📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fora das quatro linhas

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A temática da legalização das claques sempre foi muito sensível e controversa na esfera futebolística, no entanto, trata-se de uma obrigatoriedade legal e que a meu ver tem mais de positivo do que negativo para todas as partes e, principalmente, para a modalidade.

Falando nos grandes, o Benfica e os grupos organizados que o seguem, sobejamente conhecidos como são os Diabos Vermelhos e os No Name Boys, são os únicos que não avançaram para a legalização, o que é incompreensível naquele é o maior clube de Portugal.

O “Inferno da Luz” não existiria sem cada uma das claques a criar aquele ambiente fabuloso, puxando por todos os benfiquistas presentes. São de facto muito importantes mas estas também não existiriam sem o Benfica. E uma massa associativa, que é tida como exemplo e alvo de destaque mundial no que a sua dedicação se refere, não cumprir os requisitos legais, não se compreende.

As razões que levam estes grupos a não se legalizarem, estão alegadamente relacionadas com a identificação dos seus membros e suas consequências, a aquisição da patente do nome das claques, as guerras internas que existem, entre outras, mas no meu ponto de vista, todas esses argumentos perdem valor quando falamos de segurança para os espetadores e para todos os intervenientes do espetáculo de futebol.

A legalização devia ser uma preocupação do Benfica Fonte: SL Benfica
A legalização devia ser uma preocupação do Benfica
Fonte: SL Benfica

A contenção da violência é o principal objetivo das entidades que regulam estas questões e Portugal nem é dos países com os maiores índices mas bem sabemos que é uma realidade existente entre claques rivais e mesmo no seu seio, assumindo uns, posições mais radicais que outros, mas será que a legalização não ajudaria a alterar comportamentos? O facto de poderem com essas atitudes prejudicar o clube e haver consequências, não poderia dar força a uma maior consciência de que o futebol deve ser vivido sem competição desmedida, agressões e fanatismos?

No entanto, também não se pode ser utópico ao ponto de pensar que as claques do Porto e Sporting, por exemplo, por estarem legalizadas, representam um risco menor porque não é verdade. Aliás, nessa fase, existe outra questão que se prende com o facto de nem todos os membros dessas claques estarem devidamente identificados, ou seja, nem todos os membros das claques legalizadas têm os seus dados na base de dados do Instituto Português do Desporto e Juventude, como a lei obriga. É verdade que há ainda um longo caminho a percorrer mas a manutenção da clandestinidade é que não é o caminho certo.

Se queremos que o mundo do futebol seja mais claro e seguro, há que se trabalhar na revisão das leis, em enquadrá-las na realidade atual, criando-se condições para que todos os membros das claques estejam identificados e as claques legalizadas com direitos e deveres comuns. O futebol é um espetáculo que tem que ser promovido pela família benfiquista dentro e fora das quatro linhas.

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Vitória SC: Já é conhecido quem arbitrará

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Vitória SC para os quartos de final da Taça da Liga. Hélder Carvalho será o árbitro.

Neto de Pinto da Costa critica direção do FC Porto após Gala Dragões de Ouro: «Eu tenho a certeza que não fariam isto com...

Nuno Pinto da Costa, neto de Jorge Nuno Pinto da Costa, deixou críticas à atual direção do FC Porto, após a Gala Dragões de Ouro.

Real Madrid tem nova baixa no plantel

Ferland Mendy é o mais recente lesionado do Real Madrid. Lateral esquerdo tem paragem estimada de cerca de três semanas.

Defesa do Texans garante triunfo frente aos Colts e Cowboys vencem em casa diante dos Chiefs: eis os resultados da semana 13 da NFL

Na 13.ª semana da NFL, os Texans contiveram o ataque dos Colts, vencendo por 20-16, e os Cowboys foram a casa dos Chiefs vencer por 31-28.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo e a expulsão de Lucas Paquetá: «Não está bem. Está a sofrer»

Nuno Espírito Santo revela que Lucas Paquetá pediu desculpa após expulsão frente ao Liverpool. Técnico português aborda sucedido.

Portugal: o pequeno país que voltou a provar que é um gigante no futebol mundial

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Ajax x Groningen já terminou após explosão de pirotecnia: eis como ficou

O Ajax venceu em casa o Groningen por 2-0 na Eredivisie. Jogo tinha sido cancelado devido à grande presença de pirotecnia.