Última horaSporting: Frederico Varandas e Rui Borges estão em Alcochete
Publicidade

Guardiões de títulos

Patrícia Ribeiro Fernandes · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sl benfica cabeçalho 1De todas as movimentações de mercado concretizadas pelo Benfica, existem saídas, neste caso, que ainda não foram devidamente compensadas e deixaram algumas posições mais fragilizadas que outras, sendo que a mais crítica, a meu entender, é na baliza.

Ora vejamos, a ausência de Nélson Semedo nota-se e deixa-nos algo inseguros, no entanto, apesar de ser muito melhor que o seu substituto André Almeida, acho que podemos esperar uma época tranquila nesta posição. Sabemos que o André não é tão bom a nível ofensivo quanto o Nélson, mas, defensivamente, talvez seja melhor nas compensações aos centrais e arrisca mais pela certa nas subidas, já o Nélson, aventurava-se muito no ataque e acabava por deixar a defesa mais a descoberto.

Outra posição que merece a nossa atenção é a de defesa central, com saída de Lindelof. Jardel, na época passada, pouco jogou devido a lesão mas, analisando mais ao pormenor, tanto um como outro são defesas rápidos, o que ajuda a compensar o maior sentido posicional do Luisão, que requer um central rápido ao lado e isso ambos o são. O Lindelof tinha a irreverência e o Jardel conta com a maturidade. Penso que aqui também não haverá problemas de maior. Isto, claro, se as lesões não afetarem novamente o Jardel, pois um ano de paragem pode causar alguns problemas físicos, mas esperemos que não.

Assim, a grande incógnita no plantel do Benfica esta época é, sem dúvida, o guarda-redes.

Ederson, a quem, num artigo que escrevi em Fevereiro passado, ousei designar como um dos melhores guarda-redes do mundo da atualidade, viu a sua saída ser colmatada pelo experiente Júlio César. Uma incontornável referência do futebol mundial sim, devidas e merecidas vénias à parte, mas uma referência com algumas desconfianças na verdade. A idade e o seu problema crónico nas costas, levam-me a acreditar que o imperador não irá conseguir realizar todos os jogos do Benfica e, com o exigente calendário desta temporada, precisamos certamente de uma opção ao nível do melhor Júlio. E é aqui que entra Varela, um guarda-redes jovem que fez toda a carreira no Benfica e que Luís Filipe Vieira foi resgatar ao Vitória de Setúbal.

O jovem internacional sub-21 voltou à casa onde foi formado Fonte: Vitória FC
O jovem internacional sub-21 voltou à casa onde foi formado
Fonte: Vitória FC

Quando todos julgavam que o Paulo Lopes ia assumir um lugar na estrutura do Benfica, voltou a vestir o equipamento e voltou a ser terceira opção na baliza, o que demonstra, nitidamente, que o Benfica tinha um alvo bem definido para render Ederson mas esse negócio não se concretizou.

Voltando a Varela, assumo com franqueza, não me impressiona e não sei se impressionará. O jogador evoluiu bastante na última época, assumiu a titularidade no Vitória e essa regularidade de jogos trouxe-lhe alguma experiência, mas não a suficiente para agarrar um desafio como é guardar a baliza do Benfica (espero estar enganada).

Na Supertaça até fez uma exibição razoável, mas continuo a achar que lhe falta experiência, falta-lhe a autoridade para gritar com centrais como o Luisão e Jardel e ainda não é um guarda-redes seguro que transmita confiança à defesa e aos adeptos.

Contudo, os tetracampeões têm pouco mais de um mês para ir ao mercado, numa tarefa que não me parece nada fácil. Primeiro, porque este mercado já está muito inflacionado, depois dos valores pagos pelas transferências, tanto de Neymar (222 milhões), como na baliza, de Ederson, que, recorde-se, saiu por 40 milhões. E segundo, porque é preciso um guarda-redes que lute pelo lugar com Júlio César e esse tipo de guarda-redes não se compra por meia dúzia de milhões.

