Fica apenas o resultado | Boca Juniors 2-2 Benfica

O Benfica estreou-se no Mundial de Clubes na madrugada desta terça-feira com um empate a dois golos, frente ao Boca Juniors, da Argentina, resultado que deixa tudo em aberto no Grupo C.

No onze benfiquista surpreendeu a presença de Renato Sanches e o fato de Dahl ser opção no lado direito, algo que nunca tinha sido visto. Com Leandro Santos no banco, ainda tem menos sentido a presença do sueco.

Que entrada do Benfica… conseguia recuperar rápido a posse de bola, ativava os seus melhores ativos, à cabeça Di Maria e Carreras, e acumularam algumas aproximações à área do Boca.

No entanto, o que se previa, não durou muito. Após os primeiros dez minutos, os argentinos foram, progressivamente, saindo das amarras do Benfica e aos 21 minutos acabaram por chegar à vantagem depois de um “túnel” a Florentino Luís do lateral Blanco e a finalização de Miguel Merentiel. E para piorar, seis minutos depois, aos 27, os argentinos voltaram a faturar num pontapé de canto, após muita passividade da defesa benfiquista.

Tendo uma montanha por escalar e com um resultado muito difícil para conquistar, a penalidade cometida sobre Nico Otamendi veio para ser uma lufada de ar fresco para o Benfica que estava a entrar numa aura negativa que dificilmente viria a sair.

Claramente que o plano de Bruno Lage falhou na primeira parte, a começar pela ideia de colocar Dahl pela direita. O sueco teve desconfortável e sérias dificuldades em fazer a diferença. Pavlidis, Bruma e Di Maria não pressionavam em nenhum momento e o Boca construiu como quis.

Vendo as dificuldades evidentes, as alterações, na volta dos balneários, foram naturais. Lage lançou Belotti e tirou Dahl com o objetivo de acrescentar agressividade no último terço e mudou o plano tático para o 4-4-2, tendo dois avançados de referência.

A questão é que a grande lacuna dos primeiros 45 minutos, não foi corrigida. O meio-campo não acrescentou nada, seja na ligação como nos duelos. Renato e Florentino são uma dupla que não tem impacto no jogo ofensivo.

Sem inspiração e, após a expulsão imatura de Belotti (72), foi preciso Otamendi, aos 84 min, subir ao “segundo andar” para levar o Benfica ao empate numa partida que era proibido perder. A partir desse momento os encarnados ganharam uma nova cara. A superioridade foi evidente até ao fim da partida, mas não foi suficiente, apesar dos argentinos ficarem reduzidos a dez unidades.

No final do jogo ficou na retina a pouca leitura de jogo de Bruno Lage, a falta de “fome” dos jogadores e a necessidade do individual para empatar. Não há um modelo coletivo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.