Champions League: 8.ª jornada: 28 de Janeiro 2026, 20h00.
A ANTEVISÃO: JOGO DE VIDA OU MORTE PARA O BENFICA FRENTE A UM REAL MADRID DE OLHOS NO TOP 8
O Estádio da Luz prepara-se para receber um dos jogos mais importantes da época, o Benfica enfrenta o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League. É um duelo de extremos e de necessidades urgentes, onde o erro não é permitido. O Benfica, atualmente na 29.ª posição, precisa obrigatoriamente de vencer para manter viva a esperança de alcançar um lugar no play-off, embora dependa de outros resultados. Já o Real Madrid, terceiro classificado, quer os três pontos para fechar a fase no ‘top 8’ e garantir o acesso direto aos oitavos de final.
A equipa de José Mourinho chega a este jogo depois de uma campanha europeia de altos e baixos. O Benfica começou mal, com quatro derrotas consecutivas, recuperou com duas vitórias, mas voltou a cair na última jornada frente à Juventus. No entanto, a recente goleada por 4-0 frente ao Estrela da Amadora, devolveu alguma confiança ao grupo. O fator casa poderá ser um aliado importante, uma vez que as águias perderam apenas um dos últimos sete jogos oficiais no seu estádio.
Do outro lado, o Real Madrid apresenta-se motivado. Sob o comando interino de Álvaro Arbeloa, os espanhóis somam três vitórias consecutivas, incluindo um triunfo recente sobre o Villarreal. Apesar da boa fase, a equipa espanhola tem mostrado alguma inconsistência quando joga fora de casa na Champions League, alternando entre vitórias e derrotas nos últimos quatro jogos.
O jogo fica marcado pelas inúmeras ausências de peso em ambos os lados. José Mourinho tem a vida complicada para montar a equipa, além dos lesionados Alexander Bah, Dodi Lukebakio e Richard Rios, o treinador não pode contar com Rafa e Sidny Cabral, que não estão inscritos nesta fase da prova. A situação no Real Madrid também é dramática no setor defensivo. Álvaro Arbeloa não terá à disposição nomes como Antonio Rudiger, Éder Militão, David Alaba, Ferland Mendy e Trent Alexander-Arnold.
O Benfica deverá apostar numa organização defensiva sólida (4-2-3-1), tentando explorar as transições rápidas e a velocidade dos seus extremos. Já o Real Madrid, fiel ao seu ADN, deverá apresentar-se num 4-3-3 ofensivo, privilegiando a posse de bola e o desequilíbrio individual dos seus avançados.
Na frente de ataque, o duelo será de goleadores. Pelo Benfica, Vangelis Pavlidis está em grande forma, marcou seis golos nos últimos seis jogos e tem uma tendência para faturar nas primeiras partes. Leandro Barreiro também tem estado em destaque na prova, com dois golos marcados. No Real Madrid, Kylian Mbappé é a grande ameaça, pois leva já uns impressionantes 11 golos na competição, Jude Bellingham é outro perigo à espreita, estando prestes a tornar-se o jogador mais jovem a atingir 50 titularidades na Champions League.
Para José Mourinho, este jogo é também um desafio pessoal. O treinador português nunca venceu o Real Madrid em quatro tentativas anteriores, sendo o adversário que mais vezes defrontou sem sucesso. O histórico recente do Benfica contra equipas espanholas também não é favorável, com três derrotas seguidas, enquanto o Real Madrid não perde há dez jogos contra clubes portugueses
10 DADOS RÁPIDOS
- Os últimos três jogos do Real Madrid na Champions League tiveram pelo menos dois golos na primeira parte.
- Em todas as competições realizaram-se três jogos entre as duas equipas, com duas vitórias do Benfica e um triunfo do Real Madrid.
- José Mourinho nunca venceu o Real Madrid, sendo o adversário que mais vezes defrontou sem conseguir ganhar.
- Em casa do Benfica realizou-se um jogo entre as duas equipas, com vitória do Benfica.
- Kylian Mbappé conta já com 34 golos na temporada.
- Davide Massa é o árbitro do encontro.
- Metade dos golos sofridos pelo Real Madrid na competição foram em jogos fora de casa (quatro de oito).
- Quatro dos últimos sete jogos do Benfica no Estádio da Luz tiveram ambos os lados a marcar golos.
- Álvaro Carreras regressa a Lisboa, depois de ter representado o Benfica na temporada passada.
- Os melhores marcadores de sempre das duas equipas são ambos portugueses. Cristiano Ronaldo do lado do Real Madrid (450 golos) e Eusébio pelo Benfica (472 golos)
JOGADORES A TER EM CONTA


Vangelis Pavlidis – O avançado chega a este jogo decisivo em estado de graça, somando seis golos nos últimos seis jogos. O grego tem sido o grande abono de família da equipa e apresenta uma tendência letal para marcar cedo. Quatro dos seus últimos sete golos surgiram ainda na primeira parte, especificamente entre o minuto 30 e o intervalo. Contra uma defesa do Real Madrid desfalcada, a sua eficácia ‘madrugadora’ será a maior esperança do Benfica.


Kylian Mbappé – É a ameaça número um e os números não mentem. O francês é uma das grandes figuras desta edição da Champions League, onde já leva uns impressionantes 11 golos, com um total de 34 golos em toda a temporada, o avançado é um pesadelo à solta. A sua velocidade e capacidade de finalização prometem ser o teste para a defesa do Benfica, obrigando a um nível de concentração perfeito para não ser punido por este tipo de jogador.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Anatoliy Trubin; Amar Dedic, Tomás Araújo, Otamendi, Samuel Dahl; Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes; Gianluca Prestianni, Heorhiy Sudakov, Andreas Schjelderup; Vangelis Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«Resta-nos respeitar essa natureza do jogo, preparar a equipa o melhor possível e jogar o jogo com respeito a um adversário que sabemos quem é. Sabemos quem somos e temos de jogar o jogo com o objetivo que temos. Não temos de pensar nos outros resultados. Se não ganharmos não há resultados que nos possam qualificar. Só ganhando podemos ver se foram favoráveis ou não. Tentaremos tudo para ganhar o jogo, mesmo sabendo quem está do outro lado».
Real Madrid: Thibaut Courtois; Federico Valverde, Raúl Asencio, Dean Huijsen, Álvaro Carreras; Aurélien Tchouaméni, Jude Bellingham, Arda Guler; Franco Mastantuono, Vinicius Jr, Kylian Mbappé
Treinador: Álvaro Arbeloa
«É uma partida importantíssima, queremos estar no top oito. Queremos os três pontos frente a uma grandíssima equipa. Tem o melhor líder possível. Já alertei os jogadores para a dificuldade. Vimos com uma humildade tremenda. O Benfica vai jogar no limite durante 90 minutos, não espero menos do que isso».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-2 Real Madrid

