📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Da Sérvia a solução?

- Advertisement -

benficaabenfica

Com a mais que provável e anunciada venda de Matic – escrevo este texto crendo inconscientemente que será a única venda no plantel – são mesmo dois dos seus compatriotas que mais podem ganhar com a saída do perna-longa sérvio. Pode parecer contra-natura vislumbrar algum benefício com a perda de um dos melhores médios do mundo, mas tenho de ver o lado menos mau do quadro e compreender a inevitabilidade de ver Matic com outra camisola. No início desta época, talvez numa tentativa meio desesperada de evitar a venda de…Matic, o Benfica apostou forte no mercado sérvio. Chegaram Fejsa, Sulejmani, Markovic e Djuricic. Ah, e Mitrovic – dizem que é bom na ajuda ao atarefado roupeiro.

Quanto vale Matic no actual Benfica? Diria 50% ou 60% de toda a equipa, sem grande esforço. Estava escrito e era sabido que um clube e um campeonato de topo o esperariam mais tarde ou mais cedo, mas vender em Janeiro é digno de um clube que não quer ganhar títulos. Adiante e voltando à ideia inicial: será Fejsa um substituto à altura de Matic? Obviamente que não. Nem está perto de ter as mesmas características e muito menos a mesma qualidade. Faz-me lembrar um tal Presidente que substituiu um tal Simão Sabrosa com um tal…Paulo Jorge. No entanto, o buraco financeiro do Benfica mostra ser muito maior do que a necessidade de encher o museu e dar alegrias ao Eusébio. Fejsa é um trinco puro, com boa capacidade de desarme e recuperação de bola mas muito limitado em tudo o resto. Enquanto Matic é 6, 8, 10 e o Benfica quase por inteiro, Fejsa é um 6 de razoável qualidade. Numa equipa coesa e equilibrada, acredito que esta razoável qualidade possa chegar. E é aqui que entra mais um sérvio, num meio-campo a três: Djuricic.

Fejsa assumirá papel fulcral na segunda metade da época Fonte: abola.pt
Fejsa assumirá papel fulcral na segunda metade da época
Fonte: A Bola

Se Jorge Jesus perceber o que tem pela frente, terá inevitavelmente de mudar. Não me parece que um meio-campo a dois, com Fejsa e Enzo, consiga aguentar o estilo de jogo vertiginoso de que Jesus tanto gosta. Isto porque, por enquanto, o Enzo ainda é humano. Se com Matic se notava algum desequilíbrio em certos momentos de certos jogos, com Fejsa seria catastrófico. Assim, agradar-me-ia ver uma declarada melhoria no rendimento de Djuricic e há que começar a justificar os largos milhões investidos na sua contratação. Bem sei que o campeonato holandês é pródigo em lançar prodígios falhados para a Europa do futebol, mas Djuricic tem qualidade e terá de a mostrar. E se a venda do Rodrigo se confirmar pelos valores astronómicos de que se falam, é Markovic quem vai sair a ganhar. Já todos percebemos (ontem mais um exemplo) que a classe e qualidade deste enorme talento sobressaem jogando pelo meio, nunca preso na linha lateral. Também as recuperações de Salvio e Cardozo serão importantes para compensar a perda do melhor jogador do plantel. Se também sair Garay, adeus e até Junho.

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.