Uma questão de prioridades | SL Benfica

Benfica

Nos últimos dias, a imprensa desportiva internacional voltou a associar o nome de Orkun Kokcu ao Sport Lisboa e Benfica. O médio turco de 22 anos tem sido um dos destaques da equipa do Feyenoord que é líder destacado do campeonato holandês e está nos quartos de final da Liga Europa, e foi um dos nomes apontados pela comunicação social para ocupar a vaga deixada por Enzo Fernández.

Orkun Kokcu tem um valor de mercado avaliado em 40 milhões de euros, valor que a generalidade dos adeptos considera bastante elevado e acima das possibilidades de um clube como o Benfica.

Na generalidade dos casos, eu não costumo falar sobre rumores de transferências, mas, no entanto, eu creio que existe a possibilidade do Benfica poder correr esse risco. Como tal, irei aqui explicar todos os parâmetros e circunstâncias que creio tornar este eventual negócio num cenário possível.

A posição de número oito ficou depenada no plantel com a venda de Enzo Fernández à beira do fecho do mercado de Inverno. E apesar de Chiquinho estar a dar uma resposta muito positiva à venda do internacional argentino, não deixo de achar que esta posição é a prioridade a reforçar no próximo mercado.

Sendo a posição de número 8 fundamental no sistema táctico de Roger Schmidt, esta deve ser reforçada por alguém de qualidade indiscutível, que tenha capacidade para integrar o onze titular no imediato, o que, certamente, irá fazer com que o Benfica tenha de abrir os cordões à bolsa.

As restantes posições no plantel só deverão ser reforçadas caso saia algum jogador. Nesse sentido, o Benfica tem dois jogadores titulares que estão em final de contrato: Nicolás Otamendi e Alex Grimaldo. No caso da saída do campeão mundial, o Benfica tem a posição salvaguardada com jogadores como Morato, Tomás Araújo e João Victor.

No caso da saída do lateral espanhol, o Benfica teria também de investir algum dinheiro para trazer um substituto de qualidade para assumir a titularidade. Mesmo assim, pressupondo que no próximo mercado o Benfica gastasse 40 milhões de euros no Kokcu, mais 10/15 milhões num lateral-esquerdo, o Benfica ainda gastaria menos dinheiro em reforços do que na maioria das épocas anteriores.

Outro factor a ter em conta é que nas épocas anteriores, o Benfica investiu gastou muito dinheiro em jogadores que em muitos destes casos, chegaram ao Benfica rotulados de craques, mas que não corresponderam às expectativas que a Direcção e os adeptos depositaram neles.

Juntos, jogadores como Nicolás Castillo, Gabriel Pires, Raúl de Tomás, Everton, Pedrinho, Luca Waldschmidt e Roman Yaremchuk custaram mais de 100 milhões de euros aos cofres encarnados e nenhum deles justificou o dinheiro investido, sendo que a maioria destes jogadores já se desvincularam do clube sem deixar saudades.

Para além disso, havia aquele mau hábito do Benfica contratar jogadores todos os anos apenas com o pretexto de ir rodando por vários clubes até darem lucro financeiro, o que fazia com que o Benfica todas as épocas tivesse muito dinheiro empatado em salários de jogadores que não tinham qualidade para a equipa principal. Felizmente, esta tendência de negócio tem vindo a diminuir, o que ajuda a aliviar a massa salarial do clube.

Posto isto, a moral da história é que não existem jogadores caros, mas existem jogadores que não rendem. Kokcu é um jogador que teria capacidade para acrescentar mais-valia ao Benfica no imediato e existindo essa possibilidade, o Benfica deveria fazer um esforço para o contratar.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Welcome to Portuguese League | Estrela da Amadora x Alverca

Não foi preciso esperar muito tempo para, no mesmo palco, ver a representação extremada do surrealismo que por vezes a Primeira Liga nos presenteia. O Estrela da Amadora x Alverca teve de tudo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.