FK Dynamo Kiev 0-2 SL Benfica: Uma nova vi(d)a no reino dos milhões

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

Depois do empate caseiro comprometedor na jornada inaugural, e da derrota pesada (quase humilhante) na visita a Nápoles, eis que o Benfica aparece com força na Champions. O momento não era de hesitações. O contexto não era o ideal – o frio é sempre um entrave importante -, mas a equipa de Rui Vitória foi competente em quase todas as fases do encontro. A inoperância dos ucranianos ajudou, mas, a vitória, construída sob um pragmatismo assinalável, é mais que justa.

Ainda as equipas estavam na tão proclamada fase de estudo, e já Antunes dava uma ajuda aos seus compatriotas. Insistência do Benfica – que tinha tido alguns lances interessantes até então – e Gonçalo Guedes a provocar o erro do português. Salvio inaugurou o marcador. O mais difícil estava feito. O Dynamo tentou reagir aos poucos, mas as soluções não eram muitas. Sem criatividade no meio – havia, sim, muita força -, eram os alas que tinham a responsabilidade de criarem os desequilíbrios numa estrutura defensiva bem montada por Rui Vitória. Se Derlis falhou redondamente, Yarmolenko, lá foi criando diversos problemas à defesa do Benfica. Porém, os encarnados, até ao fim do primeiro tempo, com maior ou menor dificuldade, foram resolvendo os problemas.

O Benfica traz da Ucrânia uma vitória importantíssima Fonte: SL Benfica
O Benfica traz da Ucrânia uma vitória importantíssima
Fonte: SL Benfica 

Quando se esperava, no segundo tempo uma reacção mais assertiva dos ucranianos, o contrário aconteceu. A apatia tomou conta do Dynamo e o Benfica, sem forçar muito a nota (artística), tomou completamente cota das rédeas do jogo. Com Cervi endiabrado, o Benfica ia descobrindo espaços, mesmo que tivesse dificuldades na definição dos lances. As movimentações de Gonçalo Guedes eram um quebra-cabeças para os ucranianos. Numa dessas jogadas, com tabelas pelo meio, Pizzi descobriu Salvio, que ofereceu o golo a Cervi, que, À segunda tentativa, colocou o esférico nas redes do Dynamo. Um bom prémio para quem mostra cada vez uma maior consistência táctica, sempre aliada a um talento nato.

Até ao fim do encontro, o Dynamo ainda criou alguns problemas defensivos ao Benfica, que desligou os motores de intensidade táctica. Nessa fase do encontro, Éderson esteve gigante nas redes encarnadas e confirmou aquilo que o jogo provou: a superioridade benfiquista. Nunca se deve desperdiçar uma segunda vida. Ainda mais com tanto em jogo.

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.