O dilema dos jovens da formação | SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

Na última temporada, a equipa de juniores do Sport Lisboa e Benfica conseguiu um feito inédito na sua história ao conquistar finalmente a sua primeira UEFA Youth League. Esta conquista europeia deu uma grande montra a vários jogadores, que se tornariam entre os jogadores sub-19 mais cobiçados do futebol europeu.

Desde então, vários destes jogadores já deram o salto para níveis mais elevados. António Silva assumiu a titularidade na equipa principal. João Neves estreou-se no jogo particular contra o Sevilha e desde então tem vindo a ganhar espaço nas opções de Roger Schmidt. Outros jovens como Martim Neto e Diego Moreira também já se estrearam oficialmente pela equipa sénior. No entanto, estes são dois dos jogadores que estão no centro das atenções por motivos que não são os mais agradáveis.

Martim Neto, Diego Moreira, Cher Ndour e Luís Semedo foram jogadores muito importantes na conquista da Youth League. Porém, estes jovens terminam contrato no final da época (com excepção de Diego Moreira, que termina em 2024) e têm sido seduzidos pelo interesse de clubes estrangeiros, resistindo às propostas de renovação por parte do Benfica. Isto, numa fase das suas carreiras em que ainda não têm quaisquer provas dadas ao mais alto nível.

Quem tem acompanhado o percurso destes jovens jogadores na formação do Benfica não duvida do potencial que estes têm. Todos eles são jogadores com bastante talento e com potencial para se afirmarem na equipa principal. No entanto, a sua saída precoce para um clube estrangeiro tem tudo para vir a ser um passo atrás nas suas respectivas carreiras.

Martim Neto fez a pré-temporada sob as ordens de Roger Schmidt
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

Infelizmente, este tipo de situações não são incomuns no futebol português. Muitos jovens futebolistas em tenra idade são mal influenciados pelas pessoas mais próximas como os pais e os empresários, deixando-se guiar mais pelos interesses financeiros do que pelos desportivos, levando-os a tomar decisões que destroem as suas carreiras.

Nestas idades, o mais importante para um jogador é competir com regularidade num patamar que promova o seu crescimento. E o historial de casos deste género demonstra que a ida para grandes clubes europeus sem ter experiência nem provas dadas a nível profissional é um grande tiro no pé.

No Benfica, já houve casos de jogadores como os de Rony Lopes, João Virgínia, João Serrão, Mário Ferreira ou Ricardo Campos. Todos eles emigraram para o estrangeiro durante a adolescência e com o passar dos anos, acabaram por se perder enquanto jogadores, muito graças à falta de competição e de continuidade no seu crescimento que muitos destes jovens sofrem ao dar este salto precoce.

Diego Moreira, Martim Neto, Cher Ndour e Luís Semedo são jogadores que têm potencial para se tornar em jogadores de relevo no panorama do futebol europeu. Mas ao tomarem esta má decisão nas suas carreiras, têm tudo para serem mais jogadores que destroem as suas carreiras pelo facto de darem um passo maior que a perna.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles completa reviravolta e vence Lecce na Serie A

O Nápoles venceu o Lecce por 2-1 após completar reviravolta no marcador. Os napolitanos continuam a perseguição ao AC Milan.

Nova atualização nas eleições do Sporting: já votaram cerca de 16 mil sócios leoninos

O Sporting vai a votos neste sábado. Às 18h, menos duas horas que o fecho das urnas, cerca de 16 mil votos exerceram o direito de voto.

Benfica vai falhar flash interview e conferência de imprensa depois do Arouca em protesto com suspensão de José Mourinho

Não vai haver flash-interview nem conferência de imprensa do Benfica esta noite. Decisão tomada em protesto contra o castigo de José Mourinho.

Ex-Leicester City critica Islam Slimani: «O Leicester deu 30 milhões de euros por ele. Fiquei enojado»

Leonardo Ulloa apelidou Islam Slimani como um dos fatores pela sua diminuição de rendimento no Leicester City. Avançado criticou o argelino.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool vai ter de chegar aos 100 milhões de euros para fechar contratação de nome desejado para a defesa

O Liverpool tem Alessandro Bastoni referenciado para o centro da defesa. Inter Milão avalia o defesa italiano em 100 milhões de euros.

Inacreditável: árbitro fica preso no meio da roda de motivação do Chelsea antes do jogo

Momento insólito antes do Chelsea x Newcastle. Paul Tierney, árbitro do jogo, ficou preso entre os jogadores dos blues na roda antes do jogo.

Futsal feminino: Benfica e Nun’Álvares vencem meias-finais e estão na final da Taça da Liga

O Benfica e o Nun'Álvares garantiram a passagem à final da Taça da Liga. As águias venceram por 3-0 e a equipa de Fafe triunfou por 5-1.