SL Benfica B: Que não seja como começa…

- Advertisement -
Benfica

Esperava-se (mais) uma época conturbada da equipa B do Sport Lisboa e Benfica e os quatro primeiros jogos da Segunda Liga parecem comprovar alguns dos receios que circundavam esta equipa ainda antes do início da competição.

A vitória perante o CD Mafra (3-2) ainda afastou algumas das preocupações, mas a incapacidade demonstrada nos três jogos seguintes (duas derrotas e um empate) deram alguma razão de ser às dúvidas dos adeptos.

Num ano de grande mutação, após a saída de algumas peças dos bês encarnados da temporada transata (como Cher Ndour ou Diego Moreira) e com a mudança na equipa técnica, com o regresso de Nélson Veríssimo, seria sempre difícil encarrilar a equipa “às primeiras”.

No entanto, não é expectável que uma equipa que, ainda que transfigurada, tem um considerável leque de talentos ofensivos, demonstre tanta incapacidade para criar oportunidades de golo e manter um fio de jogo condizente com o que se espera de uma qualquer equipa do SL Benfica.

Tratam-se de jogadores de grande vocação ofensiva, habituadas a ter bola, que apresentam demasiadas vezes incapacidade para defrontar equipas mais batidas, que proliferam no segundo escalão do futebol português. É verdade que o adro ainda agora saiu da igreja e que (ainda) não há razões para total alarmismo. É verdade, igualmente, que vencer não é o primordial objetivo da equipa B encarnada. Não é menos verdade, porém, que uma senda de maus resultados nunca será benéfica para a confiança e para o crescimento dos jogadores.

Os maus resultados provocam instabilidade, a instabilidade provoca queda de produção. A estagnação destes jovens jogadores não se torna um dado adquirido, mas fica muito mais perto de ser uma realidade.

Para garantir a evolução contínua (dentro do padrão de evolução de cada jogador), o SL Benfica deve garantir a permanência num patamar competitivo que permita essa evolução (Segunda Liga) – o que implica obter resultados positivos – e o crescimento de treino para treino e de jogo para jogo dos seus jovens. O que, com resultados e exibições como os recentes, se torna muito mais difícil de alcançar.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle junta Richard Ríos a médio do FC Porto na lista de alvos para o meio-campo

O Newcastle quer encontrar um substituto para Bruno Guimarães. Richard Ríos, médio do Benfica, está na lista dos magpies.

A grande surpresa do Benfica para o jogo frente ao Hearts

O Benfica vai enfrentar o Hearts a partir das 20 horas desta quinta-feira, num encontro realizado no Estádio da Luz.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Benfica x Hearts da Europa League

O Benfica recebe o Hearts na 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Marco Silva não inventa: o substituto de António Silva no onze do Benfica

O Benfica realiza o primeiro jogo da temporada sem poder contar com António Silva, que foi vendido ao Bournemouth.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni oficialmente de volta: o estatuto do argentino na ficha de jogo do Benfica x Hearts

Gianluca Prestianni voltou a ser convocado pelo Benfica para uma partida relativa a competições europeias, depois de cumprir o castigo da UEFA.

Benfica x Hearts: eis os onzes iniciais para a partida da Europa League

O Benfica e o Hearts entram em campo a partir das 20 horas desta quinta-feira, num encontro relativo à Europa League.

Sunderland disposto a apresentar proposta de 40 milhões de euros por avançado do Sporting

O Sunderland quer fechar a contratação de Geny Catamo. Extremo moçambicano é visto como chave pelo Sporting, que não quer vender.