Champions League, Fase de Liga: terça feira, 16 de setembro de 2025, 20:00.
A ANTEVISÃO: BENFICA QUER VOLTAR A SORRIR, QARABAG SONHA COMO PODE
Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária. O Qarabag, sonha como pode fora de portas, o seu objetivo principal na competição já foi atingido, mas pode surpreender?
O Benfica tem um calendário de Champions competitivo e desafiador, ou, para os adeptos mais pessimistas, aterrador. Acentua-se ainda mais até se pensarmos nos jogos para o campeonato existentes entre os jogos da Champions- ir a Londres a meio da semana e acabar no Porto ao fim de semana dá um bom itinerário para férias, mas é mais cansativo quando se vai jogar à bola.
Não obstante, enfrenta logo de início o seu adversário mais fraco (com todo o respeito) nesta fase de liga. É aqui que têm que estar os primeiros três pontos. Aliás, numa situação ideal, o título deste artigo até seria “demonstração de força” e a narrativa do mesmo seria que este jogo teria que ser a prova que o Benfica dava a Portugal e à Europa que está aqui para competir e para ganhar, dado o investimento que realizou no mais recente defeso e na qualidade individual que dispõe. No entanto, falamos de uma águia de asa ferida, que ainda não se conhece.
Os encarnados sofrem em ataque posicional, quando têm que assumir o protagonismo do jogo e encontrar brechas num muro bem talhado opositor. Apesar de até haver jogadores com capacidade para encontrar espaços (Barrenechea, Pavlidis, Schjelderup), o Benfica ainda não encontrou a sua criatividade coletiva e, apesar de prestações aceitáveis frente a Nice e Fenerbahçe (em casa), as exibições frente a Estrela da Amadora, Alverca e Santa Clara foram sofríveis. Creio que cabe ao Qarabag decidir se vamos ver mais Nice ou Santa Clara amanhã.
Digo que cabe ao Qarabag decidir o ritmo do jogo porque genuinamente tenho curiosidade em perceber como a equipa do Azerbaijão vai-se apresentar. Olhando para o seu histórico recente, percebemos que as jornadas iniciais do campeonato foram objetivo secundário para esta equipa, onde se deu ao luxo de rodar a equipa e descansar os seus habituais titulares para os jogos de pré-eliminatórias e play-off da Liga dos Campeões, o que me leva a crer que esse era o seu principal objetivo de início de temporada.
O Qarabag venceu as últimas quatro edições da Liga do Azerbaijão e é irrealista pensar que não vai concretizar o pentacampeonato. Deste modo, com a entrada na Liga dos Campeões, podemos dizer já em setembro que a temporada do Qarabag é um sucesso, uma vez que é igualmente irrealista pensarmos no Qarabag ir além desta fase. Ainda assim, tem legitimidade para competir, jogar e sonhar. Perante a elite do futebol europeu, manterá o seu habitual 4-2-3-1 ou fechar-se-á num 5-4-1? Identidade ou resultado?
Sendo uma equipa que passa 99% do tempo com bola, a identidade do Qarabag e a forma como jogam está mais que definida, creio que não é prudente mudar toda uma conjetura apenas em prol de um possível resultado. Aliás, tão pouco seria digno de uma equipa que tanto se emocionou por chegar a esta fase (devidamente) abdicar de si própria perante os outros. Há que ter prazer em competir. Mas isto é só a minha visão do futebol.
Acreditando que o Qarabag manterá a sua estrutura habitual e até arriscará em jogar em terrenos mais avançados do que os mais recentes adversários do Benfica (à exceção do Tondela), é mais provável que a equipa do Benfica encontre espaços e lacunas que pode explorar e até resolver o jogo cedo. Não creio que será um treino de ataque posicional do Benfica, mas um jogo que até se pode partir, principalmente na segunda parte. O árbitro nomeado é Erik Lambrechts.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o primeiro jogo oficial entre as equipas.
- É a segunda vez que o Qarabag joga a Liga dos Campeões.
- A primeira participação do Qarabag na Liga dos Campeões foi em 2017/2018.
- Ferencravos foi a primeira equipa a derrotar o Qarabag nesta edição da Liga dos Campeões.
- O Benfica ainda não sabe o que é perder esta temporada.
- Os encarnados ainda não sofreram golos na competição milionária, esta época.
- Fora de portas, o Qarabag apenas venceu nesta temporada.
- A última equipa a vencer o Benfica no Estádio da Luz foi o Barcelona, em março de 2025.
- Não é esperado que Lukebakio ou Dedic sejam opções para Bruno Lage.
- Entre alguns jogadores brasileiros e o cabo-verdiano Leandro Andrade, há falantes da língua portuguesa no balneário dos “cavaleiros”.
JOGADORES A TER EM CONTA
Sudakov (Benfica) – Não destaco Sudakov por aquilo que ainda não fez (até porque só jogou 30 minutos), mas destaco-o por aquilo que terá oportunidade de fazer. O Benfica existe num contexto de fraca produção ofensiva, onde a massa adepta esgotou a palavra “criativo” durante o mercado de transferências. A par e passo que Dedic destabiliza pela direita e Schjelderup e Dahl mantém uma sociedade à esquerda, Sudakov é responsável por recuperar o corredor central e ser o 8/10 com mais argumentos no último terço, isto se Bruno Lage não o amarrar à asa esquerda.
Leandro Andrade (Qarabag) – É um extremo direito explosivo que carrega boa parte da produção ofensiva desta equipa do Azerbaijão. As suas funções são reduzidas à baliza contrária, acelera facilmente, não tem dificuldade em tirar um adversário do caminho, se necessário, e acaba por garantir assistências e golos. É uma ameaça no ataque ao segundo poste, onde muitas vezes acaba por finalizar livre de marcação. Assumindo que o Qarabag irá jogar mais em transição por imposição do Benfica, pode marcar a diferença por aí.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Dahl, Aursnes, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Schjelderup, Pavlidis, Ivanovic
Treinador: Bruno Lage
«Vontade enorme de repetir os jogos da época passada na Liga dos Campeões e é esse o grande objetivo para amanhã: jogar bom futebol, conquistar os três pontos e oferecer uma grande noite europeia aos nossos adeptos».
Qarabag: Kochalski, Cafarquliyev, Kevin Medina, Mustafazada, Matheus Silva, Jankovic, Pedro Bicalho, Zoubir, Kady Borges, Leandro Andrade, Akhundzade
Treinador: Gurban Gurbanov
«Acredito, sem duvidas, que os meus jogadores vão fazer um dos seus melhores jogos, porque depois de muito tempo, estamos de volta à fase principal da Liga dos Campeões».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 4-0 Qarabag