Fora das quatro linhas

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A temática da legalização das claques sempre foi muito sensível e controversa na esfera futebolística, no entanto, trata-se de uma obrigatoriedade legal e que a meu ver tem mais de positivo do que negativo para todas as partes e, principalmente, para a modalidade.

Falando nos grandes, o Benfica e os grupos organizados que o seguem, sobejamente conhecidos como são os Diabos Vermelhos e os No Name Boys, são os únicos que não avançaram para a legalização, o que é incompreensível naquele é o maior clube de Portugal.

O “Inferno da Luz” não existiria sem cada uma das claques a criar aquele ambiente fabuloso, puxando por todos os benfiquistas presentes. São de facto muito importantes mas estas também não existiriam sem o Benfica. E uma massa associativa, que é tida como exemplo e alvo de destaque mundial no que a sua dedicação se refere, não cumprir os requisitos legais, não se compreende.

As razões que levam estes grupos a não se legalizarem, estão alegadamente relacionadas com a identificação dos seus membros e suas consequências, a aquisição da patente do nome das claques, as guerras internas que existem, entre outras, mas no meu ponto de vista, todas esses argumentos perdem valor quando falamos de segurança para os espetadores e para todos os intervenientes do espetáculo de futebol.

A legalização devia ser uma preocupação do Benfica Fonte: SL Benfica
A legalização devia ser uma preocupação do Benfica
Fonte: SL Benfica

A contenção da violência é o principal objetivo das entidades que regulam estas questões e Portugal nem é dos países com os maiores índices mas bem sabemos que é uma realidade existente entre claques rivais e mesmo no seu seio, assumindo uns, posições mais radicais que outros, mas será que a legalização não ajudaria a alterar comportamentos? O facto de poderem com essas atitudes prejudicar o clube e haver consequências, não poderia dar força a uma maior consciência de que o futebol deve ser vivido sem competição desmedida, agressões e fanatismos?

No entanto, também não se pode ser utópico ao ponto de pensar que as claques do Porto e Sporting, por exemplo, por estarem legalizadas, representam um risco menor porque não é verdade. Aliás, nessa fase, existe outra questão que se prende com o facto de nem todos os membros dessas claques estarem devidamente identificados, ou seja, nem todos os membros das claques legalizadas têm os seus dados na base de dados do Instituto Português do Desporto e Juventude, como a lei obriga. É verdade que há ainda um longo caminho a percorrer mas a manutenção da clandestinidade é que não é o caminho certo.

Se queremos que o mundo do futebol seja mais claro e seguro, há que se trabalhar na revisão das leis, em enquadrá-las na realidade atual, criando-se condições para que todos os membros das claques estejam identificados e as claques legalizadas com direitos e deveres comuns. O futebol é um espetáculo que tem que ser promovido pela família benfiquista dentro e fora das quatro linhas.

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Impasse por Franjo Ivanovic: Eis o que falta para o acordo entre Benfica e Real Bétis

O Real Bétis quer contratar Franjo Ivanovic ao Benfica. Falta acordo nos moldes de negócio para se concretizar a transferência.

Selecionador de Moçambique avisa Sporting sobre Geny Catamo: «É o tempo ideal para ele poder sair»

Chiquinho Conde criticou a direção do Sporting por bloquear a transferência de Geny Catamo para o Sunderland, alertando para o seu impacto psicológico.

Real Madrid de José Mourinho fecha contratação de avançado por 125+15 milhões de euros

O Real Madrid fechou a contratação de Yan Diomandé por 125 milhões de euros fixos, valor que poderá ascender aos 140 milhões mediante o cumprimento de objetivos.

Fabrizio Romano confirma: Sporting fecha contratação de novo extremo

O Sporting garantiu a contratação de Nestory Irankunda ao Watford por 18 milhões de euros, com o extremo a assinar até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Derrota atrás de derrota para o Estrasburgo de Hugo Oliveira

Quatro jogos, quatro derrotas. Este é o balanço do arranque de Hugo Oliveira no comando do Estrasburgo após várias mudanças no plantel.

Rangers contrata Daisuke Yokota

Daisuke Yokota foi anunciado no Rangers. O extremo-direito chega do Hannover 96 por um valor a rondar os 3,5 milhões de euros.

Basquetebol: Antigo colega de Neemias Queta é reforço do Benfica

Brandon Slater é reforço do Benfica. O extremo chega do Knox Raiders e assina um contrato válido por uma temporada.