Enzo, o motor encarnado

nascidonafarmaciafranco

Enzo Pérez enganou-nos. A todos. Como aconteceu com Cardozo este ano, também o médio argentino endereçou as suas desculpas ao clube da Luz, instituição e massa associativa, através da Benfica TV no início de 2012. Uma lesão no joelho direito, problemas pessoais, um processo disciplinar e “maus conselhos”, como lhes chamou Enzo em entrevista ao canal da Luz, ditaram um primeiro ano infeliz do argentino em Lisboa. Apareceu numa altura em que Salvio regressava a Madrid e em que se procurava preencher um espaço que Ramires havia deixado quando rumou a Londres. Perdi a crença na promessa talentosa que o médio constituía aquando da sua chegada, que custou 5,5 milhões ao Benfica em 2011, e fiquei até indignado com a situação. Hoje, Salvio está de volta (e que falta faz, desde que se lesionou no início de Setembro, frente ao Sporting), o meio-campo está de novo bem entregue, e eu estou completamente rendido e não quero imaginar Enzo Pérez sem a águia ao peito.

Se é inegável que uma dupla como Enzo e Matic oferece a qualquer defesa confiança e segurança no meio-campo, quer a nível de organização de jogo, quer a nível de posicionamento e eficácia defensivos, dificilmente se discordará de que o “motor” Benfica se encontra também no “miolo”. Um motor Enzo que não é Ferrari, mas sim Pérez, um jogador versátil e completo. Tecnicamente avançado, o médio encarnado tem uma visão de jogo e sentido de organização táctica acima da média. Isto para não referir a componente anímica, que segura o argentino ao jogo de forma voraz e com vontade de desempenhar o seu papel com futebol do mais alto nível. Quando digo que Enzo é tacticamente acima da média não exagero: o argentino prevê o jogo com muita antecedência e em muitos movimentos não é acompanhado no seu génio. Elemento indispensável no actual modelo de jogo do Benfica, o número 35 promove a circulação de bola, imprime velocidade ao jogo – sendo fulcral na transição para o último terço do campo – e preenche os espaços vazios com astúcia, tendo sempre em vista a mobilidade da equipa.

Numa altura em que os sistemas do futebol europeu estão já tão avançados, é cada vez mais difícil existir um futebol feito de individualidades. É claro que os craques existem e continuarão a existir, mas têm nestes dias o espaço mais condicionado pela crescente cultura táctica que faz do futebol europeu o mais estratégico e mais explorado a todos os níveis. Neste contexto, é delicioso ver jogadores como Enzo Pérez, Iniesta, Gerrard e tantos outros, verdadeiros sábios do futebol, autênticos estrategas, com a bola nos pés.

Enzo Pérez dedica golo ao lesionado Salvio / Fonte: abola.pt
Enzo Pérez dedica golo ao lesionado Salvio
Fonte: A Bola

Por fim mas não menos importante, Enzo Pérez tem no seu perfil algo por que é conhecido e que me diz muito: a raça. Lutador, empenhado e decidido, o argentino não nega que nasceu para o futebol. A forma como vive o jogo caracteriza-o e quem o viu inconsolável na final da Liga Europa frente ao Chelsea na época passada não pode ter dúvidas de que com Enzo as cores do Benfica são e serão sempre bem defendidas. Com um extra: o bom futebol.

Subscreve!

Artigos Populares

Elias Manoel emprestado pelo Botafogo ao Santa Clara

Elias Manoel já foi oficializado como reforço do Santa Clara. Extremo chega por empréstimo com opção de compra do Botafogo.

Sporting define preço para vender Maxi Araújo: Há interesse em Itália

A Atalanta está interessado em Maxi Araújo. Sporting exige 30 milhões de euros pelo passe do internacional uruguaio.

Benfica enche o cofre com a venda de Gedson Fernandes: eis os milhões que vão cair na conta das águias

O Benfica vai receber mais 10 milhões de euros, pelo menos, com Gedson Fernandes. Médio a caminho do Spartak Moscovo.

Patrícia Sampaio conquista Grand Slam da Mongólia: Bastaram pouco mais de 30 segundos

Patrícia Sampaio venceu este sábado a japonesa Mami Umeki e conquistou o Grand Slam da Mongólia na modalidade de Judo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica define nova prioridade após lesão grave de Bruma: Eis a situação

A lesão grave de Bruma muda os planos do Benfica. Águias aceleram por nova prioridade no mercado de verão: extremo-direito.

Chelsea mais perto de contratar novo defesa por mais de 40 milhões de euros

O Chelsea está mais perto de chegar a acordo com o Ajax para a contratação de Jorrel Hato. Defesa a caminho de Londres.

João Almeida vai partilhar co-liderança da UAE com Juan Ayuso na Vuelta

Tadej Pogacar não vai correr na Vuelta a Espanha. Liderança da UAE vai ser partilhada entre João Almeida e Juan Ayuso.