Ferro | Demasiado enferrujado para a metalúrgica JJ?

- Advertisement -

De bestial a besta, do oito ao oitenta. Estas duas expressões populares são a analogia perfeita para caracterizar o percurso de Francisco Ferreira, mais conhecido por Ferro, ao serviço do SL Benfica.

O jovem central “made in Seixal” estreou-se pela equipa principal das “águias” no dia 6 de fevereiro de 2019, no dérbi eterno frente ao Sporting CP, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Na altura, Ferro entrou aos 37 minutos para o lugar do lesionado Jardel, e de lá não saiu até ao final de uma temporada que culminou num histórico 37º título de campeão nacional.

Pelo meio somou, também, alguns golos, sendo que se destaca o tento frente aos croatas do GNK Dínamo Zagreb, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, em que Ferro disfere um remate potente em direção ao poste esquerdo da baliza croata, colocando as “águias” na frente da eliminatória.

Após uma época de grande sucesso, todos esperavam que a temporada seguinte servisse de afirmação por parte do jovem de Oliveira de Azeméis. No entanto, aconteceu, precisamente o contrário. Ferro passou de bestial a besta, sem nenhuma razão aparente.

Se na primeira época o jovem se destacou pela sua capacidade de sair a jogar e pela segurança defensiva que dava à equipa, na temporada seguinte Ferro destacou-se precisamente pelo contrário.

Apesar da sua estatura elevada (1,92m), o central raramente é capaz de ganhar bolas aéreas, já para não mencionar o fraco desempenho no um para um defensivo, onde, na maior parte das vezes, é ultrapassado pelos adversários.

Ressalva-se apenas a sua capacidade para sair a jogar na primeira fase de construção, que é, neste momento, a sua maior arma. Sem surpresas, o português acabou por ser relegado para o banco de suplentes, com Jardel a acabar a época transata a titular.

Atualmente, e com Jorge Jesus ao comando das operações, é difícil de prever qual será o futuro do central de 23 anos. Relatos dizem que o técnico português impediu a saída do jovem no mercado de verão. No entanto, foram contratados Vertonghen, Otamendi e, no último dia do mercado, Todibo, o que deixa Ferro com pouco espaço de manobra.

De resto, o português entrou na partida contra o SC Farense, para o lugar de Jardel, e mostrou-se a um bom plano, quer a nível defensivo, quer na primeira fase de construção, pelo que será interessante ver se Jorge Jesus consegue recuperar um Ferro enferrujado e trazê-lo para patamares exibicionais elevados.

Artigo revisto por Joana Mendes

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Valadares Gaia vence o Rio Ave e soma a primeira vitória da temporada

Valadares Gaia venceu o Rio Ave por 1-0 na terceira jornada da Primeira Liga Feminina e soma os primeiros pontos na temporada.

Imprensa alemã revela que Tomás Araújo está nos planos do Bayern Munique: Eis os detalhes

O jornal Bild avança que o Bayern Munique pode avançar por Tomás Araújo, caso acerte a venda de Hiroki Ito ou Kim Min-jae.

Imprensa italiana aponta para a titularidade de Issa Doumbia no Turquia x Itália

A Gazzetta dello Sport escreve que Issa Doumbia é um dos candidatos à titularidade no meio-campo de Itália para o duelo com a Turquia.

Oskar Pietuszewski chamado pela Polónia após lesão de Jakub Kaminski

Os problemas físicos de Jakub Kaminski levaram o selecionador da Polónia a reforçar a convocatória com o extremo do FC Porto, Oskar Pietuszewski.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço inesperado: Ator José Condessa confirma contrato com a equipa B de futsal do Benfica

O ator José Condessa surpreendeu o mundo do desporto ao revelar que vai alinhar pela equipa B de futsal do Benfica.

Vitória SC vence Chaves em jogo particular

Esta sexta-feria, o Vitória SC foi até Trás-os-Montes vencer o Chaves pela margem mínima em jogo particular.

Rui Pedro Brás e o desentendimento com João Félix: «Estava toda a gente de cabeça quente»

Rui Pedro Braz relembrou o desentendimento com João Félix, abordou a experiência no Al Ahli e refletiu sobre o futuro de Cristiano Ronaldo.