Chapecoense, Rui e Eusébio: Perdoem-lhes porque eles não sabem o que fazem

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Foi num jogo que opôs dragões e águias no Dragão Caixa que tudo começou. A claque azul e branca cantou “Quem me dera que o avião do Chapecoense fosse do Benfica”. Após este episódio, veio-se a saber que este cântico já teria sido entoado no clássico no Estádio da Luz, numa partida para o campeonato. Desta forma, tudo começou e até hoje continuou a enegrecer a imagem dos grandes clubes em Portugal.

Passados alguns dias, a claque benfiquista, como que em resposta, numa partida frente ao Sporting no Pavilhão da Luz, para o campeonato nacional também da modalidade de andebol decidiu entoar “Foi no Jamor que o lagarto ardeu, na final da Taça o very-light é que o f*deu”, além dos assobios a relembrar o som que se ouviu antes do very-light da claque do Benfica matar o adepto Sportinguista, Rui Nunes, na final da Taça de Portugal, no Jamor, em 1996. Estava assim iniciado o arrastamento dos leões para a polémica dos cânticos.

Não tardou a resposta do clube leonino, tendo a claque verde e branca cantado sobre a grande lenda do clube encarnado, e do futebol nacional, Eusébio. “Onde está o Eusébio” foi o que se ouviu no Pavilhão da Luz, num jogo de futsal entre as duas equipas de Lisboa. Completaram, assim, eles mesmo a inclusão na polémica das claques que enojam os adeptos por todo o mundo do desporto.

Em menos de duas semanas, as claques dos três grandes em Portugal, provaram ainda serem demasiado pequenas para o clube que pretendem representar. De modo algum, as instituições que apoiam, aprovariam cânticos e ataques repugnantes como os que se têm passado nos últimos dias pelas modalidades que colocam frente a frente os três clubes ditos grandes. São atos vergonhosos e hediondos estes que vêm do lado de seres humanos que vestem as camisolas do respetivo clube e se deslocam aos estádios e pavilhões com o intuito de apoiar o clube do coração. Amam o clube, mas o clube não vos ama, muito menos as vossas atitudes. A pequenez de todas as claques é evidente, pois nenhuma teve a decência de manter uma postura correta, não respondendo na mesma moeda a cânticos como os que são entoados pelos campos portugueses. No momento onde a cautela seria a atitude chave para ficar por cima, todas decidiram colocar-se ao nível abaixo de zero de consideração.

O início deu-se com a claque portista, mas, na verdade, tanto podia ter sido iniciada pela claque benfiquista ou sportinguista. Os dragões fizeram a fogueira, os restantes colocaram palha seca, aumentando o fogo. O desporto tem a particularidade de mover multidões com o mesmo propósito, servir de união entre netos e avôs, marido e mulher, pais e filhos, tios e sobrinhos. É repugnante o facto de um pai ter de recear que o filho poderá presenciar atitudes grotescas do clube do coração ao vivo e a cores, tal como as mesmas por parte do rival que ataca o emblema que o rapaz trás no lado esquerdo do peito.

Pedro Afonso Estorninho
Pedro Afonso Estorninhohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o Benfica faz parte da vida do Pedro Estorninho. Avô e pai benfiquistas deixaram-lhe no sangue a chama das águias. A viver nos Açores nunca teve muitas oportunidades de ver o clube ao vivo, mas os estudos trouxeram-no à capital, onde pode assistir de perto aos jogos do tricampeão. A paixão pela escrita sempre foi algo dentro dele que nunca conseguiu mostrar e surge agora a oportunidade de juntar o melhor dos dois mundos.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 reflexões sobre o Sporting após o primeiro jogo oficial

O Sporting não foi além de um empate contra o Estrela da Amadora, em jogo da primeira jornada da Primeira Liga.

João Palhinha mais distante do Benfica depois do avançar das negociações noutra frente

João Palhinha está mais perto do Aston Villa. Emblema inglês avançou nas negociações com o Bayern Munique pelo médio, alvo também do Benfica.

Imprensa francesa mete Benfica em negociações para a contratação de Lucas Stassin, avançado de Ian Cathro em França

Lucas Stassin está a ser colocado na rota do Benfica. Imprensa francesa fala em negociações entre com o Saint-Étienne.

Rio Ave ao ataque contra Gustavo Correia e Luís Ferreira depois da derrota contra o Gil Vicente: «Difícil compreender a dualidade de critérios e...

O Rio Ave perdeu contra o Gil Vicente na estreia na Primeira Liga. Jogo ficou pautado por polémica e vilacondenses criticaram arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto e AS Roma a chegar a consenso quanto a Rodrigo Mora: eis os valores

O FC Porto e a AS Roma estão em negociações por Rodrigo Mora, que pode ter mudança neste verão. Eis as últimas novidades.

Barcelona revela lesão de Kika Nazareth e tempo de paragem estimado

Kika Nazareth está lesionada e tem um tempo de paragem estimado de quatro semanas. Blaugrana publicam comunicado oficial.

As imperfeições do Benfica foram a perfeição do Académico de Viseu

11 empates depois, o Benfica voltou ao mesmo registo. A base da aleatoriedade do resultado de um jogo de futebol explica-o para lá de qualquer outra reflexão.