FC Porto 0-2 Benfica: Ao coração ganha sempre a razão

- Advertisement -

benficaabenfica

Se o coração pode trazer a felicidade no futebol em alguns momentos soltos, a razão será sempre a chave para o sucesso. Como aconteceu hoje. Importantíssimo e saboroso triunfo no Dragão, o primeiro de Jesus em jogos a contar para o campeonato. Enorme passo para o bicampeonato foi hoje dado e caber-nos-á saber gerir esta almofada pontual da melhor forma. No regresso de Lima à titularidade, foi um Benfica diferente do habitual a jogar no terreno do rival. Um Benfica calculista, racional, frio e ciente de que é inferior em termos de qualidade individual mas muitíssimo superior a nível colectivo.

O início de jogo trouxe um Porto forte e com vontade de se colocar cedo em vantagem. Se estas entradas fortes dos azuis-e-brancos não surpreendem ninguém, o mesmo não se pode dizer da forma como o Benfica a tentou segurar. Muito subido no terreno e tentando limitar a saída de bola em posse desde trás da equipa de Lopetegui, a equipa encarnada aguentou a primeira meia-hora inicial de bom nível dos portistas. Jackson teve o golo nos pés mas Júlio César mostrou o porquê de – finalmente! – ser o dono e senhor da baliza do Benfica. Um Porto veloz e a criar enormes dificuldades ao espaço morto entre a defesa e o meio-campo encarnados, com Brahimi e Óliver em bom plano, não foi capaz de reagir ao primeiro golo do encontro. De um lançamento lateral se começou a construir a vitória encarnada, com Lima a aproveitar a passividade defensiva (uma das grandes pechas deste Porto) do Porto. Se o Benfica pouco arriscava no momento ofensivo com o nulo no marcador, ainda menos o fez depois de se ver em vantagem. Eficácia quase total da equipa de Jorge Jesus, pois antes do golo houve apenas um fraco remate de Talisca para contar.

Depois de César Brito e Nuno Gomes, foi a vez de Lima bisar no Dragão Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Depois de César Brito e Nuno Gomes, foi a vez de Lima bisar no Dragão
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

Apesar de ter dado mostras de querer repor a igualdade o mais rapidamente possível, o 0-2 que Fabiano ofereceu a Lima (soberba a jogada de Gaitán que antecede o bis do brasileiro) acabou por ser quase o xeque-mate dos dragões. A partir daí, a equipa de Lopetegui entrou num desnorte total, apesar de se poder queixar de algum azar na finalização, já que Jackson encontrou por duas vezes a trave da baliza de Júlio César. Naquele que, provavelmente, foi o melhor jogo do Benfica de Jesus no Dragão (perfeita a forma como bloqueou o jogo lateral do Porto e obrigou os defesas e médios a jogarem em lançamentos longos), a eficácia encarnada foi vital para o resultado. Nas poucas oportunidades que criou (fruto da estratégia adoptada para a partida), o Benfica acabou por conseguir segurar uma vantagem no Dragão, coisa rara nos tempos mais recentes. Para a história fica a pouca qualidade futebolística que marcou o clássico, apenas pintado, aqui e ali, com os rasgos de Brahimi e Gaitán. O fantasma portista parece estar a querer desaparecer e deu lugar a um Benfica pragmático e racional, que irá passar o Natal na liderança isolada. Para o devaneio do Porto no mercado de verão, estar a 6 pontos do primeiro lugar e fora da Taça de Portugal dará muito que pensar. Restará, pois, a boa campanha europeia para ir enganando os papalvos. Lopetegui disse que, depois do jogo de hoje, tem mais certezas de que o Porto será campeão. Pois bem, eu digo que o caminho para o bicampeonato encarnado começa a dar sinais de vida.

A Figura:
Nico Gaitán – O craque argentino voltou a a provar a sua classe no jogo de hoje. Teve pouca bola, é certo, mas sabe sempre o que lhe fazer quando em posse.

O Fora de Jogo:
Salvio – Inconsequente. É assim que se pode definir a época do extremo argentino. Ao contrário do compatriota de sector, perde-se em constantes iniciativas individuais sem princípio, meio e fim.

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira satisfeito com chegada de Jorge Jesus à seleção: «É um super profissional e uma escolha acertada. Temos um selecionador português novamente»

Luís Filipe Vieira elogiou a escolha de Jorge Jesus para a seleção nacional. Antigo presidente do Benfica trabalhou com o treinador nos encarnados.

Luís Filipe Vieira revela desilusão com o Benfica e aponta problema: «Não há exigência da massa associativa»

Luís Filipe Vieira falou do momento do Benfica, depois da derrota contra o St. Gallen. Antigo presidente deixou críticas.

Futebol uruguaio de luto com a morte de Bruno Betancor aos 22 anos

Bruno Betancor morreu aos 22 anos. Jogador uruguaio do Deportivo Italiano foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Fenerbahçe oferece 12 milhões de euros por ano a internacional português e pode influenciar todo o mercado do AC Milan de Ruben Amorim

O Fenerbahçe já fez uma proposta a Rafael Leão e colocou muitos milhões em cima da mesa. Turcos ainda têm de falar com o AC Milan.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Gonçalo Inácio entrar na equação? Barcelona determina novo objetivo de mercado

O Barcelona já definiu que gostaria de contratar um novo defesa central esquerdino, caso Ronaldo Araújo abandone o projeto.

Monza oficializa chegada de Ricardo Mangas por empréstimo do Sporting

Ricardo Mangas já é jogador do Monza. Lateral esquerdo chega a Itália por empréstimo do Sporting com obrigação de compra.

Sporting garante regresso de ala para 2026/27

Rúben Teixeira vai realizar a próxima temporada na equipa do Sporting, depois de ter estado emprestado aos Leões de Porto Salvo.