📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ganhar ou ganhar para os dois rivais de forma a não perder de vista o FC Porto | Benfica x Sporting

- Advertisement -

Primeira Liga: 13.ª jornada: 5 de dezembro de 2025, 20h15.

A ANTEVISÃO: PERDER PONTOS PODE COMPLICAR O TÍTULO PARA BENFICA OU SPORTING NA PRIMEIRA LIGA

O dérbi entre Benfica e Sporting traz consigo o risco de começar a complicar seriamente as contas do título para uma das equipas. Os encarnados estão praticamente impedidos de perder mais pontos, sob o risco de ver fugir o FC Porto, já os leões arriscam permitir a aproximação das águias e deixar fugir os dragões, em caso de perda pontual. Mesmo o empate surge como um cenário problemático para ambos.

Deste modo, a perspetiva de que teremos um jogo aberto e com vontade de ganhar para Benfica e Sporting ganha muita força para este encontro. O Benfica chega ao dérbi numa série de três vitórias consecutivas, sendo que a última foi particularmente saborosa, por ter sido arrancada a ferros, nos últimos minutos, frente ao CD Nacional.

José Mourinho sabe que a equipa tem de crescer muito para conseguir travar o Sporting e terá de esconder algumas das suas debilidades no encontro. A construção a partir de trás continua a ser um problema e, perante a capacidade de pressão do Sporting, com Luis Suárez, Geny Catamo, Geovany Quenda, Francisco Trincão e mesmo Morten Hjulmand, a equipa encarnada pode sofrer. O erro de Otamendi no último jogo, que valeu o golo ao CD Nacional, é uma pequena demonstração da pouca capacidade que a equipa ainda tem nos momentos de saída e, caso surja uma ligeira desconcentração, o Sporting, através da sua pressão mais intensa e bem clarificada, pode fazer o Benfica pagar caro.

Mas nem tudo são más notícias e a verdade é que o Benfica parece estar melhor em alguns momentos do jogo. A ineficácia ainda é um problema, mas a equipa demonstra ter maior solidez defensiva e concentração sem bola e, à frente, vai começando a criar mais oportunidades de golo. Com acerto nas bolas paradas e com Vangelis Pavlidis em dia positivo, estes podem ser fatores determinantes para o sucesso das águias.

Do outro lado, o Sporting chega ao Estádio da Luz com confiança e sem sinais evidentes de fadiga: os leões resolveram bem os três encontros que tiveram de disputar nos últimos dias, após a paragem para seleções, e aparecem em grande forma e sem grandes sinais de fadiga. A equipa transpira confiança nos mais variados momentos de jogo: em ataque organizacional consegue criar desequilíbrios através dos elementos da frente, está cada vez mais sólida em transições e a bola parada continua a ajudar a resolver jogos [por exemplo, frente ao Santa Clara].

Em teoria, o Sporting apresenta-se melhor do que o Benfica, mas a verdade é que os encarnados mostraram competência e solidez defensiva em alguns encontros que seriam teoricamente mais complexos nesta temporada [FC Porto, Ajax ou CD Nacional].

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Benfica contabiliza três vitórias consecutivas, depois de dois jogos sem vencer
  2. Sporting soma nove vitórias nos últimos dez jogos (apenas empatou a zero com a Juventus)
  3. Benfica ganhou apenas um dos últimos seis jogos frente ao Sporting na Primeira Liga (3E, 2D)
  4. Sporting não perdeu os últimos três jogos da Primeira Liga frente ao Benfica (2V, 1E)
  5. Sporting marcou ao Benfica nos últimos seis jogos da Primeira Liga (nove golos)
  6. José Mourinho nunca perdeu como treinador frente ao Sporting (6V, 2E)
  7. Última derrota de José Mourinho na Primeira Liga foi em abril de 2004 frente ao Rio Ave, ao serviço do FC Porto (1-0, em Vila do Conde, com golo de Miguelito)
  8. Em tempo regulamentar, Benfica tem apenas três vitórias nos últimos 14 jogos frente ao Sporting
  9. Enquanto técnico principal, Rui Borges tem apenas uma vitória em cinco jogos frente ao Benfica na Primeira Liga (2E, 2D)
  10. Sporting ganhou apenas um dos últimos nove jogos frente ao Benfica, no Estádio da Luz, para a Primeira Liga (4E, 4D)

JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – É impossível ignorar Pavlidis como principal figura encarnada neste momento. Num contexto de alguma desinspiração coletiva, o ponta-de-lança grego destaca-se pela capacidade de resolver problemas através dos golos, pela forma como liga o jogo e pela qualidade nas decisões que toma. É o melhor marcador do campeonato [10 golos], mas a sua importância vai muito além da finalização. Se encontrar espaço e estiver inspirado, pode decidir o dérbi.

Francisco Trincão Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Francisco Trincão – Se do lado do Benfica é relativamente simples escolher a figura da equipa, do lado do Sporting é bem mais complexo face ao momento de forma de vários jogadores. Luis Suárez, Geny Catamo, Geovany Quenda ou Morten Hjulmand poderiam figurar neste destaque, mas a escolha acaba por também fazer sentido. Francisco Trincão é o rosto do bom momento de forma dos leões e aparece em bom momento de forma, com três golos e duas assistências nos últimos três jogos. O avançado de 25 anos liga, cria e finaliza da melhor forma praticamente todas as ações ofensivas do Sporting e pode ser capaz de desmontar a defensiva do Benfica com um rasgo individual.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Anatoliy Trubin, Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Heorhiy Sudakov, Leandro Barreiro e Vangelis Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«Não tenho nada para ensinar. Agradeço as palavras do Rui. Já sei que me vão adjetivar com falta de humildade, mas acho que é normal que os treinadores desta geração seguinte à minha admirem alguém que fez o que fez. Agradeço as palavras do Rui, que poderia não ter dito. Ele não tem nada a aprender comigo no dérbi. Tem qualidade, é campeão nacional, sabe o que quer para a sua equipa. Fez a transformação do Sporting de Ruben Amorim para o seu. Foi objetivo e corajoso. Passou ao lado de muitas críticas e está a fazer um trabalho extraordinário».

Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Geovany Quenda e Luis Suárez

Treinador: Rui Borges

«Não vou falar de nomeações, não sou eu que mando nessa parte. Perde-se demasiado tempo a falar disso. Não me vou alongar. Favoritismo? Digo como foi o FC Porto, era 50/50, mas com uma ligeira percentagem por jogar em casa. Acabámos por perder. Mas pelo Benfica jogar em casa, tem um pequeno favoritismo nesse sentido. Acho que é muito repartido, são jogos muito repartidos, de tripla. Que seja um grande jogo»

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-1 Sporting

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo candidato a primeiro-ministro com afirmação curiosa: «O primeiro-ministro pede-nos o desempenho do Ronaldo e oferece a performance do Esgaio»

Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal, utilizou o nome de jogadores de futebol para reagir à mensagem de Natal de Luís Montenegro.

Flamengo não está para brincadeiras e quer mais títulos: brasileiros oferecem 25 milhões de euros por avançado da Serie A

O Flamengo está preparado para oferecer 25 milhões de euros para garantir a contratação de Taty Castellanos, jogador da Lazio.

Real Madrid não renova com defesa e jogador vai sair em 2026

David Alaba prepara-se para deixar o Real Madrid no final do seu contrato. O jogador passará a ficar livre no mercado.

Sporting: lateral esquerdo tem abordagens de Espanha para sair já em janeiro

David Moreira pode deixar o Sporting no mercado de janeiro. O lateral esquerdo soma interessados em Espanha, tanto na La Liga como na La Liga 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Amorim e os jovens da formação no banco de suplentes do Manchester United: «É uma oportunidade perfeita»

Rúben Amorim convocou vários jovens do Manchester United para a partida frente ao Newcastle United, para a Premier League.

City Football Group retira investimento de uma das suas equipas

O City Football Group emitiu um comunicado a referir que o Mumbai City deixou de pertencer ao grupo de emblemas que tutela.

Al Hilal vence Al Khaleej e aproxima-se da liderança da Liga Saudita

O Al Hilal recebeu e venceu o Al Khaleej por três bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da 11.ª jornada da Liga Saudita.