📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Final a final, assim se fez o campeão

- Advertisement -

Ultrapassados assim os piores momentos da época chegou a altura de recordar o que de bom teve esta época. Começando pelo inicio da temporada, uma das grandes conquistas foi manter Jonas no plantel e lançar Gonçalo Guedes como uma das caras do ataque encarnado. O avançado brasileiro não foi feliz a época inteira, mas continuar a tê-lo no plantel foi algo que agradou a qualquer adepto encarnado. Quanto ao jovem português, voltámos a ter orgulho na nossa formação e a acreditar que é possível viver até uma certa parte com ela. Sem Gaitan e Renato o Benfica conseguiu sobreviver com o “Zidane” Pizzi e com reforços de grande qualidade como Zivkovic, Cervi e Rafa. Falando agora dos jogos que marcaram o campeonato pela positiva, gosto de recordar para começar a vitória em Arouca. Com Guedes e Rafa no ataque Rui Vitória foi obrigado a lançar o jovem Zé Gomes para preencher a vaga deixada por Mitroglou, Jonas e Raul. Uma vitória importante e difícil para o grupo encarnado. Duas jornadas depois o Benfica foi até Chaves e debateu-se com a maior surpresa do campeonato, recém-chegado da segunda liga estava e fez uma época impressionante no seu território.

Na jornada 13 o Benfica dava uma das maiores alegrias do campeonato aos seus adeptos: uma vitória caseira por 2-1 frente ao rival da segunda circular deu motivos de festa pela noite dentro e mostrava qual era a equipa mais bem preparada para a luta até ao final da temporada. Seguia-se logo depois a melhor fase da sólida defesa encarnada, 7 jogos sem sofrer golos faziam do quarteto defensivo o mais eficaz da altura do campeonato. A partir da vigésima nona jornada o Benfica entrava na fase das grandes finais onde apenas tropeçou numa, a difícil vitória em Moreira de Cónegos por 1-0, o 2-1 caseiro frente ao Estoril-Praia, a tão festejada e difícil conquista frente ao Rio Ave e a goleada por 5-0 no jogo do titulo mostravam cada vez mais a união do universo benfiquista. Estes importantes encontros, tirando o ultimo referido e a conquista por 3-0 frente ao Marítimo, fizeram que esta fase final fosse tão saborosa como se esperava: finais difíceis, mas com um final feliz.

Para finalizar a análise das boas conquistas é preciso focar esse triunfo caseiro frente ao Vitória de Guimarães no nosso território. Num encontro recheado de sócios nas bancadas, o que parecia difícil tornou-se fácil quando concretizamos a mais bonita conquista da temporada. Os expressos 4-0 ao intervalo ditavam que os 200 mil iam encaminhar-se para o centro de Lisboa para comemorar o primeiro tetracampeonato do clube da luz e reafirmar o Benfica como grande vitorioso de campeonatos da presente década.

Se já falamos dos encontros e das boas noticias do plantel encarnados vamos terminar agora ao falar de um fator marcante para o ano benfiquista: o trabalho do “ Hospital da Luz”. Foram 9, repito, 9 jogadores que tiveram entregues ao departamento médico do Benfica, muitos destes 9 como Jonas, Fejsa, Lisandro, Grimaldo, Jardel, jogadores importantes no plantel, que não estiveram presentes durante grande parte da temporada e deixaram assim Rui Vitória com dores de cabeça. Como resolvemos? Apostámos na casa e voltámos a ter Luisão presente a época inteira, voltamos a ver Eliseu na defesa encarnada, lançamos o já referido Zé Gomes, vimos Lindelof fazer o maior número de encontros numa temporada, Samaris jogou muitos dos mais importantes encontros do campeonato e de uma forma geral o Benfica a fez dos problemas soluções. Sabe tão bem dizer isto.

Foi um campeonato difícil, recheado de tempestades durante o ano mas com momentos tão marcantes que vão fazer-nos um dia dizer: “Neto, assim vi o inédito tetracampeonato!”

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nick Pope recorda memórias de José Mourinho: «É impossível esquecer o feitiço que ele lançou sobre o Chelsea»

O Newcastle vai receber esta quarta-feira o Benfica na Champions League. Nick Pope já fez o lançamento da partida.

Suécia anuncia Graham Potter como novo selecionador

A Suécia confirmou Graham Potter como novo selecionador, após o técnico inglês ter sido despedido do West Ham no início desta temporada.

Eddie Howe rendido a José Mourinho antes de o enfrentar: «Um visionário»

O Newcastle vai receber esta quarta-feira o Benfica na Champions League. Eddie Howe deixou vários elogios a José Mourinho.

Eddie Howe e o Newcastle x Benfica: «A atmosfera será elétrica, não tenho dúvidas»

O Newcastle vai receber esta quarta-feira o Benfica na Champions League. Eddie Howe já fez o lançamento da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Seleção Nacional Sub-16: Cristianinho faz parte da lista de convocados

Filipe Ramos já revelou a lista de convocados da Seleção Nacional Sub-16. Cristianinho é um dos 22 nomes que constam nas opções.

Wayne Rooney rendido a jogador do Manchester United: «Ele provou que eu estava errado»

Wayne Ronney admitiu que Bryan Mbeumo tem sido o melhor jogador do Manchester United na presente temporada.

De Ligt aponta ponto fraco do Liverpool após Manchester United ganhar em Anfield

Matthijs de Ligt falou sobre «ponto fraco» do Liverpool, após o Manchester United ganhar por 2-1 na Premier League.