cher Ndour ou Diego Moreira) e com a mudança na equipa técnica, com o regresso de Nélson Veríssimo, seria sempre difícil encarrilar a equipa “às primeiras”.

No entanto, não é expectável que uma equipa que, ainda que transfigurada, tem um considerável leque de talentos ofensivos, demonstre tanta incapacidade para criar oportunidades de golo e manter um fio de jogo condizente com o que se espera de uma qualquer equipa do SL Benfica.

Tratam-se de jogadores de grande vocação ofensiva, habituadas a ter bola, que apresentam demasiadas vezes incapacidade para defrontar equipas mais batidas, que proliferam no segundo escalão do futebol português. É verdade que o adro ainda agora saiu da igreja e que (ainda) não há razões para total alarmismo. É verdade, igualmente, que vencer não é o primordial objetivo da equipa B encarnada. Não é menos verdade, porém, que uma senda de maus resultados nunca será benéfica para a confiança e para o crescimento dos jogadores.

Os maus resultados provocam instabilidade, a instabilidade provoca queda de produção. A estagnação destes jovens jogadores não se torna um dado adquirido, mas fica muito mais perto de ser uma realidade.

Para garantir a evolução contínua (dentro do padrão de evolução de cada jogador), o SL Benfica deve garantir a permanência num patamar competitivo que permita essa evolução (Segunda Liga) – o que implica obter resultados positivos – e o crescimento de treino para treino e de jogo para jogo dos seus jovens. O que, com resultados e exibições como os recentes, se torna muito mais difícil de alcançar.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Relatório Tático: FC Porto x Manchester City | 1.ª jornada da fase de liga da Champions League

O FC Porto perdeu com o Manchester City por 2-0. Fica com o meu relatório tático do encontro da 1.ª jornada da fase de liga da Champions League.

Enzo Fernández rumou ao Manchester City mas… o seu destino preferido era outro

Enzo Fernández trocou o Chelsea pelo Manchester City neste mercado. O argentino procurou uma mudança para o Real Madrid.

Juventus: há novidades importantes sobre o futuro de Francisco Conceição

Francisco Conceição deverá ser alvo nas próximas semanas de uma proposta de renovação de contrato por parte da Juventus.

Ainda te lembras de Anthony Martial? Pode regressar à Europa pelas portas de um histórico

Anthony Martial está atualmente livre no mercado. O avançado foi recentemente oferecido ao Málaga, que está avaliar a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting trava Galatasaray no último segundo para a Youth League

O Sporting e o Galatasaray empataram a uma bola durante esta quarta-feira, num encontro para a primeira jornada da Youth League.

Mário Silva é o novo treinador do campeão tailandês

Buriram United anunciou Mário Silva como novo treinador. O português já venceu o primeiro jogo pelo novo clube.

Hakim Ziyech chega ao Brasil para assinar com o Botafogo

Hakim Ziyech já se encontra no Brasil para assinar com o Botafogo. O médio marroquino rescindiu o seu contrato com o Wydad AC.