Boavista FC x SL Benfica | 5 jogos míticos para recordar

- Advertisement -

Boavista FC e SL Benfica defrontam-se esta segunda-feira (21h), em jogo a contar para a sexta jornada da Primeira Liga. A reedição de um clássico do futebol português, num frente-a-frente que conta já com 57 embates, em saldo positivo a pender para os lisboetas: ganharam 25 deslocações ao Bessa, enquanto os da casa não vão além das 12 vitórias.

Um historial que Vasco Seabra tentará contrariar com o seu Boavista (que ainda não é Boavistão, mas tem tudo para o ser) e encarrilhar definitivamente para um campeonato tranquilo. A equipa não corresponde às enormes expectativas e ao plantel mediático que soube construir, estando à quinta jornada na cauda da tabela classificativa – 17.º posto –, onde o melhor alcançado foram três empates.

OS ENCARNADOS PRECISAM DE GANHAR PARA MANTEREM A LIDERANÇA ISOLADA NA LIGA. SERÁ QUE VENCEM NO BESSA? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Um dos maiores problemas está no processo defensivo, com o emblema axadrezado a partilhar a pior defesa do campeonato com o Famalicão, ambos com 12 golos sofridos, o que não augura nada de positivo quando o próximo adversário é precisamente o melhor ataque, com 15 golos marcados.

E Jesus certamente que terá esse dado em conta. Não só a provável maior facilidade em furar o bloco adversário e resolver o jogo cedo – no campeonato, marcou sempre antes do 20 minutos de jogo e foi sempre para o intervalo a vencer – como a predisposição atacante de uma equipa comandada por um homem de ideias inovadoras e de tracção à frente, como Vasco Seabra, se perfila como oponente ideal para os encarnados, que, com um calendário apertadíssimo, querem o quanto antes gerir esforços e focar na preparação para o jogo europeu frente ao Rangers FC.

Algo que se torna ainda mais apetecível no imaginário dos adeptos mais optimistas é observar que o Boavista perdeu os dois jogos que disputou no Bessa, além de não marcar qualquer golo e sofrer… seis, o que parece ainda pior quando se sabe que Javi García, o pêndulo de meio-campo, está de fora por castigo.

Quando atendemos ao jogo de bancos, a estatística continua a favorecer os mesmos, com Jorge Jesus a contar sete vitórias em oito jogos com o Boavista desde que estes subiram novamente ao primeiro escalão – o jogo que falta deu empate, ao serviço do Sporting (0-0, 2015/2016).

Ao comando do Benfica, Jesus venceu a última vez no Bessa com recurso a bomba de Eliseu (0-1, 2014-15). Outro dado merecedor de destaque é a possível terceira vitória consecutiva do Benfica em deslocações ao Porto (0-2 em 2018-19 e 1-4 em 2019-20), assinalada pela última vez na longíqua temporada de 1959-60.

Em jeito de top, reunimos cinco dos mais emblemáticos encontros entre águias e axadrezados, reavivando memórias e relembrando grandes golos – que todos esperam voltar a ver em 2020.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Destino de Andreas Schjelderup poderia ter sido diferente: «Se não tivesse marcado dois golos contra o Real Madrid…»

Andreas Schjelderup poderia ter sido jogador do Club Brugge, mas acabou por permanecer no Benfica até ao final da época.

Advogado de Jorge Jesus esclarece o futuro do treinador: «Decisão é final»

Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus, confirmou que o técnico português vai abandonar o comando do Al Nassr.

Frederico Varandas fala de André Villas-Boas e deixa crítica: «Benfica e FC Porto querem condicionar ao máximo a imagem da arbitragem. Os clubes pequenos...

Frederico Varandas abordou as palavras de André Villas-Boas e comentou as propostas dos leões para a Liga Portugal.

Frederico Varandas deixa críticas aos jogadores do Sporting: «Se a motivação não é essa, não há espaço»

Frederico Varandas deixou algumas críticas aos jogadores do Sporting, afirmando que os atletas têm de ter vontade de ganhar pelos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas e a final da Taça de Portugal: «O Sporting perde a final por cansaço, por ausência de jogadores? Não, perde porque não...

Frederico Varandas comentou a temporada do Sporting, deixando algumas críticas e confirmando a manutenção de Rui Borges.

Enzo Fernández pode ser ‘novela’: Chelsea define valor de saída e promete bater um recorde

O Chelsea pode aceitar vender Enzo Fernández neste mercado de verão. Os blues querem receber 138 milhões de euros pelo argentino.

Crystal Palace x Rayo Vallecano: Oliver Glasner e Iñigo Pérez anteveem a final da Conference League

A final da Conference League será disputada às 20h desta quarta-feira. Os técnicos Oliver Glasner e Inigo Pérez realizaram a antevisão à partida.