Nem a chuva que se fez sentir um pouco por todo o país no passado sábado, evitou que se fizesse história nas eleições do Benfica para o quadriénio 2025-2029. Entre as 08h30 e as 22h00 votaram 85.422 sócios, estabelecendo um novo recorde mundial de participação no que diz respeito a clubes de futebol. Foi superado o maior registo eleitoral de 2010, quando o Barcelona levou às urnas 57.088 sócios. Estas eleições do Benfica para eleger o seu novo presidente foram as primeiras a ter mais que três candidatos, o que fez desta eleição a mais concorrida de sempre. Rui Costa, Luís Filipe Vieira, João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho chegaram-se à frente para concorrer à liderança dos encarnados.
E por ser um número considerável de candidatos, começou-se a perceber que nada iria ficar decidido no sábado. A segunda volta era o cenário mais provável, o que se veio a confirmar. O número de votantes ia disparando de hora em hora, e até às 12h00 já tinham votado 21 mil sócios, o que fazia antever um momento histórico na vida do Benfica, mas também uma noite longa pela frente na contagem dos votos. E a noite foi tão longa, que se estendeu até à tarde de domingo para se conhecer, finalmente, os resultados oficiais, e aquilo que todos já esperavam. Uma segunda volta. Rui Costa venceu com 42,13% dos votos, e Noronha Lopes foi segundo com 30,26%. Os dois candidatos vão agora discutir entre si o trono da águia no próximo dia 8 de novembro.
Este novo ato eleitoral será uma prova para se saber de que lado estarão os votantes dos restantes candidatos. E aqui a vantagem vai para Noronha Lopes, que poderá ganhar bastantes votos à custa dos sócios que querem uma mudança profunda no clube, ou seja, que Rui Costa deixe de ser presidente do Benfica no próximo mês. E esses votos poderão vir daqueles que votaram em Luís Filipe Vieira, que ficou em terceiro com 13,86%. É sabido que a relação pessoal entre Rui Costa e Vieira já conheceu melhores dias, e isso poderá ter impacto nas urnas. E como se isso não bastasse, o quarto classificado com 11,48%, João Diogo Manteigas, já admitiu que vai apoiar Noronha Lopes na segunda volta. O mesmo é dizer que vai apelar aos seus apoiantes para não votarem em Rui Costa.
Serão os sócios que votaram em Luís Filipe Vieira e em João Diogo Manteigas, aqueles que poderão decidir esta segunda volta, já que os votantes de Martim Mayer (2,10%) e Cristóvão Carvalho (0,18%) não terão grande impacto na decisão final. Rui Costa já terá percebido que o pior que lhe aconteceu foi ter havido mais cinco candidatos a concorrer à presidência do Benfica. Ter vencido a eleições numa primeira volta pode-lhe ter dado alguma confiança, mas o que aí vem não augura nada de bom, onde vai ter grande parte do universo encarnado contra ele. Ainda assim, também não se espera que Noronha Lopes vença de goleada. Vai ser uma segunda volta onde quem vencer não será por uma diferença muito grande. Apostaria em 5% a 10% de diferença entre o primeiro e o segundo.
O que estas eleições já mostraram é que os adeptos encarnados corresponderam à chamada de forma exemplar, e provaram porque é que o Benfica é o clube com mais sócios do mundo, a par do Bayern de Munique, com 400 mil sócios, apesar de só poderem votar 160.182. Se dúvidas houvesse sobre a vitalidade do emblema da Luz, elas ficaram desfeitas no sábado. Os clubes são dos sócios e no Benfica isso nota-se ainda mais. Por aquilo que representa atualmente como marca, não só em Portugal, como nos quatro cantos do mundo. E é por isso que o lugar de presidente do Benfica é hoje um cargo apetecível. Rui Costa ou João Noronha Lopes, qual deles vai ser o novo número um encarnado? Dia 8 de novembro espera-se outro dia histórico.

