📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

- Advertisement -

Champions League, Fase de Liga: terça feira, 16 de setembro de 2025, 20:00.

A ANTEVISÃO: BENFICA QUER VOLTAR A SORRIR, QARABAG SONHA COMO PODE

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária. O Qarabag, sonha como pode fora de portas, o seu objetivo principal na competição já foi atingido, mas pode surpreender?

O Benfica tem um calendário de Champions competitivo e desafiador, ou, para os adeptos mais pessimistas, aterrador. Acentua-se ainda mais até se pensarmos nos jogos para o campeonato existentes entre os jogos da Champions- ir a Londres a meio da semana e acabar no Porto ao fim de semana dá um bom itinerário para férias, mas é mais cansativo quando se vai jogar à bola.

Não obstante, enfrenta logo de início o seu adversário mais fraco (com todo o respeito) nesta fase de liga. É aqui que têm que estar os primeiros três pontos. Aliás, numa situação ideal, o título deste artigo até seria “demonstração de força” e a narrativa do mesmo seria que este jogo teria que ser a prova que o Benfica dava a Portugal e à Europa que está aqui para competir e para ganhar, dado o investimento que realizou no mais recente defeso e na qualidade individual que dispõe. No entanto, falamos de uma águia de asa ferida, que ainda não se conhece.

Os encarnados sofrem em ataque posicional, quando têm que assumir o protagonismo do jogo e encontrar brechas num muro bem talhado opositor. Apesar de até haver jogadores com capacidade para encontrar espaços (Barrenechea, Pavlidis, Schjelderup), o Benfica ainda não encontrou a sua criatividade coletiva e, apesar de prestações aceitáveis frente a Nice e Fenerbahçe (em casa), as exibições frente a Estrela da Amadora, Alverca e Santa Clara foram sofríveis. Creio que cabe ao Qarabag decidir se vamos ver mais Nice ou Santa Clara amanhã.

Digo que cabe ao Qarabag decidir o ritmo do jogo porque genuinamente tenho curiosidade em perceber como a equipa do Azerbaijão vai-se apresentar. Olhando para o seu histórico recente, percebemos que as jornadas iniciais do campeonato foram objetivo secundário para esta equipa, onde se deu ao luxo de rodar a equipa e descansar os seus habituais titulares para os jogos de pré-eliminatórias e play-off da Liga dos Campeões, o que me leva a crer que esse era o seu principal objetivo de início de temporada.

O Qarabag venceu as últimas quatro edições da Liga do Azerbaijão e é irrealista pensar que não vai concretizar o pentacampeonato. Deste modo, com a entrada na Liga dos Campeões, podemos dizer já em setembro que a temporada do Qarabag é um sucesso, uma vez que é igualmente irrealista pensarmos no Qarabag ir além desta fase. Ainda assim, tem legitimidade para competir, jogar e sonhar. Perante a elite do futebol europeu, manterá o seu habitual 4-2-3-1 ou fechar-se-á num 5-4-1? Identidade ou resultado?

Sendo uma equipa que passa 99% do tempo com bola, a identidade do Qarabag e a forma como jogam está mais que definida, creio que não é prudente mudar toda uma conjetura apenas em prol de um possível resultado. Aliás, tão pouco seria digno de uma equipa que tanto se emocionou por chegar a esta fase (devidamente) abdicar de si própria perante os outros. Há que ter prazer em competir. Mas isto é só a minha visão do futebol.

Acreditando que o Qarabag manterá a sua estrutura habitual e até arriscará em jogar em terrenos mais avançados do que os mais recentes adversários do Benfica (à exceção do Tondela), é mais provável que a equipa do Benfica encontre espaços e lacunas que pode explorar e até resolver o jogo cedo. Não creio que será um treino de ataque posicional do Benfica, mas um jogo que até se pode partir, principalmente na segunda parte. O árbitro nomeado é Erik Lambrechts.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o primeiro jogo oficial entre as equipas.
  2. É a segunda vez que o Qarabag joga a Liga dos Campeões.
  3. A primeira participação do Qarabag na Liga dos Campeões foi em 2017/2018.
  4. Ferencravos foi a primeira equipa a derrotar o Qarabag nesta edição da Liga dos Campeões.
  5. O Benfica ainda não sabe o que é perder esta temporada.
  6. Os encarnados ainda não sofreram golos na competição milionária, esta época.
  7. Fora de portas, o Qarabag apenas venceu nesta temporada.
  8. A última equipa a vencer o Benfica no Estádio da Luz foi o Barcelona, em março de 2025.
  9. Não é esperado que Lukebakio ou Dedic sejam opções para Bruno Lage.
  10. Entre alguns jogadores brasileiros e o cabo-verdiano Leandro Andrade, há falantes da língua portuguesa no balneário dos “cavaleiros”.

JOGADORES A TER EM CONTA

Sudakov (Benfica) – Não destaco Sudakov por aquilo que ainda não fez (até porque só jogou 30 minutos), mas destaco-o por aquilo que terá oportunidade de fazer. O Benfica existe num contexto de fraca produção ofensiva, onde a massa adepta esgotou a palavra “criativo” durante o mercado de transferências. A par e passo que Dedic destabiliza pela direita e Schjelderup e Dahl mantém uma sociedade à esquerda, Sudakov é responsável por recuperar o corredor central e ser o 8/10 com mais argumentos no último terço, isto se Bruno Lage não o amarrar à asa esquerda.

Leandro Andrade (Qarabag) – É um extremo direito explosivo que carrega boa parte da produção ofensiva desta equipa do Azerbaijão. As suas funções são reduzidas à baliza contrária, acelera facilmente, não tem dificuldade em tirar um adversário do caminho, se necessário, e acaba por garantir assistências e golos. É uma ameaça no ataque ao segundo poste, onde muitas vezes acaba por finalizar livre de marcação. Assumindo que o Qarabag irá jogar mais em transição por imposição do Benfica, pode marcar a diferença por aí.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Dahl, Aursnes, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Schjelderup, Pavlidis, Ivanovic

Treinador: Bruno Lage

«Vontade enorme de repetir os jogos da época passada na Liga dos Campeões e é esse o grande objetivo para amanhã: jogar bom futebol, conquistar os três pontos e oferecer uma grande noite europeia aos nossos adeptos».

Qarabag: Kochalski, Cafarquliyev, Kevin Medina, Mustafazada, Matheus Silva, Jankovic, Pedro Bicalho, Zoubir, Kady Borges, Leandro Andrade, Akhundzade

Treinador: Gurban Gurbanov

«Acredito, sem duvidas, que os meus jogadores vão fazer um dos seus melhores jogos, porque depois de muito tempo, estamos de volta à fase principal da Liga dos Campeões».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 4-0 Qarabag

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Anísio Cabral

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição

Luís Estrela renova com a Seleção Nacional de Futsal Feminina da Indonésia

Luís Estrela renovou o seu contrato com a seleção de Futsal Feminina da Indonésia. O técnico vai ficar ligado até 2028.

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

Benfica prepara-se para atacar 3 reforços em janeiro e já há 2 nomes definidos

O Benfica quer reforçar o plantel no mercado de janeiro e dar mais opções a José Mourinho. Dois extremos e ponta de lança vistos como prioridade.

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».