E agora, Luisão?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Em meados de novembro, e quando ainda não havia uma dupla de centrais certa na equipa do Benfica, escrevi que o tempo de Luisão como titular havia chegado ao fim. Hoje, passados dois meses, a certeza com que o digo é ainda maior.

Apesar de ser um jogador de que toda a massa adepta do clube encarnado gosta, é também já um jogador que pouco acrescenta à equipa a nível exibicional. O capitão encarnado é já um jogador lento, face à capacidade física de alguns extremos e avançados do principal escalão português, muitas vezes levando a que tenha de abordar os lances de forma mais agressiva. Ou passa a bola ou passa o jogador, ambos não. Certo é, e dirá quem acompanha futebol com a isenção de que o próprio necessita, que o capitão encarnado nunca foi um jogador de velocidade elevada, mas no entretanto fazia valer-se de outras características necessárias ao jogo, nomeadamente a resistência e a disponibilidade com que se entregava.

Naturalmente, no presente a entrega é tanto ou mais do que a de antigamente, contudo, esta já não é suficiente. Ou pelo menos única. A liderar agora a linha mais recuada dos encarnados está um jogador que teve em Luisão uma referência e que, ou muito me engano, ou também será no futuro uma referência para outros. O novo líder é Jardel, e teve em Luisão o exemplo de excelência.

Jardel, a par de Rúben Dias, está a formar uma dupla capaz de dar consistência suficiente à equipa para que avance no terreno com a autoridade que é exigida de um clube grande em Portugal, não desleixando aquilo que são as bases de um ataque bem organizado. Seja na posição e movimentos dos atacantes, seja nas coberturas que as linhas mais recuadas têm responsabilidade de fazer. A irreverência e a juventude – em todos os seus defeitos e virtudes – de Rúben Dias, é colmatada pela experiência de Jardel.

Luisão está no Benfica desde a época 2003/2004 Fonte: Flickr
Luisão está no Benfica desde a época 2003/2004
Fonte: Flickr

Ainda nesse artigo, abordei Luisão num outro aspecto: o balneário. O capitão, e para os adeptos encarnados sê-lo-á sempre, terá agora uma missão também ela de grau elevado. Não dentro de campo, mas sim à beira do mesmo. E que difícil missão é.

No balneário, o “Girafa” deve ser o rosto do inconformismo com a má temporada que a equipa está a realizar, mas também o líder de uma revolta que se espera que resulte na conquista do penta. O tal papel fundamental de backstage de que falei nesse artigo de novembro.

Cabe agora a Luisão um papel tão ou mais importante do que aquele que tem dentro de campo. Cabe a Luisão ser a cara de um Benfica rejuvenescido e disposto a lutar pelo campeonato. Não dentro de campo, mas sim numa tarefa que não será visível aos olhos dos adeptos. Massacrando os colegas se não derem tudo em campo, ou incentivando se for apenas um dia menos bom. Se desempenhar o seu papel com sucesso, como acredito que irá fazer, em campo esse vai, certamente, ser reconhecido por todos.

Uma vez que renovou o contrato com o clube por mais um ano, que este seja no sentido de passar o testemunho para as gerações futuras e de deixar um legado que para sempre permanecerá na memória do clube e dos adeptos do Benfica. O legado de um capitão que até ao último segundo foi um exemplo de dedicação.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.

Espanyol chega ao 5º jogo consecutivo sem vencer e pode cair do top-5 da La Liga

O Espanyol perdeu em casa com o Alavés por 2-1 na jornada 22 da La Liga. Emblema da Catalunha volta a não conseguir ganhar.

Vitinha marca mas Lazio vence nos minutos finais frente ao Genoa

Num jogo de grande equilíbrio, a Lazio bateu o Genoa por 3-2, com o golo da vitória a surgir com 10 minutos de compensação.

PUB

Mais Artigos Populares

Alisson Santos recusa 2 ofertas da La Liga e está mais perto do Nápoles: eis a situação e o valor

Alisson Santos está mais perto de deixar o Sporting e rumar ao Nápoles. Extremo brasileiro recusou ofertas vindas da La Liga.

Wolfsburgo permanece na metade inferior da tabela da Bundesliga após derrota na visita ao Colónia

Esta sexta-feira, o Colónia recebeu e bateu o Wolfsburgo por 1-0, no jogo de abertura da 20.ª jornada da Bundesliga.

Penafiel e Leixões empatam sem golos na Segunda Liga: eis as contas

O Penafiel recebeu e empatou 0-0 com o Leixões na jornada 20 da Segunda Liga. Fica assim um ponto para cada lado.