SL Benfica | Regresso ao futuro com os olhos no passado

Benfica

O Sport Lisboa e Benfica regressa este domingo à competição, depois de mais uma (a última da época) paragem para compromissos internacionais. Em Vila do Conde, no mítico Estádio dos Arcos, os encarnados vão procurar bater o Rio Ave FC e, pelo menos, manter a vantagem de dez pontos para o FC Porto, que visita a Luz na sexta-feira seguinte. Em qualquer condição, a visita aos Arcos é sempre difícil. Com um Rio Ave FC em forma, como tem estado, bem classificado, como está, e a causar dificuldades a todos os visitantes, como tem causado (recordar que os dragões perderam em Vila do Conde, por exemplo), a partida reveste-se de uma dificuldade ainda mais superlativa.

Como tal, independentemente do posicionamento da partida no calendário, este seria sempre um confronto a encarar com a máxima responsabilidade. No entanto, há um fator extra que coloca ainda mais tónica na necessidade de as águias olharam apenas e só para este jogo e olharem com toda a atenção: nos dois anteriores regressos à Primeira Liga após as pausas para jogos de seleções, o SL Benfica não venceu e nem sequer marcou (nulo em Guimarães e derrota por 3-0 em Braga).

Agora, os encarnados regressam de novo com uma partida fora frente a um top-8 e a um histórico da competição. Além disso, mais uma vez, os líderes do campeonato ficaram bastante desfalcados nos trabalhos realizados nesta semana e meia que passou, com baixas em todos os setores. Retomar a carburação da máquina, com a mesma rotação ofensiva, será um desafio adicional que o desafio já de si complicado encerra.

Já com dois avisos, é crível que Roger Schmidt e a sua equipa técnica estejam muito mais e melhor preparados para contornar aquela que tem sido uma das poucas debilidades da turma benfiquista esta temporada. De resto, a substituição de Florentino na última partida, quando se pensava, de forma generalizada, que o português iria forçar o amarelo, ficando premeditadamente indisponível para o jogo em Vila do Conde, mostra a forma séria como Schmidt encara a partida.

Para o técnico alemão, o respeito para com a partida com o Rio Ave FC é o respeito para com a partida com qualquer outra equipa. O germânico claramente só está a pensar na próxima partida, em vez de pensar dois jogos à frente. O clássico logo se vê. E, sinceramente, parece-me a filosofia correta. O jogo mais importante da época benfiquista, neste momento, é o próximo, em Vila do Conde, e todos são necessários para vencer essa partida.

E, diga-se, com tanta gente convocada para as suas seleções e com Florentino desconvocado, teria sido um risco desnecessário ter Florentino a forçar o amarelo e ficar fora das opções para o jogo deste domingo, sobretudo sendo dos poucos que iria ficar a trabalhar com Schmidt e com o (que sobrava do) plantel encarnado. Com a cautela a que nos tem habituado, Schmidt preferiu não preterir de Florentino para o embate com o Rio Ave FC. E isso, volto a sublinhar, é prova cabal de que, para o treinador do SL Benfica, não há partida mais importante no horizonte benfiquista, neste momento, do que o confronto com os vila-condenses.

Está, claramente, avisado. Resta saber se estar de sobreaviso chegará para vencer nos Arcos e manter a diferença pontual para o segundo classificado. Sabê-lo-emos cerca das 20h de domingo.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

José Morais brilha na Champions League Asiática e Pedro Martins é derrotado

O Al Wahda de José Morais venceu o Al Ittihad por 2-1 na Champions League Asiática. Pedro Martins e o Al Gharafa foram derrotados.

Não é só Jeremiah St. Juste: Sporting B tem mais um excedentário no plantel que soma 0 minutos

O Sporting B já participou em algumas partidas esta temporada, mas Mateo Tanlongo não foi opção para João Gião.

Atenção, Barcelona: Premier League ao ataque por jovem promessa dos catalães

Marc Bernal regressou recentemente de lesão e está de volta ao plantel do Barcelona. Há equipas da Premier League interessadas no espanhol.

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.