Chegar, ver, perder… e mudar! | SL Benfica

- Advertisement -

Irá o SL Benfica chegar ao Dragão com uma postura diferente?

É, de novo, dia de Clássico. O SL Benfica vai, de novo, visitar o Estádio do Dragão. E se não mudar muito do que fez e sobretudo do que não fez vai, de novo, cair ante o FC Porto.

AS ÁGUIAS PROCURAM SOMAR TRÊS PONTOS NA ESTREIA DE NÉLSON VERÍSSIMO NO COMANDO TÉCNICO. SERÁ QUE CONSEGUEM? APOSTA JÁ NA BWIN.PT

Na partida referente à Taça de Portugal, os dragões venceram com muito mérito – pressionaram bem e alto, souberem golpear as águias da forma correta e pelo lado certo e foram letais.

Todavia, o demérito dos encarnados foi para lá de gritante e mais do que claro. É, portanto, vital aprender com os muitos erros e corrigi-los, para que a corrida pelo cetro de campeão nacional continue a ter três participantes. Há, contudo e desde logo, acrescidas circunstâncias que dificultam o processo.

Um dos pontos de ordem seria a correção da tática e da estratégia adotadas. Claramente, saiu gorada a inserção de Adel Taarabt no onze e a mudança para um 3-5-2 que foi cabalmente consumido e digerido pelos homens de meio-campo dos azuis-e-brancos.

Chegar SL Benfica
Taarabt foi engolido pelo meio campo portista na partida da Taça de Portugal
Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

E, acredito, Nélson Veríssimo sabe bem que o terá que fazer. O problema é que as ausências vão limitar a panóplia de novas estratégias e táticas a adotar.

Além de dificultarem as escolhas táticas, as ausências de Otamendi, Grimaldo e Darwin vão interferir em grande medida com as escolhas das individualidades que se vão apresentar de início no relvado portista.

Além, claro, do peso que estas ausências terão por si mesmas. Veríssimo terá, então, que apostar em jogadores nos quais deposita pouca ou nenhuma confiança ou engendrar planos e desenhos táticos que lhe permitam deslocar jogadores da sua confiança para posições que não as suas.

O aspeto mais técnico, tático e estratégico do jogo será um dos pontos a ter em consideração pelas águias nas mudanças que terão que operar na preparação para este jogo.

Não obstante, também o aspeto psicológico carece de trabalho depois da pesada derrota e da parca exibição da transata quinta-feira, não contribuindo para a melhoria desse aspeto o ambiente vivido internamente no clube da Luz, agravado com a saída de Jesus.

Para não ajudar, o fator casa estará, de novo, do lado portista – se bem que, de momento, o Estádio da Luz não deva ser um lar acolhedor. Contudo, este não é um elemento que as águias possam mudar. O que podem e devem mudar é um elemento em falta no jogo da semana passada e que se sobrepõe a todos os outros: a atitude dentro das quatro linhas.

Faltou no Dragão, como faltou na Luz frente ao Sporting CP, uma atitude minimamente condizente com os pergaminhos do clube e que entroncasse num dos mais importantes motes benfiquistas – “Raça, Crer e Ambição”. Faltou atitude desde o início, faltou atitude até ao fim. Faltou atitude contra 11, faltou atitude contra dez. Não pode faltar.

Posto isto, são muitos os pontos de necessária mudança do lado das águias na antecâmara de novo Clássico.

O mais importante, todavia, é este último – é obrigatório chegar e ter renovada atitude no relvado do Estádio do Dragão! Ah, claro, já me esquecia: jogar com (este) André Almeida é jogar com um a menos. Também convém mudar isso.

 

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Rumo à qualificação atencipada já em outubro | Portugal x Irlanda

O jogo será importante, uma vez que Portugal pode matematicamente se qualificar para o Campeonato do Mundo já em outubro

Atlético Madrid pondera contratar antigo avançado do Barcelona no verão de 2026

Ansu Fati está a chamar a atenção dos dirigentes do Atlético Madrid, depois do bom arranque de temporada no AS Mónaco.

Selecionador da Ucrânia comenta lesão de Georgiy Sudakov e revela: «Percebi que estava com muitas dores»

Serhiy Rebrov comentou a saída de Georgiy Sudakov por lesão, após a vitória da Ucrânia sobre a Islândia por 5-3.

Presidente da Liga Portugal abre porta a bebidas alcoólicas nos estádios: «O que importa é garantir segurança adequada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, abordou temas como o combate à pirataria, os direitos audiovisuais e as bebidas alcoólicas nos estádios.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto deve contratar mais um defesa-central em janeiro e já está definido o perfil

O FC Porto deve avançar para a contratação de mais um defesa-central em janeiro. O novo jogador será jovem e com margem de progressão.

Fafe recebe e vence confortavelmente o Amarante para a Liga 3

O Fafe venceu o Amarante por 3-0, esta sexta-feira, num jogo a contar para a quinta jornada da série A da Liga 3.

Ucrânia vence Islândia em jogo de 8 golos e Georgiy Sudakov sai lesionado: Eis os resultados dos jogos da Qualificação para o Mundial 2026

A Ucrânia deslocou-se à Islândia e venceu por 5-3, em jogo de Qualificação para o Mundial 2026. Georgiy Sudakov saiu lesionado ainda na primeira parte.