📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Astana 2-2 SL Benfica: Bem-vindo, Renato, o meio-campo é teu!

- Advertisement -

cabeçalho benfica

O Benfica não conseguiu o triunfo no Cazaquistão, trouxe apenas um ponto para Lisboa e fica à espera que o Atlético de Madrid dê uma ajudinha, mas isso para mim é tudo “peaners”. O que mais importou neste jogo, na minha opinião, foi analisar a exibição de Renato Sanches, em estreia, e só tenho a dizer que o “puto” é o parceiro ideal para Samaris.

A equipa anda desde o início de época à procura do elemento ideal para jogar ao lado do grego. Começou Fejsa, já por lá andaram Talisca e André Almeida, e, finalmente, chegou a vez do «menino» do Seixal. Num jogo em que o Benfica esteve longe de ser bom, Renato Sanches foi o melhor. Aliás, era aquele o jogador que se estreava na Europa e que era pela primeira vez titular nas «águias»? Não me pareceu.

Uma maturidade fora do normal, a assumir a bola, a não ter medo de caminhar com ela e criar desequilíbrios, e, depois, um «pulmão» tremendo a defender e a equilibrar o conjunto de Rui Vitória. Falhou alguns passes, é certo – às vezes o coração foi mais forte do que a razão -, mas há ali talento e muita qualidade. Deixo ainda para registo aquele passe perfeito a isolar Gonçalo Guedes, que na cara do golo desperdiçou.

Renato Sanches foi o melhor em campo na estreia

Não tenho dúvidas de que é já a melhor opção para o Benfica e em Braga espero vê-lo no onze, sobretudo devido à ausência de Samaris.

Quanto ao resto do jogo é de salientar mais uma boa entrada dos “encarnados”, a pressionar, a dominar o adversário, mas à primeira adversidade quebraram, outra vez. O golo do Astana veio contra a corrente da partida e quase fez KO ao Benfica. Os cazaques jogavam direto nas linhas e o adiantamento dos laterais encarnados estava a descompensar a defesa. No primeiro golo, Eliseu chega atrasado e deixa o seu oponente cabecear, enquanto Sílvio está demasiado aberto na perda de bola de Jiménez.

O 2-0 acontece num mau comportamento defensivo e numa falha de marcação numa bola parada, onde o Benfica esta época não tem sido forte. A partir daí, e quando parecia que tudo ia desabar, a equipa organizou-se. Sílvio e Eliseu não subiram tanto e impediram o Astana de ganhar na profundidade, e Samaris e Sanches agarraram o controlo do miolo. Pizzi foi importante e mostrou que tardou em ser opção. Com o regresso de Gaitán, em Braga, espero que passe para o meio, atuando ao lado do “menino”.

Guedes foi sempre desconcertante para os adversários e Jonas “acordou” para o jogo. O Benfica empatou numa altura decisiva, a chegar ao intervalo, pelo «quase» sempre perdido Raúl Jimenez. O golo deu confiança e na segunda parte o controlo da partida foi sempre das «águias».

O mexicano voltaria a marcar, algo inédito, e colocou justiça no marcador. O Benfica partia então para a procura do golo que podia dar o apuramento, mas… Rui Vitória mexeu mal.

Talisca entrou e o Benfica tremeu porque perdeu força e intensidade no meio-campo. O brasileiro é curto para aquela posição e até para o Benfica. Precisa de acrescentar muito mais para poder ser opção.

Mesmo assim, Sanches aguentou as hostes e o Astana já nem constituía perigo, mas o Benfica preocupou-se mais com não perder do que com ganhar. Cristante ainda entrou para controlar.

Será que o italiano aos poucos pode aparecer na equipa? Desejava que sim.

Hoje, o Benfica merecia ganhar, é certo, mas foi penalizado pelo desacerto defensivo inicial e pelo pouco risco de Rui Vitória, o que até é perceptível, nesta fase que a equipa atravessa.

A Champions está encaminhada e eu volto a pedir: façam no campeonato o que fazem na Europa e o Benfica vai crescer!

A Figura:

Renato Sanches – Estreia a titular, estreia na Europa e uma exibição excelente para um menino de 19 anos. Que o futuro estava assegurado com ele já esperava, mas de que no presente seria a melhor opção não estava certo. Bela surpresa!

O Fora-de-Jogo:

Talisca – Entrou e complicou. O Benfica estava bem, mas perdeu o domínio total da partida e demonstrou que não é opção para jogar ali. Nem passes nem remates. Descompensou a equipa e espero que em Braga não entre no relvado.

Imagens: SL Benfica

Luís Martins
Luís Martinshttp://www.bolanarede.pt
A mãe diz-lhe que começou a ler aos 4 anos, por causa dos jornais desportivos. Nessa idade já ia com o pai para todo o lado no futebol e como sua primeira memória tem o França x Brasil do Mundial 1998. Desde aí que Zidane é o seu maior ídolo mas, para ele, Deus só há UM: Pablito Aimar.                                                                                                                                                 O Luís não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Pinto enaltece José Mourinho e defende: «Revolta-me que digam que Pizzi, André Almeida, Rafa e Grimaldo eram maus profissionais»

Tiago Pinto, atual diretor desportivo do Bournemouth, recordou os tempos no Benfica e enalteceu ainda José Mourinho.

Verão: Sporting não dificultará saída de Ousmane Diomande por determinados valores

Ousmane Diomande pode sair do Sporting no mercado de verão por valores a rondar os 40 milhões de euros. Leões não dificultarão.

Como 1907 oferece contrato de 3 anos a jovem do FC Porto e há mais interessados em Itália

Gustavo Guerra tem vários interessados em Itália. Como 1907 avança e oferece um contrato de três anos ao jovem do FC Porto.

Diomande-PSG: Sporting dará nega caso chegue oferta de 45 milhões de euros

O Sporting recusará qualquer oferta por Ousmane Diomande que não chegue aos 80 milhões de euros. Defesa foi associado ao PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer renovar com 4 jogadores e um deles é português

O Al Ittihad quer renovar os contratos de Danilo Pereira, Karim Benzema, N'Golo Kanté e Fabinho. Emblema é orientado por Sérgio Conceição.

AC Milan e City Group de olho em Alex Amorim: Alverca já definiu preço do médio

O AC Milan e o City Group observaram Alex Amorim no Estoril x Alverca. Clube definiu preço nos 6 milhões de euros por 80% do passe.

Benfica: Conhecida a nova composição da SAD

Está eleito o novo Conselho de Administração da SAD do Benfica. Assembleia Geral Ordinária decorreu esta segunda-feira.