📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática | Dinâmicas à Esquerda. E Rafa?

- Advertisement -

A ANÁLISE TÁTICA ÀS NOVAS DINÂMICAS NO JOGO DAS ÁGUIAS

Uma das coisas mais apontadas a Nelson Veríssimo desde a sua chegada é o aumento de rendimento de Grimaldo e Everton, assim como o consequente desaparecimento de Rafa. O modelo de Veríssimo utiliza os extremos mais abertos e menos por dentro, ao contrário do que Jorge Jesus exigia.

Como em tudo, há o bom e o mau. E se por um lado estamos a ver um Everton decisivo como nunca, conseguimos ver também um Rafa com muito menos protagonismo. A qualidade individual não está em questão. O que está em questão é um modelo de jogo que potencia mais as características da sociedade Grimaldo-Everton.

Outra das dificuldades passa também pela instabilidade da lateral direita do SL Benfica. Rafa raramente tem feito três jogos seguidos com o mesmo lateral nas suas costas e isto é um aspeto importante quando falamos na ausência de dinâmicas nesse corredor.

Aliás, se estivermos atentos, o jogo da equipa do SL Benfica passa muito mais pela ala esquerda do que pela ala direita. Contudo, isso acontece pelo facto da equipa também sentir que, para avançar, a esquerda neste momento é mais favorável.

Everton e Grimaldo têm vindo a subir de rendimento
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Rafa tem por hábito vir para dentro e desocupar o corredor direito, pelo que Gilberto, Almeida e Lázaro ainda não conseguiram ser regulares. Tudo isto torna complexa a incursão ofensiva por este lado.

Já na esquerda, a equipa tem em Vertonghen o indicador para iniciar as movimentações. Sempre que a bola chega ao internacional belga, Grimaldo desloca-se no sentido de ocupar zonas interiores e Everton abre para receber. Este tipo de dinâmica já rendeu alguns golos aos encarnados, nomeadamente frente ao CD Tondela.

Não obstante, nem tudo é linear. Se a regra é dar o espaço interior para Grimaldo funcionar praticamente como um médio interior pela esquerda e fazer par com Paulo Bernardo ou João Mário (no 4x4x2 do último jogo) e assim aumentar o número de soluções no ataque, também é certo que se Everton avança no um para um na procura pela linha de fundo, Grimaldo tem como preocupação dar a cobertura no corredor esquerdo para reagir a uma possível perda de bola.

Apesar de tudo, Grimaldo e Everton são duas peças constantes no onze do SL Benfica na última época e meia, por isso também a nível de química de entendimento estarão no patamar superior aos colegas da ala oposta.

Se Grimaldo tem muita capacidade para se associar em progressão – e no corredor central isso é ouro para libertar colegas (golo de Everton frente ao Tondela) -, já Everton adora vir da linha, onde tem mais espaço para decidir a melhor ação a tomar e onde consegue enfrentar de frente o opositor direto.

Poderemos esperar que a partir do momento que a ala direita esteja a funcionar de forma semelhante à esquerda a equipa da águia fique mais forte? É apenas uma suposição. Contudo, o SL Benfica precisa urgentemente de colocar todos os setores a funcionar no sentido de enfrentar o que falta da restante época.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.