SL Benfica B: Que não seja como começa…

- Advertisement -
Benfica

Esperava-se (mais) uma época conturbada da equipa B do Sport Lisboa e Benfica e os quatro primeiros jogos da Segunda Liga parecem comprovar alguns dos receios que circundavam esta equipa ainda antes do início da competição.

A vitória perante o CD Mafra (3-2) ainda afastou algumas das preocupações, mas a incapacidade demonstrada nos três jogos seguintes (duas derrotas e um empate) deram alguma razão de ser às dúvidas dos adeptos.

Num ano de grande mutação, após a saída de algumas peças dos bês encarnados da temporada transata (como Cher Ndour ou Diego Moreira) e com a mudança na equipa técnica, com o regresso de Nélson Veríssimo, seria sempre difícil encarrilar a equipa “às primeiras”.

No entanto, não é expectável que uma equipa que, ainda que transfigurada, tem um considerável leque de talentos ofensivos, demonstre tanta incapacidade para criar oportunidades de golo e manter um fio de jogo condizente com o que se espera de uma qualquer equipa do SL Benfica.

Tratam-se de jogadores de grande vocação ofensiva, habituadas a ter bola, que apresentam demasiadas vezes incapacidade para defrontar equipas mais batidas, que proliferam no segundo escalão do futebol português. É verdade que o adro ainda agora saiu da igreja e que (ainda) não há razões para total alarmismo. É verdade, igualmente, que vencer não é o primordial objetivo da equipa B encarnada. Não é menos verdade, porém, que uma senda de maus resultados nunca será benéfica para a confiança e para o crescimento dos jogadores.

Os maus resultados provocam instabilidade, a instabilidade provoca queda de produção. A estagnação destes jovens jogadores não se torna um dado adquirido, mas fica muito mais perto de ser uma realidade.

Para garantir a evolução contínua (dentro do padrão de evolução de cada jogador), o SL Benfica deve garantir a permanência num patamar competitivo que permita essa evolução (Segunda Liga) – o que implica obter resultados positivos – e o crescimento de treino para treino e de jogo para jogo dos seus jovens. O que, com resultados e exibições como os recentes, se torna muito mais difícil de alcançar.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto quer fechar já Santi Giménez: o que diz Fabrizio Romano sobre o negócio

O FC Porto está a tentar garantir a contratação de Santi Giménez por empréstimo do AC Milan e vai avançar com uma oferta.

Yanis Begraoui ainda pode sair do Estoril Praia: histórico da Serie A está interessado e equipa da Linha define valor de venda

Yanis Begraoui ainda pode deixar o Estoril Praia neste mercado de transferências. O avançado interessa à Lazio.

FC Porto fez um último esforço e pode receber mais do que 50 milhões de euros por Rodrigo Mora: eis a razão

Está tudo fechado para a contratação de Rodrigo Mora por parte da AS Roma neste mercado de transferências ao FC Porto.

Marco Silva analisa Georgiy Sudakov: «Percebo que ainda não fez uma exibição de encher o olho»

Georgiy Sudakov foi um dos nomes analisados por Marco Silva, depois da vitória do Benfica contra o Casa Pia por 7-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva sobre Anatoliy Trubin: «Quero-o chateado e a demonstrar»

Marco Silva falou sobre Anatoliy Trubin, que voltou a ser suplente não utilizado pelo Benfica, desta vez contra o Casa Pia.

Marco Silva e o possível interesse em jogador do Benfica: «Não temo absolutamente nada»

Marco Silva está tranquilo em relação ao aumento de interessados em Vangelis Pavlidis, depois de o grego ter marcado três golos ao Casa Pia.

Marco Silva em alerta: «Eu não mando recados aos jogadores. Tenho de ter cuidado, já percebi, jogar o jogo que aqui se joga»

Marco Silva afirmou que não envia qualquer recado aos jogadores do Benfica e que a maioria não assiste às conferências de imprensa.