Jogadores que Admiro #124 – Bernardo Silva

Mas como se sabe, o então treinador do SL Benfica, Jorge Jesus, não contava com o médio português para o seu projeto, que era tudo menos apostar nos jovens formados no Seixal, chegando mesmo a afirmar que a cantera da Luz tinha de nascer dez vezes para substituir Nemanja Matic, jogador sérvio e titular no meio campo das águias.

Ao que Bernardo Silva respondeu com ironia: “A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes”. A opinião geral era unânime em relação à qualidade do médio made in Seixal e só não viu quem não quis que estava ali um jogador com grande futuro. Quem viu e quem quis foi o AS Monaco, que levou o internacional português por empréstimo do clube da Luz válido por uma época.

Assim que chegou ao principado no verão de 2014, começou a jogar com regularidade e a sua magia começou a vir ao de cima, arrancando para grandes exibições com a camisola monegasca. Exibições essas que deixaram os dirigentes do clube francês malucos por Bernardo Silva e que devem ter ficado pasmados como é que o SL Benfica estava a desperdiçar um talento que já não dava mais para ignorar.

Antes que os encarnados mudassem de ideias e pedissem a devolução do médio, o AS Monaco não perdeu tempo e a troco de 15,7 milhões de euros, contratou aquele diamante de 20 anos por lapidar no início de 2015 e em boa hora o fez.

Na temporada de estreia, Bernardo Silva marcou dez golos e foi precisamente nesta altura que se fez luz na minha cabeça. O puto de 13 anos que tinha presenciado ao vivo pela primeira vez numa manhã em Sintra, estava agora a tornar-se num craque de nível mundial.

Com um pé esquerdo temível que fez estragos por praticamente toda a França, Bernardo Silva teve o seu apogeu em 2016/2017, ao sagrar-se campeão francês e ajudado a sua equipa a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões. Nessa formação recheada de estrelas comandada por Leonardo Jardim, parte dessa época de sonho deveu-se ao médio ofensivo com 11 golos e dez assistências em 58 jogos efectuados.

A partir daqui já não restavam quaisquer dúvidas sobre o real valor de Bernardo Silva e os tubarões europeus começaram a ficar loucos por ele. O Manchester City FC foi o tubarão que nadou mais rápido que toda a concorrência e contratou-o por cerca de 50 milhões de euros.

O resto é o que se sabe até hoje em terras de Sua Majestade, onde já conquistou o coração dos adeptos do City. Marca, assiste, joga e faz jogar, assumindo-se como titular indiscutível e peça fundamental no esquema táctico de Pep Guardiola, treinador que não se cansa de elogiar o pequeno génio português, tendo afirmado já esta temporada que Bernardo Silva é o melhor jogador da Premier League.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.