Farense? Porto, Porto Porto | Benfica

- Advertisement -

Por trás de um mero pensamento ou de um mero objetivo há sempre algo mais. Uma outra ideia, uma outra noção, um outro alvo. É inevitável. Um passo tem sempre outro em mente. Não há como ignorar esse facto. Até porque seria ignorante não precaver certas situações que possam surgir. É como um jogo de xadrez.

Na conferência de antevisão ao encontro, Bruno Lage referiu que só pensava numa única coisa: “Farense, Farense, Farense.” Se isso é verdade? Claro que não.

Claro que não porque com o jogo do Porto a apenas uns dias a seguir é inevitável não pensar nele. Seria errado não o fazer. Mas Bruno Lage, apesar de não o admitir, obviamente pensou nele, o que é natural. É completamente natural.

Bruno Lage António Silva Tomás Araújo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

De outra forma não teria a tranquilidade de deixar de fora Florentino e Tomás Araújo, ou até mesmo de dividir a utilização dos médios a uma parte cada um. Neste caso Renato Sanches e Leandro Barreiro, que repartiram os 90 minutos a metade e conseguiram gerir da melhor forma as respetivas condições, já a pensar no clássico, tendo em conta o estado atual do meio-campo do Benfica. Lage provavelmente pensou neste sentido.

Com a qualidade do plantel dos encarnados é possível fazer diversas trocas de jogo para jogo e manter o nível competitivo, superior à maior parte das equipas com que compete, pelo menos no papel.

Dentro das quatro linhas, como se assistiu, aquilo que se perspetivava no papel esteve perto de não se concretizar. A equipa do Benfica, superior na maioria dos momentos, distraiu-se em outros tantos e por pouco não viu o Farense roubar um ponto. Foi notória a falta de concentração, ou até mesmo a tranquilidade em demasia por parte do conjunto encarnado depois de ter começado a vencer. Como se os três pontos já estivessem quase garantidos. Um sofrimento posterior que não era necessário dado ao controlo que o Benfica tinha sobre o jogo, mas que, em certas ocasiões, deixou escapar entre os dedos e viu Trubin sofrer por isso. Ainda assim, o Farense acabou por não conseguir ferir mais a defesa anfitriã e o Benfica acabou mesmo por sair vitorioso numa fase tão decisiva da época.

Uma fase que faz com que cada jogo seja de igual importância, mas que, apesar disso mesmo, faz com que seja impossível não pensar nos seguintes. No início do campeonato era mais fácil de não pensar no passo à frente. Dada a caminhada que faltava percorrer, um passo em falso teria um impacto muito menor. Nesta altura da temporada, pois bem, uma jogada em falso pode deitar a perder tudo aquilo construído até ao momento.

Bruno Lage Benfica jogadores
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

É por isso que não há como negar o óbvio. Muitos podem até pensar que equacionar também o jogo adiante seria desvalorizar o adversário que se encontra mais próximo, no entanto, a preparação adiantada não indica nada mais nada menos que respeito e precaução em relação àqueles que se defronta. Desrespeito seria não equacionar atempadamente quem se encontra e acabar surpreendido por falta de preparação ou por má gestão em momentos anteriores.

Ou seja, neste momento, além de pensar no clássico frente ao FC Porto, há que pensar também no duelo frente ao Tirsense para a Taça de Portugal. Isso pode até mesmo influenciar a escolha e a gestão dos jogadores e o respectivo esforço dos mesmos.

Contudo, será que na próxima conferência de imprensa Bruno Lage vai realçar que pensa apenas no FC Porto, no FC Porto e unicamente só no FC Porto, ou terá já a Taça de Portugal uma palavra a dizer?

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.