FC Vizela 0-2 SL Benfica: Foi preciso sofrer até ao fim

Benfica

A CRÓNICA: BENFICA TEVE QUE SUAR (E MUITO!) PARA VENCER A FORMAÇÃO VIZELENSE

Na caminhada para o título da Primeira Liga, o visitante SL Benfica visitava o reduto do FC Vizela naquela que ainda era apenas a 22.ª jornada do campeonato. A equipa da casa na história recente sempre vendeu cara a derrota aos encarnados – com o jogo da primeira volta no Estádio da Luz à cabeça – com um golo já nos minutos de descontos que deu a vitória ao Benfica, assim como a última vez que veio ao Estádio do Vizela.

Um ambiente quente numa noite fria, com a equipa da casa a entrar pressionante, empurrada pelos seus adeptos que acreditavam que era possível surpreender o líder. Entrada enérgica no jogo, com os vizelenses a dificultar a primeira fase de construção encarnada. Para os comandados de Roger Schmidt, o primeiro golpe foi dado relativamente cedo, com Guedes a receber e armar logo o remate, que foi desviado e não passou longe da baliza.

A primeira oportunidade do Vizela iria chegar aos 25 minutos, após uma bola colocada na profundidade entre o central direito e o lateral, com Samu Silva a conseguir aparecer nessa brecha, mas o médio esbarrou em Odysseas, que não permitiu que o jogador inaugurasse o marcador.

Gonçalo Guedes ia sendo o elemento que mais fazia questão de testar a atenção do guarda-redes caseiro, com o internacional português a ter três dos quatro remates das águias na primeira meia hora de jogo.

As saudades do golo eram muitas para o pensador tornado finalizador João Mário, que fez o primeiro da partida perto dos 40 minutos. Transição rápida na esquerda, iniciada por Guedes, conduzida posteriormente por Neres que serviu «Super Mário», que finalizou na passada.

A segunda parte é marcada por um Vizela com sinal mais e a conseguir criar várias chances de golo. Num delas, aos 65 minutos, a trave impede um golo cantado a Osmajic e na recarga Vlachodimos faz uma enorme intervenção a negar Kiko Bondoso.

É mesmo no fim que se dá o ponto final na partida. Numa fase em que os vizelenses já se encontravam reduzidos a dez unidades, João Mário bisa na partida de grande penalidade e confirma a vitória por 0-2 do SL Benfica. A equipa de Lisboa passou por sérias dificuldades durante toda a partida, num campo muito difícil, mas conseguiu levar a vitória.

A FIGURA

Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Ataque encarnado – Foram os elementos determinantes para as águias. Num jogo sofrido a meio-campo, as acelerações de Neres e Guedes com bola foram fundamentais para criar perigo na primeira parte, sendo que é numa bola de transição que surge o primeiro golo do jogo. Ramos, tanto em apoio como em profundidade foi um elemento que causou dificuldades à formação da casa.

O FORA DE JOGO

Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede


Kiko Bondoso – Não foi um jogo feliz para o avançado, que teve várias oportunidades para marcar, mas não o conseguiu fazer.É o marco negativo num jogo até bastante participativo, porém perdulário e com desacerto nos momentos chave.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Vizela

BnR: Com uma primeira parte forte e uma entrada na segunda parte também forte, o Vizela acaba por puxar o Benfica por trás e cria muitas oportunidades. Com o decorrer do jogo a equipa vai perdendo algum ímpeto, sente que isso se deve às substituições – se acha que não tiveram o impacto que pretendia – ou se acha que foi mais relacionado com desgaste?

Manuel Tulipa: Até à expulsão do Anderson não me lembro de nenhuma grande oportunidade do Benfica, depois de ficarmos com menos um jogador tiveram algumas chegadas com perigo à área, uma delas a dar o penálti.

O Guzzo tem uma recuperação espetacular, mas no intervalo já estava no seu limite. Aguentámos mais um pouco, que ele tem importância no nosso jogar. Em momentos de transição é importante parar os jogos com falta, os jogadores que entraram cumpriram com aquilo que lhes foi pedido. Precisámos de gente que conheça verdadeiramente o jogo para fazermos aquilo que nós queremos.

SL Benfica

Não foi possível realizar questões ao técnico do SL Benfica, Roger Schmidt

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Club Brugge de Carlos Forbs bate Rangers: Eis os resultados do dia da Champions League

O Pafos, o Qarabag e o Club Brugge ganharam esta noite na primeira mão do playoff de acesso à fase de Champions League. Eis os resultados.

Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço

Luís Filipe Vieira questionado sobre contratações quase sem minutos: «Alguns nem me lembro deles»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira fala sobre Bernardo Silva: «Não é gestor. Isto é muito ingrato»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira questionado sobre impossibilidade de assumir a presidência da Benfica SAD: «Não me preocupo com nada do que me está a dizer....

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Real Madrid começa a La Liga com o pé direito

O Real Madrid recebeu e venceu o Osasuna por uma bola a zero, em jogo da primeira jornada da La Liga.

Luís Filipe Vieira volta a arrasar Pedro Proença: «Todos os presidentes estão desejosos que eu chegue ao futebol para perderem o medo, porque esse...

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.