Ao que parece, o Benfica teve já em conversações com jogadores, alguns deles, clara especulação, como é o caso de Jasper Cillessen, guarda redes do Barcelona, que apesar de não ser opção inicial, o clube espanhol não se irá desfazer dele facilmente pois foi contratado recentemente e é internacional pela Holanda.

Mas há outras opções que considero mais credíveis, como o guarda-redes Lukas Hradecky por exemplo, tem 27 anos, é do Eintracht Frankfurt e é internacional finlandês. Era para mim, dos nomes mais falados, a melhor opção, mas ao que parece o interesse esfumou-se devido aos valores avultados que o clube pretende (8 milhões), e tem que se ver que está quase em final de contrato.

Neste momento, ao que tudo indica, o Benfica está interessado em Jeroen Zoet, guarda-redes holandês de 26 anos, dos quadros do PSV, mas os valores rondam os 15 milhões e duvido que o Benfica queira entrar em excentricidades por um guarda-redes.

O jovem vimaranense é uma boa opção de futuro Fonte: Guimarães Digital
O jovem vimaranense é uma boa opção de futuro
Fonte: Guimarães Digital

Se tivesse voto na matéria, sugeria Miguel Silva. Sei que é um guarda-redes de tenra idade, que precisa de evoluir bastante mas tem qualquer coisa: é rápido e ágil, conhece bem o campeonato português, é muito bom entre os postes e fortíssimo nas saídas aos avançados. Tem que melhorar o jogo com os pés, mas acho que chega lá.

Não seria já de caras titular claro, mas contratava-se um guarda-redes promissor por valores entre os 2/3 milhões e dadas as boas relações entre os clubes, não vejo grandes dificuldades em concretizar este negócio.

Sabemos que é muito difícil substituir o melhor do mundo, ainda por cima, sabemos por experiência própria, que ter um bom guarda-redes é sinónimo de vitórias e as vitórias são títulos – Oblak, Júlio César, Ederson. Mas num clube como o Benfica tudo é possível e creio que vai encontrar soluções, como aliás sempre encontrou, para uma lacuna que me parece evidente mas uma coisa é certa, não pode ser um qualquer porque o Benfica habituou os adeptos a ter os melhores e estes, não aceitam por menos!

Foto de Capa: SL Benfica

Patrícia Ribeiro Fernandes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Andebol

Juventude portista dita quebra de invencibilidade leonina no Dragão Arena | FC Porto 34-32 Sporting

O FC Porto venceu o Sporting por 34-32, num grande jogo de andebol disputado num Dragão Arena ao rubro. Diogo Rêma brilhou na baliza e Ricardo Brandão e Vasco Costa assumiram o ataque portista numa tarde em que a juventude dos dragões ajudou a colocar um ponto final na longa invencibilidade leonina nas competições nacionais. FC Porto e Sporting entraram em campo igualados pontualmente com 27 pontos, e rapidamente mostraram porquê. Os primeiros minutos foram de enorme equilíbrio, com um empate a dois golos aos cinco minutos e a primeira vantagem leonina a surgir pouco depois, através de Francisco Costa (2-3).

Tiago Campos · 7 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

GP México | Verstappen vence e Antonelli é campeão do mundo

Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio de México de Fórmula 1, com Andrea Kimi Antonelli a sagrar-se campeão do mundo de 2026 (o mais novo da história da categoria). Numa corrida com alguns capítulos, o italiano só precisava de conquistar dois pontos para se sagrar campeão, mas conquistou um pódio, coroando assim uma grande temporada. Verstappen venceu a corrida, que começou com uma luta na primeira volta entre os dois Ferrari, com ambos a saírem de pista, mas Charles Leclerc, que tentava a ultrapassagem sobre Hamilton, a ultrapassar fora de pista e a manter posição, sendo penalizado com cinco segundos. Verstappen passou para segundo e parou na mesma volta do monegasco, aproveitando isso para herdar a liderança, com Hamilton a parar na volta seguinte e a sair no terceiro lugar virtual. Antonelli e Lando Norris decidiram parar bastante mais tarde, mas, pouco depois da paragem do italiano, houve bandeira vermelha.

Bernardo Figueiredo · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.